Trem para Barrymore [CONCLUÍD...

By LuckVianna

12K 886 4.5K

VENCEDOR DO GRANDE PRÊMIO - WATTYS 2023 🎖 "NĂŁo pode ser coincidĂȘncia que nossos destinos tenham se cruzado j... More

☆
PrĂłlogo - "Embarque"
Capítulo 1 - "Do outro lado, o que há?" ‱ Parte 1
Capítulo 2 - "Do outro lado, o que há?" ‱ Parte 2
CapĂ­tulo 3 - "Cartas ao limbo"
CapĂ­tulo 4 - "Borboletas de lugar nenhum"
CapĂ­tulo 5 - "Entranhas do desconhecido"
CapĂ­tulo 6 - "Criminosos a bordo"
Capítulo 7 - "O sumiço dos girassóis"
CapĂ­tulo 8 - "Nunca subestime a tempestade"
CapĂ­tulo 9 - "Fim do mundo Ă  meia-noite"
CapĂ­tulo 10 - "Trem fantasma"
CapĂ­tulo 11 - "Anjo das duas faces"
CapĂ­tulo 12 - "Jantar dos esquecidos"
CapĂ­tulo 13 - "Brindamos ao abismo"
Capítulo 14 - "Últimas horas antes do fim da linha"
"Páginas não lidas do Diário Montgomery" ‱ Parte 1
"Páginas não lidas do Diário Montgomery" ‱ Parte 2
CapĂ­tulo 15 - "NĂŁo hĂĄ nada do outro lado"
EpĂ­logo - "Desembarque"

☆

264 27 92
By LuckVianna


Você finalmente chegou ao fim do caminho, Passageiro. 😳 E eu preciso perguntar...

Destino ou acaso?

Não responda. Eu vou poupá-lo de voltar para o infinito limbo de onde acabou de escapar. Relaxa, a viagem acabou! Você chegou ao condado de Barrymore.

Obrigado por ter me acompanhado até aqui. A sua leitura é muito importante! E agora, antes que eu me esqueça, fiz uma pequena lista com algumas curiosidades a respeito da história. Obviamente, elas contém spoilers.

1. Sim! O final de o Trem para Barrymore foi escrito com duas proposições. Cabe a você decidir qual delas é a verdadeira. Se escolher acreditar nas palavras do Passageiro Número Três, então o que Lucy Leweis disse em seguida é completamente falso - e você é obrigado a acreditar no acaso. Por outro lado, se preferir enxergar a versão de Lucille como verdadeira, então... você acredita no destino, como ela passou a acreditar. Nesse caso, há uma garota morrendo à beira dos trilhos, com seu livro em mãos e esperando que você vá ajudá-la.

Em qualquer das hipóteses, assim que você escolher acreditar em uma das duas alternativas, a outra automaticamente deixará de ser verdade. Porque, convenhamos, não haveria como ambas coexistirem em uma única história. Ou... será que... sim? 😳 (Brincadeira).

2. Quando Elliot sugere que o grande "mal" do abismo eram os sussurros, e nada além disso, ele estava completamente certo. Dessa forma, a única pessoa que não ficou perturbada devido aos sussurros, mesmo tendo passado seis dias lá embaixo, foi Chariot Green. O motivo é óbvio: ela não poderia ter ouvido os sussurros, porque não conseguia ouvir coisa alguma. Você se deu conta disso? 🫣

3. Como eu disse no início do livro, havia uma série de pistas escondidas ao decorrer dos capítulos. Caso você não tenha percebido, do capítulo 1 ao capítulo 9 existem seis palavras grifadas em negrito. Elas fazem parte de um anagrama que, quando corretamente organizado, forma a frase: "A criança ainda está no trem", referindo-se ao plot twist do primeiro assassino. Além do mais, existem outras oito palavras sublinhadas do capítulo 10 ao capítulo 14. Estas, por sua vez, formam a frase: "Laços fortes só podem ser feitos com sangue", indicando a conexão entre o Contador de Histórias e o Anfitrião (que foi tão discutida pelos passageiros no capítulo 14): eles eram da mesma família.

