O Poder das Metáforas

7 0 0
                                    


Antes de tudo vamos definir o que é uma metáfora. É quando o significado natural de uma palavra é substituído por outra que tem relação de semelhança. Em psicologia como são sabidas as metáforas de linguagem refere-se frequentemente a fatos fisiológicos desse tipo. Um bom exemplo é quando usamos frases prontas do tipo: É difícil de engolir! Isto é uma dor-de-cabeça! É muito peso nas costas de uma pessoa só! E outra mais que vão sendo incorporadas no dia-a-dia de cada um. Aparentemente estas frases "inocentes" podem ter um peso muito grande sobre nosso organismo, o inconsciente pode ou não somatizar alguns destes problemas dependendo de cada um, muitas vezes o pensamento contínuo destas frases acaba recaindo sobre o organismo sem que tenhamos uma noção clara sobre o problema.

Em geral isto parece tolice, mas não é. O que acontece no dia-a-dia por trás de certas metáforas está alguns problemas não resolvidos. O que nos leva a uma maior complexidade por trás de cada doença. Em geral a medicina hoje em dia trabalha com especializações que vão aumentando a cada ano, por um lado é bom, pois cria um profissional altamente qualificado naquela área, mas por outro lado o deixa limitado a uma só parte do corpo. Acontece que o organismo trabalha como um todo e toda parte está relacionada ao todo. É impossível tratar um órgão como um fator isolado, eu não sou: rins, coração, pulmão! Tudo está inter-relacionado em mim. Você poderia me dizer: mas a medicina com suas especializações não são boas? Eu diria é! Mas é preciso ter um maior conhecimento sobre todo organismo, afinal o que interessa na medicina é a cura! Ou não é?!

Nenhum rio começa com um volume grande de água, ele começa com um filete de água que vai se somando até se tornar um imenso rio. Assim também acontece com nossos pensamentos, podemos dizer que vamos sedimentando uma ideia até tornar-se parte de nós. Gostaria de fazer um questionamento bastante sério em torno da velhice, afinal é nesta fase da vida que vão se acumulando vários problemas. Dentro do meu conceito nós vamos programando tanto na adolescência como já na fase adulta um conceito sobre a mesma, assim nosso computador que grava todas as informações vai executando à medida que os anos chegam. Por exemplo: Se tenho um conceito muito forte de que quando ficar mais velho minha memória irá falhar, é certo que ela irá falhar mesmo! Mas porque que durante a vida nós vamos envenenando nossos conceitos? É que vamos incorporando frases feitas sem nenhum critério de seleção, simplesmente colocamos em nossos padrões de pensamento. 

Os Princípios da Órgãoterapia: A Saúde Em Suas MãosWhere stories live. Discover now