A Redação Dissertativa Argumentativa| PARTE 2

706 48 14
                                    

Vimos anteriormente as características principais e exemplos de estruturação para a introdução e para o desenvolvimento de uma redação dissertativa argumentativa. Vimos também que o texto dissertativo argumentativo é aquele que defende um ponto de vista, no caso, a tese, e apresenta argumentos, ou seja, o embasamento da sua tese, para convencer o leitor. Nesse capítulo, nos aprofundaremos em outra questão igualmente importante: a conclusão.

A CONCLUSÃO

É a parte final do texto. Umm parágrafo recaptulativo e sucinto sobre o que foi discutido, que deverá apresentar uma avaliação final e, no caso do Enem, apresentará uma proposta para o tema problematizado.

3.1 ESTRUTURANDO A CONCLUSÃO

Exatamente como os outros parágafos, a conclusão começará com um elemento coesivo de finalidade (no capítulo de coesão iremos mostrar uma tabela com alguns elementos que vocês poderão utilizar).

O parágrafo da conclusão terá a introdução — que irá remeter ao tema e a tese —, o desenvolvimento — que será a proposta — e o desfecho — que terá, preferencialmente, uma citação filosófica.

A proposta pode ser única, com dois ou mais desdobramentos, como também podem ser duas ou mais propostas com participação de diferentes setores da sociedade. Evitem utilizar "o governo" ou qualquer outra identificação de modo geral, caso queira utilizar algum orgão, instituto governamental ou grupo, identifique-o.

Alguns exemplos de agentes que podem ser citados:

- Universidades;

- Escolas;

- Igrejas;

- ONG'S;

- Mídia;

- Sindicatos;

- Associação de moradores;

- Família;

- Jovens;

-Estudantes;

- Mininstério da educação;

- Tribunal eleitoral;

- Prefeitura.

"Como eu vou utilizar isso na minha redação?"

Em primeiro lugar, é importante saber o que cada agente pode fazer para que você possa, enfim, planejar sua proposta.

GOVERNO: O que o governo pode fazer? Os órgãos gorvenamentais podem aplicar e fiscalizar o cumprimento da lei, fazer campanhas de conscientização, prevenção e mobilização da sociedade, além de promover melhorias.

MÍDIA: O que a mídia pode fazer? Campanhas informativas, educativas e de divulgação.

ESCOLA E FAMÍLIA: O que as escolas e as famílias podem fazer? Educar, conscientizar, criar hábito e valores, além da cultura de responsbilidade social.

REDAÇÃO ENEM - Material de Apoio e DicasOnde as histórias ganham vida. Descobre agora