4. No capítulo 5, durante uma discussão com Charles Bourregard, a personagem Bethany diz que gosta muito do barulho dos trovões em noites de chuva. No entanto, no capítulo 8, quando ela se encontra com Thomas no corredor, diz a ele que odeia o barulho dos trovões. Será que isso era uma pista de que, na verdade, em um dos dois momentos não era Bethany quem estava com o grupo, e sim a sua irmã gêmea? Será que eu deixaria tão na cara assim??? :)

5. Durante a infame noite do "fim do mundo", um pouco antes de Austin revelar a sua verdadeira identidade, é dito que o passageiro está pensando sobre a possibilidade de Dominic ser um impostor. "Mas isso não faria sentido, já que ele era o impostor. E faz ainda menos sentido porque ele não verbalizou aquela hipótese, ou seja, por que ele pensaria algo do tipo quando sabia que não era verdade?", você pode estar pensando. A resposta é simples: Austin (Elliot) nunca pensou naquilo. Se você reparar, a narração dedicada a essa parte da história não utiliza, em momento algum, expressões como "Austin pensou", ou "Austin achou que". Na verdade, todas essas hipóteses são sugeridas pelo próprio narrador, o Passageiro Número Um.

Retirei dois trechos do capítulo. Veja aqui embaixo:

"[...] Dominic... Dominic Cooper. Esse nome. Austin foi obrigado a impedir seus sapatos molhados de continuarem andando. É claro que queria voltar para dentro, para Nic, mas e se Nic não fosse realmente Dominic Cooper? [...]"

"e se...", sugere o próprio narrador.

"[...] Começou a pensar, então, em suas memórias mais recentes. E também nas mais distantes - quatro anos atrás, especificamente. Talvez Nic não estivesse lá. Por que Austin não se lembraria de Dominic, levando em conta que eles se encontraram no corredor naquela tarde, Número Dois? [...]"

Mais uma vez, a pergunta é feita pelo narrador. E a sugestão também.

Bom, eu avisei: confiar ou não no Passageiro Número Um era uma decisão sua, rs.

6. A narrativa inteira da personagem Claire (em específico os momentos em que ela age como "Angelina") foi construída propositalmente em cima de inúmeros "deus ex machina". Caso você não saiba, essa expressão se refere àqueles momentos do roteiro em que não há absolutamente NADA que possa resolver uma situação, e então, de repente... 🫨, um detalhe totalmente insignificante e às vezes ilógico faz tudo funcionar. Eu me permiti "usar" alguns desses recursos porque, como a própria Claire explica, ela acreditava que o caminho daquela viagem já estava completamente decidido pelo destino - isso é evidenciado, por exemplo, quando é dito que ela escapou do abismo através do elevador, ou quando ela envenenou o copo de Bethany. O fato de todos os passageiros terem involuntariamente sofrido uma confusão mental em relação às duas viagens também é um exemplo disso. Digo, é claro que seria loucura! Ela nunca poderia saber que Thomas não beberia aquele veneno no lugar da outra passageira, nem que o elevador estaria lá embaixo, mas... conveniências do destino, né? E como a personagem é, de forma muito caricata, uma forte defensora do destino, resolvi deixar esses pequenos "detalhes improváveis" na história.

Quero dizer... quem pode garantir que Claire e Thomas foram mortos com a queda? Se isso estava nos planos da Anfitriã, então talvez... 🤐 Ok. Vou parar por aqui.

7. No capítulo 1, a primeira pessoa a mencionar o destino para o qual estão indo (com exceção de Claire) é o Austin. Quando Thomas tenta dizer a frase, é o McCarty quem completa, sugerindo: "...Barrymore?", e isso foi um completo tiro no escuro de sua parte, porque ele não tinha como saber que todos aqueles passageiros "se confundiriam" na mesma viagem. Ele recebeu uma tremenda ajuda do acaso, e se deu conta disso no exato instante em que sugeriu "Barrymore" como destino.

8. No capítulo 13, quando Claire e Lucille se separam e a ruiva começa a ser perseguida por alguém, a única possibilidade imaginável é que esse sujeito fosse Chariot Green, já que somente ela estava sozinha naquele momento, muito provavelmente encharcando os corredores com querosene.

