13 3 0
                                    

Todos que vivem em sociedade alternam sua vida entre rotinas e pequenos momentos incomuns. Trabalho e festa, corpo e alma, coisas dos homens e assuntos de deuses.

Vivemos sempre nesse círculo, como passageiros que saíram de suas vidas rotineiras prontos para uma aventura, que por sua vez, se torna parte da sua rotina.

Para os brasileiros a vida rotineira se resume a trabalho e festas, escolas e feriados. As festas e feriados por seu lado trás um sorriso ao nosso rosto e uma alegria as nossas vidas contínuas. O  trabalho representa o castigo , dureza e dor, não queríamos está ali, mas somos obrigados pela sociedade.

Porém um não vive sem o outro, sendo dois lados da mesma moeda. A alegria das festa ocorre quando lembramos da chatice diária que levamos nos nossos trabalhos," ainda bem que estou aqui, não ia aguentar mais nenhum dia naquela sala fechada.", aí que nos nossos lábios um sorriso se forma, a mesma coisa com o trabalho.

No Brasil , a quebra de rotina é o Carnaval. É feminino num universo social e cosmológico marcado pelos homens, por isso , o carnaval é a possibilidade de mudar de lugar, de trocar de posição na estrutura social.

No trabalho não pode haver acidentes , imprevistos , nem nada extraordinário, criando uma sequência onde sempre temos controle total. Pode-se dizer que o grande acidente que hoje atinge uma fábrica é a greve , o extraordinário criando por um dos fatores de produção, a força de trabalho. Ao lado , porém , desses extraordinário acidentais naturais que ninguém desejou e que não foram planejados pela sociedade . Podemos dizer que o carnaval é uma catástrofe criada pelo homens para fugir da vida cotidiana. E como toda catástrofe trás algo com si , a "catástrofe" que o carnaval brasileiro possibilita é a da distribuição teórica do prazer sexual para todos .

No trabalho entregamos e castigados nossos corpos pelo bem da empresa. Já no carnaval nossos corpos são só nossos usados para a nossa alegria e prazer, e o prazer de nossos parceiros sexuais.

O carnaval vem como um quebra de rotinas, no dia a dia as  festas geralmente ocorrem em locais isolados e fechados , enquanto o carnaval quebra essa parede. O carnaval ocorre no Brasil inteiro fechando as ruas com seus carros extremamente chamativos que dá o convite a qualquer um que quiser se juntar aquela festa ambulante , com as músicas altamente animados fazendo todos saírem de seus lares para experimentar aquela folia.

Tá aí , folia , uma palavra que significa um tipo de dança acelerada onde incluí muitas pessoas ao som de pandeiro, descreve muito bem a essência do carnaval.

Coisas de outro mundo? Algo extraordinário? Sim ! No carnaval você pode ser quem quiser, sem ser segura em nome de famílias, título de doutor , a cor da pele , o bairro onde moramos , o nome do padrinho, as relações pessoais, chefe de política ou presidente . Essas coisas que nos prendem a sociedade não interessa durante as festividades. O carnaval da abrigo aqueles que querem fugir da opressão da sociedade, alguns fingem ser aquilo que não são e outro fingem ser aquilo que tem medo do que a sociedade pode pensar. Homens com roupas de mulheres , mulheres com roupas de homem, pessoas vestidas de unicórnio, piratas, bailarinas, gato, caveira , é algo normal de se vê durante as caminhadas.

O carnaval tem o poder de seduzir a nós , brasileiros, ele nos domina , controla, algo que chega até nós periodicamente sem que haja possibilidade de resistir. No carnaval trocamos a noite pelo dia, fazendo o dia virar noite

Largamos nossos uniformes que representa nossa posição social e vestimos nossas fantasias. Usamos a palavra fantasia , pois nela podemos encontrar um "eu" melhor , um "eu" que não conseguimos ser, um "eu" que a vida não permitiu que fossemos. É a fantasia que permite passar de um Zé ninguém a alguém , uma criatura mitológica.

Porém o carnaval não é um mar de flores, pessoas preconceituosas existem em todos lugares e é claro que não faltaria essas pessoas no maior evento do Brasil. Com as ruas principais cheias, as voltas para casa tinham seus problemas, ruas vazias eram um convite para ladrões, abusadores , estrupadores, homofóbicos espancam homens que se vestem com " fantasias de mulheres". Não sejam essas pessoas e evitem andar sozinhos em ruas escura , embora não quisemos ver coisas ruins acontecem em todos lugares. Tomem cuidado!

You've reached the end of published parts.

⏰ Last updated: Aug 31, 2019 ⏰

Add this story to your Library to get notified about new parts!

O carnaval e suas verdadesWhere stories live. Discover now