XCVI - AME-SE

58 22 12
                                    

Andei observando bastante como o modo que nós mesmos nos vemos reflete no modo que as pessoas nos vêem. Por muito tempo fui inseguro em relação a tudo que fazia e principalmente ao modo que enxergava minha própria aparência. Esse modo negativo de me enxergar fazia com que outras pessoas me vissem de uma maneira como que eu sempre fosse motivo de piada e justamente por me sentir inferior, não conseguia retrucar, me levando cada vez mais a me depreciar.

As pessoas sempre falavam em amor próprio, que devemos nos amar acima de tudo, mas isso para mim era uma realidade muito distante. Como pode alguém que nunca experimentou a sensação de se sentir bom em algo ou ser admirado por alguém ter amor próprio? Muito pelo contrário, era sempre uma busca constante pela aprovação das pessoas, se sentir aceito algum dia era meu objetivo. Mas acontece que eu descobri que você nunca se sentirá satisfeito consigo mesmo enquanto continuar a buscar a aprovação de alguém. Você deve buscar ter sua própria identidade. Ninguém nunca irá reconhecer seu valor se essa valorização que você tanto busca não seja dada por você.

Este ano de 2019 está sendo bastante diferente para mim.
Iniciei um curso num instituto muito reconhecido no estado e antes das aulas começarem, eu parei para conversar comigo mesmo. "E aí? Passará por esse curso sendo o mesmo de sempre, que vive em busca de aceitação ou finalmente resolverá ter um mínimo de confiança em si mesmo?". Acredito que essa conversa comigo mesmo foi um ponto crucial para o que estou vivendo neste momento em relação a minha auto estima. Sabe por quê? Mesmo que eu ainda não estivesse 100% seguro, eu me forcei a parecer seguro, melhorando minha postura(algo que lá trabalhamos muito), passei a demonstrar mais firmeza naquilo que eu dizia, demonstrando assim com firmeza o que penso de modo que as pessoas não se oponham de maneira desdenhosa e sim com outros argumentos, e foi aí que passei a notar a diferença que no modo que as pessoas passaram a me enxergar.

As pessoas já não riam mais de mim e sim riam comigo. Eu sempre fui muito amigável, mas eu me colocava no papel de palhaço da turma para que me aceitacem, porém isso não foi mais necessário, pois já no segundo dia de aula no curso eu já tinha uma ótima relação com meus colegas - agora melhores amigos - de classe. Até mesmo minha vida amorosa melhorou. Eu não somente me sentia feio, mas como também me demonstrava feio perante as garotas que eu sentia atração com toda minha insegurança.  E isso não é mais minha realidade. Não me tornei um galã de Hollywood, mas agora entendo que se alguma mulher me diz "não estou afim" é simplesmente pelo fato de que para ela não sou atraente, MAS que isso não significa que eu não sou atraente para TODO MUNDO. Sempre haverá alguém que me vê de um modo diferente do outro. E isso tudo só foi possível depois que eu resolvi mudar meu modo de me enxergar, ser mais confiante.

Hoje vivo uma desconstrução diária dos padrões impostos por aí e estou aqui para compartilhar um pouco de como se libertar dessa prisão que é se sentir incapaz somente por falta de confiança em si mesmo. Esse é meu conselho: se force a ser confiante e pare de buscar a aceitação alheia. Você é capaz de qualquer coisa e é incrível exatamente do que jeitinho que você é!

 Você é capaz de qualquer coisa e é incrível exatamente do que jeitinho que você é!

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.
Baú de PalavrasOnde as histórias ganham vida. Descobre agora