"Ah, mas se Claire era a Anfitriã, por que ela ficou com tanto medo ao ver uma silhueta se aproximando dela, a ponto de juntar uma pedra para se defender?"

Bem, vou deixar duas possíveis opções para você pensar sobre.

- Primeiro: Sim, ela era a Anfitriã. Por esse motivo, pegou aquela pedra justamente para que pudesse atacar a sua próxima vítima (independente de quem fosse), e teria feito isso se não tivesse ouvido a voz de Lucille em seguida.

- Segundo (e essa é mais divertida): Claire não sabia da existência de um segundo assassino quando colocou os seus pés no trem. Por conta disso, talvez a nossa querida Anfitriã tenha segurado aquela pedra porque pensou na seguinte hipótese: será que eu sou realmente a única assassina aqui embaixo?

Ela confiava no próprio destino, mas, se ele não foi capaz de prever a presença de Elliot naquela viagem, o que mais poderia surpreendê-la àquela altura? 🥵

9. "Levando em conta que não havia alguém 'de fora' ajudando Claire no capítulo 14, como a porta da saída norte foi trancada depois de ela tê-la ultrapassado?" Essa é simples: a porta da saída norte nunca foi trancada. Claire é a única que "checa" a maçaneta e avisa aos outros, então poderia facilmente ter mentido sobre isso. Em seguida, Lucille começa a desferir machadadas contra a estrutura, mas ela não chega a verificar se aquela passagem estava realmente fechada o tempo inteiro. 😅

10. A cena do capítulo 6, em que Austin e Claire estão juntos no lado de fora e começam a perseguir o suposto "assassino" através dos vagões, na verdade, é uma incrível pista falsa. 😅 Se você reparou no relato de Bethany no capítulo 12, ela deixa explícito que também estava lá fora naquele momento, esperando pelo bilheteiro para que pudessem conversar escondidos. Ou seja, levando em conta que os dois únicos assassinos estavam juntos - Austin e Claire -, a única opção restante é que a silhueta vista por eles pertencia ao bilheteiro. Mas eles não sabiam disso.

E, sim, Austin tinha ciência de que Claire era a segunda impostora, e vice-versa. Obviamente, os dois resolveram continuar encenando o seu próprio disfarce na intenção de não levantar o mínimo de suspeita - o que passa a ter ainda mais sentido considerando a existência do terceiro sujeito na cena, que poderia ser uma vítima, uma testemunha ou... uma ameaça, quem sabe.

A propósito, a fotografia encontrada por Claire atrás do vagão, uns minutos mais tarde, foi deixada pelo próprio Austin.

Bom, essas são todas as curiosidades que eu guardei sobre Trem para Barrymore. Antes de ir, eu quero pedir que, se você curtiu a história e gosta de livros nessa pegada, por favor, continue aqui! Talvez você também goste do meu novo livro, "Festa do Coração Partido", que será lançado daqui um tempo. ❤️

Enfim, obrigado pela leitura e pelo apoio! Nos vemos em alguns meses, eu espero, Passageiro. Não se esqueça de seguir o meu Instagram (@luckdu_arte) para edits, informações sobre a história e algumas artes legaizinhas.

(Não vou me despedir com o sinal dos dedos em frente aos olhos porque tenho medo que isso anteceda algum evento ruim).

É só isso, kkkkkkkkk. Até mais!

Continue Reading

You'll Also Like

26.1K 1.7K 6
Desejei que nos afogĂĄssemos em reciprocidade, mas percebi que vocĂȘ tinha medo de sentimentos profundos.
1.3K 229 5
"Amores Trocados" conta a história do quarteto: Irene, Otåvio, Augusto e Laura. Irene e Otåvio se amam, mas o pai da moça, o senhor Dorival Gonçalves...
5K 690 22
SequĂȘncia de Laços da Morte O que acontece na universidade fica somente na universidade? Por dois anos a marĂ© de calmaria reinou, agora existe um n...
114K 10.8K 46
"Zombie World - A Origem" ganharĂĄ uma versĂŁo estendida a partir do halloween desse ano (2023). Mais novidades em breve. Um vĂ­rus que resulta em um ap...