Julgue um livro pela capa sim!

By bh_sarah

115K 7.3K 1.2K

Um guia prático de conceitos de design para você fazer a melhor capa possível para sua história! #3 em Não Fi... More

Uma breve introdução.
2. Escolhendo as imagens.
3. Escolhendo as fontes.
4. Combinando imagens.
5. Combinando fontes.
6. Composição.
7. Cores.
8. Escala e hierarquia.
9. Disposição.
10. Espaço.
11. Fugindo do cliché.
12. Identidade e Consistência.
[BONUS] Lista de fontes.
[BONUS] A profissão designer.
13. Símbolos e elementos decorativos.

1. Por onde começar?

18.5K 1.1K 235
By bh_sarah




Você deve estar aí se perguntando: ok, eu tenho a capa perfeita dentro da minha mente, como eu consigo fazer ela virar realidade se eu não tenho habilidade nenhuma com design? Design é muito mais projeto e pensamento do que realmente conhecimento técnico. É por isso que tem muita gente que tem domínio sobre os programas, mas domínio nenhum sobre a estética. Os dois caminham juntos, mas quem vem primeiro é a ideia, é o conceito para fazer a arte funcionar.

Mas eu não tenho Photoshop instalado, você quer que eu faça a capa no Paint? Ok, Paint pode parecer um exagero, mas eu não vou dizer que é impossível fazer alguma capa boa nele ou até no Power Point usando de bom gosto. Alguns designers iriam me matar por estar falando isso, mas é a simples verdade e eu não estou aqui falando com designers, estou falando com escritores e escritoras, amadores ou não, que querem ter domínio sobre a capa da sua história.

Se Photoshop não é problema para você e você já tem tudo instalado, beleza! Se você acha complicado demais, pesado demais ou simplesmente não quer usar o Photoshop, tenho algumas alternativas melhores para você – melhores que Paint e Power Point. Vamos lá para programas online:

Uma das alternativas mais fáceis que eu encontrei foi o PicMonkey. É uma ferramenta online, ou seja, nada de precisar instalar programa! Ele tem umas opções que são premium, mas as opções de graça são bem variadas. Nele você pode escrever textos em variadas fontes (até mesmo suas próprias fontes), aplicar efeitos nas fotos, adicionar elementos, bordas, adicionar outras imagens e mesclá-las, etc. Para que você tenha noção de como ficará sua capa, recomendo ir em "Crop" (cortar) e colocar os seguintes valores: 248 por 389 pixels. Assim você vai saber como o Wattpad vai cortar sua imagem, então tente manter sempre nessa proporção – aumente a margem de corte, mas sem distorcer.

Outra opção é o Adobe Photoshop Express. É nosso famoso Photoshop em uma versão grátis e mais simples, mas que pode ser utilizado online e em smartphones – iOS e Android! Ele também traz a possibilidade de inserir texto, efeitos e dá a opção de cortar e girar a foto. Mas, na minha opinião é menos diverso. Não tem muita variedade de fontes, efeitos, elementos decorativos. Achei pesado para o computador e quem sabe mais difícil de usar que o PicMonkey.

Há também o Pixlr, ferramenta também online. Sua interface é bem parecida com o Photoshop, mas, obviamente, dispõe de menos recursos. Contudo, em relação aos outros programas onlines citados acima, ele tem o diferencial de se trabalhar com camadas – layers – e máscaras, coisa que é essencial em montagens mais complicadas. Como já disse, esse se assemelha muito ao Photoshop então pode ser mais difícil de se usar.

Mas, se a sua ideia é usar ferramentas online – nada de baixar software e instalar – recomendo a primeira opção se não quiser quebrar tanto a cabeça. O PicMonkey foi o que eu achei mais fácil de se utilizar e o mais fácil de se personalizar. É bom lembrar que a maioria segue uma linha bem intuitiva. Onde tem uma letrinha, é para inserção de texto; onde há "esquadros", provavelmente é onde se corta ou modifica o tamanho da imagem. Uns 15 minutos testando o programa já te dão uma boa noção.

E como todo mundo tém me pediu opções de aplicativos de celular, dei uma pesquisada e esses foram os que eu achei melhores (lembrando que eu procurei para iOS, talvez não estejam disponíveis para Android):

O Canva é que eu saiba novo, mas já virou meu xodó. Nele há muitos layouts prontos no formato certo para determinada mídia. O que eu achei mais parecido com o formato da capa do Wattpad foi o layout pro Pinterest. Tem muita coisa linda nele, muita fonte, muita opção de elementos decorativos e de efeitos na foto. A única coisa é que quase nenhum layout tem mais de uma foto, então é melhor usar um outro aplicativo primeiro para montagens de foto e depois modificá-la no Canva.

