INTRODUÇÃO

206 9 0
                                    


Já tem séculos que a arte de manipulação está sendo usada para induzir as pessoas a acreditar em algo, muitas das vezes para fazerem as pessoas acreditar que alguém era culpado de ter cometido algum crime grave. E essa artimanha dava certo para que bandidos ou governantes corruptos escapassem do julgamento do povo ou acreditar em suas ideias.

Essa técnica ela foi usada por muitos Reis ou Imperadores para que o seu povo acreditasse em seu governo e assim fossem submissos a eles. E isso deu certo na ROMA com imperador Calígula que fazia atrocidades com o seu povo e os manipulavam com ajuda de contribuintes. Mas não foi só ele que usava de técnicas de manipulação, muitos outros imperadores sejam da Roma ou de outros países imperialistas, sempre manipulou seu povo para acreditar que aquele governo trouxe o Bem-estar, mesmo que os feitos sejam mínimos ou fossem para uma determinada classe. Todos eles ou jogavam a culpa em seus antecessores ou em um determinado grupo para que o povo se revoltasse não contra aquele que estava no poder e sim naquele que os de cima diziam atrapalhar o governo.

Mas não vou focar muito na política, pois a manipulação não nasceu na politica começa tudo com o primeiro Homem e a primeira Mulher, como a maioria deve saber da história de Adão e Eva o final para os dois foi bem trágico, aonde foram banidos do jardim do éden por uma serpente que influenciou a mulher a comer do fruto proibido e a mesma influenciou o homem a comer depois, e isso tem uma lição por trás que veremos nesse livro.

*Logo venho lembrar que não vou fazer críticas a nenhuma ideologia ou crença, afinal acredito que cada um tem as suas.

A Arte de não ser ManipuladoWhere stories live. Discover now