1. Por onde começar?

18.5K 1.1K 235
                                    




Você deve estar aí se perguntando: ok, eu tenho a capa perfeita dentro da minha mente, como eu consigo fazer ela virar realidade se eu não tenho habilidade nenhuma com design? Design é muito mais projeto e pensamento do que realmente conhecimento técnico. É por isso que tem muita gente que tem domínio sobre os programas, mas domínio nenhum sobre a estética. Os dois caminham juntos, mas quem vem primeiro é a ideia, é o conceito para fazer a arte funcionar.

Mas eu não tenho Photoshop instalado, você quer que eu faça a capa no Paint? Ok, Paint pode parecer um exagero, mas eu não vou dizer que é impossível fazer alguma capa boa nele ou até no Power Point usando de bom gosto. Alguns designers iriam me matar por estar falando isso, mas é a simples verdade e eu não estou aqui falando com designers, estou falando com escritores e escritoras, amadores ou não, que querem ter domínio sobre a capa da sua história.

Se Photoshop não é problema para você e você já tem tudo instalado, beleza! Se você acha complicado demais, pesado demais ou simplesmente não quer usar o Photoshop, tenho algumas alternativas melhores para você – melhores que Paint e Power Point. Vamos lá para programas online:

Uma das alternativas mais fáceis que eu encontrei foi o PicMonkey

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

Uma das alternativas mais fáceis que eu encontrei foi o PicMonkey. É uma ferramenta online, ou seja, nada de precisar instalar programa! Ele tem umas opções que são premium, mas as opções de graça são bem variadas. Nele você pode escrever textos em variadas fontes (até mesmo suas próprias fontes), aplicar efeitos nas fotos, adicionar elementos, bordas, adicionar outras imagens e mesclá-las, etc. Para que você tenha noção de como ficará sua capa, recomendo ir em "Crop" (cortar) e colocar os seguintes valores: 248 por 389 pixels. Assim você vai saber como o Wattpad vai cortar sua imagem, então tente manter sempre nessa proporção – aumente a margem de corte, mas sem distorcer.

 Assim você vai saber como o Wattpad vai cortar sua imagem, então tente manter sempre nessa proporção – aumente a margem de corte, mas sem distorcer

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

Outra opção é o Adobe Photoshop Express. É nosso famoso Photoshop em uma versão grátis e mais simples, mas que pode ser utilizado online e em smartphones – iOS e Android! Ele também traz a possibilidade de inserir texto, efeitos e dá a opção de cortar e girar a foto. Mas, na minha opinião é menos diverso. Não tem muita variedade de fontes, efeitos, elementos decorativos. Achei pesado para o computador e quem sabe mais difícil de usar que o PicMonkey.

Julgue um livro pela capa sim!Onde as histórias ganham vida. Descobre agora