Capitulo 25

257 8 0
                                    

Enquanto falo, já que estamos de volta à realidade, volto a ligar o meu telefone, que não funciona há oito dias.

Imediatamente, notificações de chamadas, mensagens de texto, mensagem em redes sociais, inundam a minha tela como um diluvio.

Arregalo os meus olhos e o meu coração começa a bater mais depressa. Dezenas de tentativas de contacto de Ryan, Daryl, até Caroline...

Isto não é normal...

Ao ouvir a ultima mensagem que o meu supervisor me deixou, antecipo um problema.


«Mensagem de Voz»

RYAN: Nicole, me ligue assim que puder. Assim que chegares a casa, acho que... É essencial que verifiquemos se você e os seus entes queridos foram vacinados e que façamos lembretes se necessário. Me ligue quando ouvir esta mensagem, quando quiser.

«Mensagem de Voz OFF»


Vacinados? Os meus parentes? Do que é que ele está a falar?

Com excitação, carrego na tecla para lhe ligar de volta. Quando começa a chamar, mordo nervosamente a unha do polegar.

Me sinto aliviada quando ouço o clique que me diz que Ryan atendeu.


«Ligação ON»

NICOLE: Ryan, o que se passa? O que é isto sobre vacinação?

RYAN: Não entre em pânico, mesmo que eu concorde que essas muitas tentativas de ligar não devem ser tranquilizadoras. Recebeu a vacina de sarampo quanto tinha 10 a 11 anos?

NICOLE: Não sei, foi há muito tempo... Que raio é isto sobre sarampo?

RYAN: Você pode verificar os seus registos de saúde e telefonar aos teus pais e lhes perguntar? Na verdade, os pacientes de cura em jejum que tratamos antes de partirem... Os testes mostraram que têm sarampo. A erupção cutânea apareceu no dia seguinte na pessoa com síndrome meníngea de qualquer maneira, por isso não há duvida sobre isso. Foram imediatamente isolados, dado o elevado risco de contágio. O pessoal paramédico que não foi devidamente vacinado recebeu a injeção imediatamente a seguir. Só não sabemos se você foi vacinada ou não...


Estou a tentar entrar na minha memória, mas isso foi há muito tempo, e não me lembro de nada.

Com efeito, tomei conhecimento de que, nos últimos anos, se registou um grande aumento do vírus do sarampo. Por causa de jovens adultos ou adolescentes não vacinados ou mal vacinados.

Ou por neglicência dos pais que, anos depois, dizem que não é necessária, ou que se esquecem... ou porque os pais acreditam francamente que esta vacina é inútil, ou mesmo má.

Houve até mesmo casos fatais recentemente, pois a doença pode ser muito agressiva em adultos... Me sinto um pouco preocupada.


NICOLE: Vou ligar aos meus pais agora mesmo, verificar os meus papeis para encontrar o meu antigo registo de saúde...

RYAN: Verifique também com o Matt e as pessoas com quem você tem estado nestes últimos dias. Se não recebeu ambas as injeções, venha diretamente ao hospital e peça-lhes que lhes façam isso. Estou de serviço, por isso vou tratar disso. Se o Matt não tiver recebido as dele, traga-o também. Isso é ainda mais importante para ele, uma vez que a sua diabetes o torna mais vulnerável a infeções, que o podem perturbar.

NICOLE: Mas arriscamos alguma coisa se eu não me sentir mal agora? Quanto tempo dura o período de incubação?


Me sinto estúpida em fazer tais perguntas por uma afeição tão comum, mas a preocupação me faz duvidar disso.


RYAN: Cerca de dez dias, e você é contagioso desde o final do período de incubação até cinco dias após a erupção cutânea. Se você não foi vacinada, mesmo que esteja sendo vacinada agora, você pode estar relatando uma forma grosseira da doença, sim. Mas verifique o mais rápido possível, e eu insisto, o Matt também. Me ligue quando tiver a informação, e vem ao hospital em seguida.

«Ligação OFF»


Eu desligo e respiro fundo a tentar manter a calma. Me preocupar demais não vai ajudar, pois se o dano for feito de qualquer maneira, está feito.

Tenho de tentar manter a cabeça fria para lidar com esta epidemia.

Eu ligo imediatamente para os meus pais no seu telefone fixo. É o meu pai que atende, e não sabe responder à minha pergunta, ele não se lembra.

Ouço-o chamar pela minha mãe com a sua voz falha. Entretanto, com o meu telefone preso entre o ombro e a orelha, vasculho os meus papeis.

Estou a tentar pôr as mãos no meu registo de saúde o melhor que posso. Acho que o deixei em Bourges...

Faço a pergunta à minha mãe assim que a recebo ao telefone. Ela já não se lembro o, mas conhece a localização do famoso caderno de saúde.

Enquanto ela vai busca-lo, eu começo a rasgar cutículas à volta do meu polegar outra vez.

Finalmente, após alguns minutos, a sua voz ressoou novamente no telefone.


«Ligação ON»

NICOLE: Então, fui vacinada?


A resposta afirmativa me alivia.


NICOLE: E também recebi o meu reforço quando tinha dez ou onze anos?


A resposta é não.

«Ligação OFF»


Sem me despedir da minha mãe, desligo e corro para a casa de banho.


NICOLE: Matt! Você tem que ligar para a sua mãe para saber se você está devidamente vacinado contra o sarampo!


Momentos depois...


A agulha adere em ângulos retos ao topo do meu braço. Está a atravessar o meu musculo deltoide.

A injeção intramuscular ou subcutânea, não me fazem qualquer tipo de impressão. Nunca tive medo de vacinas e analises ao sangue.

Além disso, é por uma boca causa.

Habituado às agulhas que põe no abdómen todos os dias, o Matt também não hesita ao meu lado.


RYAN: Você está agora vacinada, Nicole.


Ele puxa a seringa de volta para ele. Ele então coloca uma pequena ligadura no meu braço no local da injeção. Assim, uma possível gota de sangue não manchará as minhas roupas.

Finalmente, ele joga a agulha no recipiente plástico rígido especifico e, em seguida, retira as luvas.


NICOLE: Os outros membros da equipa foram bem vacinados antes, ou há algum no mesmo caso que eu?

RYAN: Um cuidador e um enfermeiro foram vacinados porque também não receberam a dose de reforço adequadamente. É mais frequente do que pensamos. Mas é por isso que a doença ressurgiu tão bem nos últimos anos.

NICOLE: Espero que os outros dois também fiquem bem.

RYAN: Não se preocupe com eles e cuide de você, especialmente. Como lembrete, você é contagiosa até cinco dias após o inicio da erupção cutânea. Então fica em casa até lá para não contaminares mais ninguém. Especialmente porque nunca se sabe com quem você se vai encontrar. Pode haver pessoas muito frágeis ou com doenças que as tornam suscetíveis ao vírus.


Eu aceno enquanto volto a vestir a minha camisola.

Amor nas Urgências - 2ª TemporadaWhere stories live. Discover now