Capítulo 3 - A Queda

6 2 0
                                    

Amanhece e Bernardo vai até o Barão acertar suas contas, pois está de partida para a capital. O Barão que por hora é simpatizante do rapaz, pois Bernardo o encontrara o Barão sozinho e caído ao lado de sua cadeira de roda no cafezal e o ajudou; pede para que o rapaz fique para o almoço, o filho de imigrantes italianos troca olhares com a neta do Barão, e aceita o convite. Enquanto almoçavam e conversavam sobre os sonhos do rapaz, entra pela sala de jantar Corina Bitencourt, uma cafeicultora riquíssima que por motivo de dividas estava ali com o oficial de justiça para se apossar da fazenda da família do Barão. Sofia nem imaginava que sua família estava falida e chocada com a notícia, fica desesperada. Felipe, o pai de Sofia pede a Bernando para procurar Paulo o advogado da família. Quando chegam a fazenda ficam sabendo que Sofia se trancou em seu quarto e se recusa a sair do lugar onde a história de sua família foi construída. Bernardo tenta se despedir de Sofia, mas é impedido, então ele se despede do avô e do pai de Sofia deixando o desejo de que tudo ficará bem.

Bernardo confessa ao seu irmão Luca que Sofia desperta coisas nele que mulher nenhuma despertou, mas ele precisa tocar sua vida. Então o rapaz e seus amigos se reúnem no jardim da casa de Elisa para partirem a capital, quando menos se espera a baronesinha chega a cavalo e aos gritos dizendo que vai junto com eles, pois sua amiga Elisa também quer se aventurar na capital e encontrar seu lugar no mundo. Elisa questiona se ela está preparada para isso, imediatamente o filho de imigrantes com um sorriso largo no rosto, avança em direção das duas e pede para deixa-la ir, pois a baronesinha precisa descobrir que a vida vai além da penteadeira dela, e então ela se aventura com a comitiva de amigos para a capital. Chegando a capital o grupo de amigos vão passar a noite na casa de Gustavo e depois cada um toma seu rumo. Sofia se sente deslocada, fora de seu habitat, e conversa com Elisa a respeito de Paulo e Bernardo, pois sobre Paulo a bela moça idealizou um romance mais tradicional, porém o advogado se encontra noivo de outra, inclusive arranjado pela própria Sofia, já Bernardo ela admite sentir algo que não entende bem, mas que é intenso, enlouquecedor e suculento, mas não sabe como lidar com isso; sua amiga então diz a moça que paixão na dose certa é o melhor sentimento do mundo. A partir dessa conversa Sofia vai até o quarto de Bernardo e confessa ao moço que seu beijo mexeu com ela, e que a companhia dele tem sido muito importante nesse momento difícil ao qual ela está passando, que tem a fortalecido e dado um novo sentido à vida dela. O rapaz se anima com a fala da bela moça, mas aí ela completa que precisa entender que lugar o destino reservou para ela, para depois entender o que realmente sente por ele. Então Bernardo a chama de covarde, eles discutem, e ela sai do quarto do rapaz, deixando-o irritado.

No dia seguinte Sofia em conversa com Elisa assume estar perdida e diz que acha deve voltar para o interior, pois com Paulo noivo e o não saber tratar com Bernardo a confunde. A noite a Baronesinha vai até o cortiço, onde está morando Bernardo, Elisa ,Gustavo com a sua esposa Manuela alguns amigos, e encontra com o rapaz no pátio, ele em tom de deboche pergunta o que ela faz ali, já que aquele lugar não é a altura dela, e ela responde a ele que foi despedir da amiga, pois está voltando para o interior, a moça revela ao rapaz que fez uma promessa a sua mãe em seu leito de morte de que cuidaria de seu avô e pai, e acredita que pelo motivo de não ter cumprido direito seu voto a sua família está sendo castigada com a ruína. Bernardo imediatamente a consola dizendo que o motivo da falência de sua família, foi a má administração do seu pai e seu avô e que ela não tem culpa de nada e a convida para se juntar aos amigos no bar ao lado do cortiço, mas a moça continua com a ideia de ir embora.

Quando a Baronesinha se despede e vira para ir embora, Bernardo grita: Sofia! Fica! Ela fica estática e pergunta ao rapaz: Faz mesmo diferença se eu for embora? Ele então diz que se ela está incomodada por morar de favor, que então venha morar no cortiço. Sofia o chama de biruta, mentecapto e tantã. Ele ainda tenta a convence-la a ficar deixando de lado todo seu orgulho, e a abraça calorosamente. Então vão os dois ao encontro dos amigos no bar, e Sofia revela para Elisa que Bernardo a convenceu ficar, e pede se elas podem dividir o quarto no cortiço, a amiga mais que depressa aceita e elas se abraçam. Sofia se sente acolhida e querida pelos amigos e Bernardo.

Amor com paixãoWhere stories live. Discover now