2 - Personalidade do personagem.

1.1K 94 19
                                    


Oi meus amores, peço desculpas pela demora!

O tema de hoje foi um dos pedidos nos comentários em relação a personalidade dos personagens. Eu acho que esse é um dos principais aspectos em qualquer fanfic porque a melhor coisa a acontecer é quando a personalidade está tão bem formada que os leitores já sabem o que esperar do personagem, tanto na maneira de pensar como no modo de agir.

Sempre que eu vou escrever algo, não gosto de deixar o casal no caso com personalidades muito parecidas. Gosto da dinâmica dos opostos e acho lindo de ver quando um aprende com o outro, pois ai podemos criar um desenvolvimento tanto da história em si como dos personagens! Então acho que essa seria a primeira dica, crie duas personalidades diferentes, pois ai os leitores pelo menos terão a probabilidade de se identificarem mais com um nem que seja e já criarem mais afinidade.

Quando começo, eu gosto de pensar em diretamente qual personagem vai ser extrovertido, qual personagem será mais tímido, ou então qual terá mais empatia. São pequenos detalhes que farão total diferença, pois a partir do momento que você sabe como o seu personagem se sente, será mil vezes mais fácil conseguir controlar as falas dele. Vou dar alguns exemplos à respeito disso!

Se você tem um personagem tímido, você não irá esperar que ele tenha falas extremamente longas ou então com o tom de voz extremamente elevado, conquistando mais espaço ainda na cena. Geralmente as falas serão mais limitadas e vocês poderão acabar dando mais espaço nos pensamentos para que os leitores se conectem com o personagem, o que não tem absolutamente nada de errado! Caso queiram um personagem mais frio, ele não vai usar muitas gírias ou perder muito o controle, então o que ajudaria nesse caso seria manter a escrita um pouco mais "profissional" e não abusar tanto dos pontos de exclamação!

Eu pessoalmente acho que a pontuação é essencial para entender o que o personagem quer dizer, especialmente quando não usamos letras maiúsculas para demonstrar quando eles estão necessariamente gritando não.

Outro fator essencial são os pensamentos do personagem, pois é aquilo que os outros personagens da fanfic não irão saber, mas que o leitor sempre estará ciente, então usem isso ao seu favor! Quando forem apresentar o personagem para os leitores, quando começarem a demonstrar a maneira que eles vêem o mundo, vocês precisam sim ser específicos! Levantem a maneira que eles pensam, o que planejam fazer, coisas que acham bonitas, coisas que não acham, prazer e tudo mais... Porque tem que chegar ao ponto do leitor conhecer o personagem tão bem, que ele irá saber como o personagem irá agir mediante à uma situação especifica.

NUNCA contradigam a personalidade do personagem com as ações dele! Caso seja um momento especifico de pânico e o personagem faça algo sem pensar, tudo bem... Mas você não pode descrever um personagem como calmo e centrado se ele está sempre gritando, tem que ter uma relação!

Caso vocês estejam com dificuldade, vocês podem sempre fazer uma lista de coisas que querem. Por exemplo, se vocês querem uma personagem calma, que gosta de flores e tomar chá, façam na rotina dela com que ela passe em uma floricultura, que ela fale sobre esses assuntos e expliquem o porquê de tudo ser tão relevante para ela, pois assim eles entenderão.

Leva tempo para construir um personagem, vocês estão criando um ser novo para apresentar à outros, então é normal que vocês tenham dúvidas, mas assim como vocês terão dúvidas, outros também terão, então vocês não podem deixar tudo muito vago ao ponto dos próprios leitores não saberem se gostam ou não do personagem.

Outra coisa MUITO importante!!!!! Eu por exemplo sou super feminista, no entanto o personagem da minha fanfic é machista, temos que saber diferenciar! Temos que saber sair da bolha para criar um personagem com seu próprio modo de agir e ver a vida, isso não quer dizer que necessariamente concordamos com ele, muito pelo contrário, talvez a gente tenha feito isso propositalmente para conseguir melhorar e ajudar ele! Então muitas vezes nós, como autores, precisamos sair da zona de conforto!

Outra coisa que eu recomendo é sempre pesquisar. Quer fazer com que algum personagem seu tenha alguma deficiência física ou então algum transtorno mental? Pesquisa um pouco, informação à mais nunca é ruim e assim tem mais chances da gente conseguir explicar um pouco mais para o leitor.

Então, minhas sugestões finais são:

— Anotem os principais traços para a personalidade.

— Tragam personalidades diferentes e fortes na mesma fanfic.

— Não dêem espaço para dúvida na mente do leitor, pois se muitas perguntas em relação a personalidade do personagem surgir, tem algo de errado.

— Nunca tenha medo de errar ou não saber algo, ninguém nasce sabendo tudo! Apenas pesquise e se informe de uma maneira que possa passar algo justo e verdadeiro.

Bem pessoal, espero que tenha ajudado de alguma maneira ou outra! Alguma dúvida especifica em personalidades?

E qual seria o próximo tópico que gostariam que eu falasse à respeito? Prometo voltar logo!

Obrigada pelo apoio de sempre, amo vocês!

All the love. H

COMO ESCREVER UMA FANFIC Where stories live. Discover now