CAPITULO 1: ENGENHARIA SOCIAL

214 8 0
                                    


O que é Engenharia Social?

Engenharia = Construção e planejamento

Social = Relacionamento entre indivíduos

Então engenharia social é a construção de relacionamentos com indivíduos, essa técnica consiste em criar um elo de confiança com uma pessoa e fazer ela acreditar em você até mesmo em ocasiões aonde você está errada, basicamente a engenharia social é usada por criminosos para influenciar ou persuadir alguma pessoa e assim abusar da sua confiança em você para que ela revele ou até mesmo faça algo por você.

A engenharia social é usada muito por criminosos principalmente os estelionatários para enganar as pessoas, muitas das vezes por métodos tão banais que você pode até dar risada, mas se a pessoa tiver uma boa dicção *maneira de articular ou pronunciar palavras; pronúncia, prolação.* ele conseguirá influenciar até mesmo o mais esperto e aplicar o golpe.

Um exemplo de engenharia social para você compreender mais um pouco.

Ex1: Você recebe uma ligação de um número restrito ou desconhecido dizendo que você ganhou R$30.000 e para você retirar esse dinheiro necessita pagar uma taxa com um valor X. Consequentemente se a pessoa que está aplicando um golpe convencer a sua vítima de que aquilo é verdade, ela vai ter êxito!

Outro exemplo, mas agora envolvendo a internet.

Ex2: Você recebeu um e-mail de um determinado banco, dizendo que você ganhou algum benefício ou você tem um grande valor em crédito lá e para você ter acesso é necessário colocar algumas informações, o que vai ocorrer? Você vai acreditar, pois é bem provável o e-mail conter alguma coisa em relação ao banco e por ter sido bem articulado, e com isso vai acabar tendo suas informações roubadas.

Esse são exemplos bem básicos de engenharia social, existe outros métodos mais profundos que vão até mesmo em manipulação de um determinado grupo a manipulação de um país inteiro.

Existe pelo menos 8 conceitos ou técnicas comuns que são usadas para manipular um público e convence-los de uma única verdade, que é a verdade ao qual eles querem, vou passar só o básico para vocês compreenderem.

1) Diversão = Essa estratégia consiste em desviar a atenção dos problemas de uma determinada organização, grupo ou até mesmo de um país. Esta técnica visa tirar a atenção do que realmente interessa e encher os principais meios de comunicação com coisas sem necessidades ou até mesmo arquivar ou queimar algo que complicaria um grupo ou uma organização, ou seja, se desviar a atenção do que realmente importa vai acabar por desinteressar as pessoas e assim não terá uma possível resistência ou questionamentos.

2) Criar e depois solucionar = Essa técnica é muito usada, basicamente você vai criar um problema e dar uma solução logo em seguida, por exemplo: O valor das passagens de ônibus aumentaram para valor X, mas tudo isso poderia ser solucionado se fossemos até algumas garagens e assim quebrar alguns ônibus em forma de protesto. Esse é um exemplo típico que muitos usam para manipular uma parcela da população que tem um senso de justiça maior.

3) Repetir = O método de repetimento é usado para alocar em sua memória uma necessidade não necessária, ou seja, uma propaganda de televisão aonde passa um produto novo e nesse comercial contém uma música ou alguma frase de efeito, na primeira vez ninguém vai notar, mas conforme se é repetido na mídia a sua mente vai alocar aquilo e numa necessidade futura, a primeira coisa que você vai lembrar é desse produto, mesmo que a marca seja ruim por você ter consentimento da sua existência e por estar bem presente no seu dia a dia quando for assistir televisão, vai acabar por usufruir dele, Por exemplo: Uma empresa de refrigerante cria um comercial com uma frase de efeito, e ai você vai no mercado e está em dúvida, mas ao olhar pro nome da marca do comercial você já lembra, e com consequência você vai comprar, pois mesmo sendo ruim a sua mente interpreta que daquelas opções ela é a melhor. Então perceba como a mente humana engana você...

4) Aceitação = Esse método é eficaz se usado da maneira correta, pois consiste em você fazer uma parcela de pessoas aceitar aquilo como a verdade e absoluta. É usada técnicas bem interessantes que são: Colocar depoimentos de pessoas que nem ao menos sabe do assunto para falar, ou seja, mesmo que a pessoa nunca tenha passado por aquilo ela só está dando depoimento para afirmar um argumento colocado, uma outra coisa é colocar algo impactante para chamar e prender a atenção das pessoas e isso da muito certo se usado na hora certa, além de usar argumentos de autoridade que é citar frases ou texto de alguém que tem uma formação superior ou reconhecido e como foi ele que disse é a verdade, afinal tudo se resume em criar uma cultura de que uma formação a mais já te faz superior a outras, e isso é uma técnica usada muito em diversas áreas sociais e competitivas.

5) Ser contra do a favor = Ai entramos na mentira, aonde você vai ser contra a alguma coisa em que você sempre foi a favor para agradar uma parcela da sociedade, mesmo que você tenha defendido por muito tempo um ideal, por apenas dizer que você mudou a sua visão sobre determinado assunto, as pessoas acreditam mesmo assim. E ai mora o perigo de tudo, acreditar em que tudo falam é a pior das razões que tem para você desenvolver.

6) Incompreensão das coisas = Uma outra técnica usada é essa, nela consiste em falar difícil só que deixar morrer o sentido, afinal se você puxa um vocabulário aonde dificulta mais ainda o entendimento sobre algum assunto, fica mais difícil de perder a razão. Além disso, você pode se aproveitar por ter um conhecimento maior sobre algum assunto e usar aquilo ao seu favor, por criar umas meias verdades ou inventar alguma teoria para passar um ar de intelectual e um grande conhecedor sobre o assunto, e com isso será mais fácil de manipular uma parcela da sociedade, afinal ninguém vai atrás para ver se aquilo realmente existe ou é verdade.

7) Meias verdades e muitas mentiras = Uma outra coisa é focar nas meias verdades, ou seja, passar uma notícia que realmente aconteceu, porém aumentar usando argumentos de outras fontes e assim criando a sua própria tese, assim você vai conseguir efetuar a manipulação das pessoas, afinal as notícias não circulam por completo e se você vender aquilo como sendo a verdade vai ser melhor ainda.

8) Menções = Usar as menções para manipular um determinado público é uma ótima técnica, afinal se você mencionar pessoas que tem uma certa influência e vender uma frase ou até mesmo deturpa-la em seu próprio contexto, vai conseguir mudar a forma de pensar daquela pessoa e ainda a sua visão de ideia.

Podem parecer técnicas que não daria muito certo na prática, e isso eu concordo em partes, porém só não daria certo por falta de reconhecimento. Como assim? Se você tem reconhecimento por parte de um grupo social e as pessoas depositam confiança em você. Para efetuar a manipulação será mais fácil ainda.

A gente tem exemplos atuais e principalmente do passado, aonde governantes usaram a confiança do povo para fazer o que quiserem, muita das vezes criar ideias para que as pessoas fossem submissas e assim crer que aquilo é o correto.

Mas aí eu pergunto, como você sabe se é correto?

Ninguém pode definir uma verdade absoluta, sempre existirá interpretações diferentes de um assunto e discussões relacionadas a isso, se uma pessoa não aceita aquilo como verdade já é uma prova de que ela não é manipulada facilmente base.

A Arte de não ser ManipuladoTempat cerita menjadi hidup. Temukan sekarang