Uma das vantagens dele é que é tudo muito fácil de se mudar e mexer. Pra mudar um texto é só clicar em cima dele, para foto a mesma coisa.

Também baixei o Over e adorei. Tem muitos layouts lindos e há opção de colocar exatamente na proporção da capa de Wattpad para nada ser cortado. As fontes também são muito boas e é tudo muito intuitivo. Um ponto importante: na hora de escolher a foto, dá para você procurar exatamente no Unsplash, um site de imagens completamente de graça para você usar! Uma das melhores coisas do Over foi a opção de camadas (imitando o Photoshop). Isso quer dizer que, se você errou algo, dá pra ir lá e apagar só aquilo, ou dá para colocar algo para trás ou pra frente da imagem. Tem a opção de colocar imagens do seu celular na arte também, fazendo montagens. E gente, ignorem totalmente os exemplos que eu usei, são só imagens de teste!

Também decidi testar o Pixrl já que muita gente comentou, mas não foi meu favorito. Ele tem muita opção, mas depois que você coloca um elemento, não dá mais pra mexer nele. Então se você quiser mudar algo, vai ter que começar de novo. (Se tiver alguma opção de mudar e eu não descobri, me avisem!).

O meu veredito é: não fique preso a apenas UM aplicativo. Use aplicativos de colagem de imagens, mosaico, blend (aquele que mistura duas imagens com degradês ou sobreposições), abuse de aplicativos de escrever em fotos e de efeitos. Vá construindo sua capa usando vários aplicativos e descobrindo qual é melhor para você. Por exemplo, você pode colocar efeito na imagem com um aplicativo, fazer uma montagem com outro e editar o texto final com outro! Só preste atenção na qualidade, é bom trabalhar com imagens maiores. O celular nos engana!

Tem mais algum aplicativo que você use que eu não citei? Comente abaixo!

Uma dica: comece já trabalhando com uma imagem ou fundo com as medidas proporcionais à capa do Wattpad, assim não vão existir surpresas na hora que o Wattpad cortar sua foto. Para facilitar essa etapa, há outra ferramenta online fácil de ser usada, o Dummy Image Generator (dummyimage.com). Tudo o que você precisa fazer é colocar as medidas que quer e ele vai gerar uma imagem com elas. Depois é só salvar e a abrir nos programas online e editar por cima colando suas fotos e inserindo textos! Use-a como um template. Ah, e como a imagem do Wattpad é pequena (248x398), é melhor trabalhar com medidas maiores proporcionais como já disse lá em cima. Aqui vão outras opções: 500x784, 600x941, 700x1098... E assim vai. Tente não usar imagens muito grandes em ferramentas online, algumas não suportam.

Agora, se você optar por baixar o Photoshop, tome isso como um investimento, um aprendizado. O Photoshop parece muito complicado para quem nunca teve contato com ele e, observar alguém que tem experiência trabalhar com o software pode ser aterrorizante por causa do grande número de atalhos pelo teclado. Contudo, é o programa onde mais há recursos, possibilidades. Dá para se fazer de tudo no Photoshop, por isso ele requer mais tempo para ser entendido e praticado.

Se você leu tudo isso e pensou que é muito complicado, meu conselho é que, no começo, pode até ser. Mas, depois que você passa a ter mais conhecimento e agilidade, vai ganhando jeito e diminuindo o tempo gasto.

Se você ainda achar que não tem jeito e vai pedir para outra pessoa fazer uma capa para você, continue lendo esse guia! Assim você vai poder dar sua opinião e direção de modo coerente e vai saber exatamente o que quer para sua capa!

Ah, se você gosta de usar a ferramenta do próprio Wattpad para fazer as capas, recomendo também que leia este guia para entender bem como usar os conceitos nele. Eu não fui lá muuuito com a cara da ferramenta porque dá poucas opções e, além do mais, fica na cara saber quem usou ou não o Wattpad para fazer a capa. E ser original na capa é tão importante quanto ser original na história.

Até o próximo capítulo! Qualquer dúvida, não hesite em comentar e me perguntar.

Continue Reading

You'll Also Like

350K 16.9K 16
Conto +18 Conrado e katherine são casados alguns anos, ele tem uma possessividade muito grande sobre ela. Como será a relação dos dois? NOTA DA AUTO...
141K 5.9K 67
Se você já leu os outros sabe que aqui e só quem quer se iludir... Então venha se iludir mais uma vez comigo.
184K 2.8K 47
Você já começou a escrever uma história com uma trama sensacional, mas parou no meio do caminho porque percebeu que não conseguiu elaborar nomes que...
10.9K 511 12
Leia se quiser🍒