4 - A Visita a Netherfield

262 18 0
                                    

Chegou por fim o dia da partida para Netherfield. Georgiana já partira para Londres há dias para passar o Natal com Lady Catherine, contudo, Mr.darcy prometera-lhe que logo após o Natal ela viria a Netherfield passar uns dias, já que Elizabeth demonstrara vontade em ficar em Hertfordshire até Janeiro.

Partiriam de Pemberley daí a dois ou três dias, tal como ficara combinado com Mr. e Mrs. Bingley. Porém antes do dia da partida Lizzy recebeu uma carta de Jane, na qual ela referiu a hipotese de Lydia e Wickham também eles irem passar o Natal a Longbourn.

"Querida Lizzy,

Sei que talvez com o que te direi a seguir desistas de vir a Netherfield, mas Charles insistiu para que te escrevesse. Ontem quando fomos a Loungbourn recebemos uma notícia, que se não fossem as circunstâncias da vossa visita não seriam talvez catastróficas. A mãe comunicou-nos que Mr. e Mrs Wickham viram passar o Natal com eles, embora ainda não tivesse a confirmação. Tanto eu como Charles compreendemos se Mr. Darcy não quiser vir e podes ter a certeza que não ficaremos ofendidos. Espero notícias tuas, tua irmã. Mrs. Bingley."

Elizabeth, não soube muito bem como reagir. Sabia que para Darcy seria terrível encontrar Wickham, e por outro lado pensava em Georgiana. Assim, decidiu pôr Darcy a para de toda esta situação, pois deveria ser ele a decidir. Mas, para espanto de Lizzy, este não quis deixar de ir passar o Natal com o seu amigo. E assim partiram no dia combinado, durante a viagem Elizabeth mantve-se um pouco alheia e Darcy que já conhecia um pouco do feitio de sua esposa percebeu-o.

- Elizabeth, não há nada a temer. Se alguém errou foi ele, não eu e muito menos tu.

- Sim, eu sei, mas...Darcy. Sei o que te vai custar encontra-lo. Eu mesma não me agrada a ideia...

- Querida Lizzy, se ele de alguma forma me magoou, não te magoou menos a ti. a mim ele nunca me enganou, mas a ti, convenceu-te que era o mais miserável dos homens e depois fez o que fez com...

- Não me digas mais nada...nem quero pensar no que passámos. No fim eras tu o mais "miserável". Foste tu que sofreste mais e eu...eu ainda troçei de ti.

- Não penses mais nisso. No fim tudo acabou mais ou menos bem.

- Graças a ti...mais uma vez...

- Não fiz nada que o meu coração não me mandasse fazer. Tu sofrias e eu sofria por ti.

Trocaram um beijo apaixonado e continuaram a sua viagem para Netherfield. Ambos se mostravam animados: Lizzy porque iria ver Jane e o pai; e Darcy porque a via feliz. Embora Lizzy não tivesse respondido a Jane esta se mantinha à janela na esperança de a ver chegar. Mr. Bingley em vão lhe pedia para que saísse de junto da mesma pois podia adoecer, mas esta parecia colada ao chão.

Um pouco depois de almoço Mrs. Bingley ouviu um som de uma carruagem, e embora não quisesse alimentar esperanças, ansiava que fosse Lizzy. Quando foi à janela constatou que era de facto Mr e Mrs Darcy a chegar. Saiu de casa juntamente com o esposo ao encontro das visitas.

- Darcy! Pensei que já não viesses.- afirmou Bingley.- Mrs. Darcy como está? Espero que a viagem não tenha sido muito cansativa?

- Não. foi longa, mas quando se faz por gosto...- respondeu Lizzy com um sorriso.

- Mrs. Darcy.- diz Caroline Bingley, com um sorriso algo cínico...- Que estranho chamá-la desta forma. Bom, mas é melhor  habituar-me não é verdade! Como está meu querido Darcy? Que prazer em revê-lo? E como está Georgiana? Porque não veio?

- Miss Bingley...- cumprimentou Darcy com uma certa frieza...- Georgiana foi passar o Natal a Londres como o faz sempre como bem o sabe.- respondeu Darcy algo irritado.

(HIATUS) A Simplicidade da Paciência #ConcursoStarOnde as histórias ganham vida. Descobre agora