Falta de perdão

25 3 0
                                    


A falta de perdão é outra brecha que leva um valente de Deus se perder. Quem não consegue perdoar não pode receber o perdão de Deus. 

Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis.
E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas.
Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas.
Mateus 11:24-26

Jesus disse que se não perdoardes, também vosso pai que esta nos céus não vos perdoará as vossas ofensas.

E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
Mateus 6:12

Hoje a falta de perdão esta adoecendo a igreja e vemos muitos casos de irmãos que não se dão. Como uma pessoa que diz amar Deus que não o vê, pode não amar o irmão que o vê!
Um texto bíblico que esta na palavra do Senhor em João 14-20.

Uma pessoa que não perdoa fica estagnada não cresce espiritualmente até que venha liberar o perdão. E até a medicina já relata em seus livros que a falta de perdão é classificada como uma doença que cria um estado de ansiedade crônica. A terapia de perdão tem sido usada para tratar doenças como o câncer.

de acordo com pesquisas do Dr. Michael Barry, pastor e autor do livro The Project de perdão, de todos os paciente com câncer 61% tem problemas com o perdão.

Eu costumo falar em minhas pregações que a falta de perdão é como um carvão em brasa para quem o segura. E que ao liberar a cura chega primeiro para quem perdoa.

Porque a falta de perdão escraviza a pessoa ela lembra constantemente quase que todos os dias de sua vida e passa a viver somente para afrontar a pessoa que o magoou.  Porque o ressentimento cria uma fortaleza espiritual que evolui para uma amargura um sentimento antigo que cria raiz. 

O que o ofendido deve fazer?

Jesus disse que se meu irmão pecar contra mim e se arrepender, eu devo perdoá-lo quantas vezes for necessário. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe. Lucas 17:3-4.

Não comente com outras pessoas sobre a situação faça como Jesus e Estevão perdoaram antes que houvesse qualquer arrependimento por parte dos ofensores.

Vou dar um exemplo para facilitar a compreensão dos leitores:

Um irmão me pediu uma quantia emprestado um alto valor. Passam muitos dias e este irmão não me procura, age como se não tivesse me devendo e para de falar comigo para não pagar a dívida. Fica a pergunta devo perdoar meu irmão?
Segundo os nossos ensinamentos cristãos devemos perdoar sim mais isto não significa que deve emprestar para ele novamente caso ele precise pois ele não se arrependeu do que fez e o fato dele não ter cumprido sua palavra uma vez é bem provável que dê o calote mais uma vez.

Quando a pessoa perdoa de coração encontra finalmente a paz e se liberta de todo peso e julgo demoníaco dessa fortaleza espiritual. Se libertando também de ações demoníacas e de pesadelos e opressões.

Há pessoas que não se perdoam por erros do passado este caso é mais grave e precisa de uma atenção psicológica e psiquiátrica para tratar síndromes oriundas desta falta de perdão.

A falta de perdão corroí, machuca e abre feridas profundas que matam lentamente, prendem a pessoa ao passado e como já disse atrofia a espiritualidade, além de trazer doenças físicas e espiritual. Porque atua como um veneno que atua letalmente de maneira lenta e eficaz. 

Mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim.
Filipenses 3:13

A falta de perdão não esta ligada diretamente a maturidade espiritual, pessoas evoluídas podem cair na armadilha, no laço de satanás para que elas venham se magoar mediante a palavras, ressentimentos, etc.

Perdão não é uma escolha mais uma ordem, 

Tomem cuidado. Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser:
Estou arrependido, perdoe- lhe  Lucas 17:3-4.

A bíblia nos relata que o perdão não é fruto da emoção e sim da razão. O perdão deve ser dado de coração não só de boca. Mais pela obediência a palavra de Deus se o princípio da sabedoria é temer ao Senhor nosso Deus. Devemos obedecer e perdoar a todos aqueles que nos ofender.

Quando Pedro perguntou a Jesus sobre o quanto devemos perdoar, ele deu uma resposta: Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?
Jesus respondeu: Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta vezes sete
Mateus 18:21-22.

O perdão não pode ser por conveniência para evitar conflitos ou para agradar outros, pois o Senhor sonda os corações e pelas atitudes uma hora irá declarar com palavras, atitudes ou ações que não perdoou.

Perdoar é lembrar sem sentir o que passou não é esquecer é lembrar sem doer, sem ressentir, sem querer mal. Tem paz ao lembrar do que aconteceu.

Aos leitores que foram feridos, machucados e querem ser seguidores de Cristo com uma mente transformada que creem que podem ser curados de toda enfermidade, de toda doença psicológica e querem parar de sofrer devem orar a Deus e pedir que o liberte de toda fortaleza espiritual que retire toda raiz de amargura, que perdoa a pessoa que o feriu e que se tiver oportunidade irá procurar ela para se reconciliar, porque quer ter paz, quer ser feliz e viver conforme Deus planejou. Pois tudo que vivemos é plano de Deus pois os planos do Senhor não podem ser frustrados Jó 42:2.

Porque um guerreiro se perde no caminhoWhere stories live. Discover now