11 | Tire as sandálias dos pés.

715 47 0
                                    

Antes de Deus entregar nossas vitórias, ele espera que nós venhamos a tirar aquilo que vai nos impedir de recebê-las. Assim aconteceu com Josué, com Moisés e todos os heróis da fé.

Com Josué foi assim: quando próximo de Jericó, prestes a receber a maior vitória da vida, pois o Senhor ia lhe entregar a cidade com o rei e os homens de guerra, aparece a Josué um capitão do Exército do Senhor empunhando uma espada. Josué se aproximou e perguntou: "Você é por nós ou por nossos inimigos?" O capitão respondeu: "Nem uma coisa nem outra. Estou aqui como comandante do Exército do Senhor". Josué se prostrou em sinal de respeito e perguntou se tinha alguma mensagem para ele. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é santo. E Josué as tirou (Josué 5.15). Foi a resposta que o Anjo deu a ele.

O Anjo estava ali para, já entrar em Jericó juntamente com Josué, mas deixou claro que a vitória dependeria da postura e do comportamento de Josué. A vitória de Josué dependeu de atitude de obediência. Atendeu ao comandante, descalçou os pés em atitude de fé e reverência. Conosco também é assim. A fé, a obediência, a reverência são atitudes que Deus Se agrada.

As sandálias, naquela época, tinham uma representação muito forte. Tirá-las era um dever para situações e lugares muito diferenciados e especiais. Josué jamais poderia se tornar um líder vitorioso e conquistar a cidade de Jericó, se ele não fosse capaz de tirar as sandálias dos pés, em cumprimento às ordens do Anjo.

Mesmo tendo caminhado quarenta anos no deserto, não permitindo ter uma mente escrava, nem ser contaminado pelo espírito da murmuração, tendo vencido tantos obstáculos, guerras e desafios, Deus não permitiu que Josué continuasse com aquelas sandálias, símbolo do tempo, pois ela fazia parte da vida do Egito e de um período que a fé de Josué não agradara a Deus. E agora, para Deus Se manifestar na vida dele, foi preciso que ele tirasse o que sobrara do tempo do Egito.

Com Moisés foi assim: Ao pastorear as ovelhas do sogro dele, no deserto, Deus Se manifestou com fogo em uma sarça - arbusto lenhoso - e a sarça não se consumia. Impressionado como a sarça não se queimava, aproximou-se; queria ver de bem perto! Moisés, Moisés! Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa (Êxodo 3.5).

Onde Deus Se manifesta o lugar se torna santo.

O Senhor queria se manifestar na vida de Moisés, assim como ele deseja se manifestar em todas as áreas da nossa vida. Primeiramente, porém, Moisés teve que tirar aquelas sandálias que também tinham sobrado do tempo que ele pertencera à família do faraó.

São dois homens que, por mais que viveram no Egito, se tornaram lideres grandes e fortes, porque decidiram em obedecer, mudar, arrancar da vida aquilo que ainda carregavam. E pessoas que tem uma fé obediente são pessoas poderosas, capazes de conquistar cidades, fortalezas, de abrir o mar vermelho, de extrair água da rocha, de fazer o sol e a lua parar. Estes homens experimentaram o poder de Deus, pois escolheram acatar toda direção que o Senhor dava.

Tire, arranque também, tudo aquilo que ainda impede Deus de agir na sua vida, mesmo que você tenha anos de igreja ou até faça a obra de Deus. De tempos em tempos o Senhor sempre vai requerer mudanças em nosso caráter. Precisamos parar e examinar nosso homem interior. Pois é muito fácil uma pessoa voltar a ser dominada pelo mundo, por pensamentos negativos, por uma motivação errada, por sentimentos miseráveis e por um comportamento mundano. Analise-se com frequência. Examine-se sempre. A Bíblia diz:

Sejam santos, porque EU sou santo
1 Pedro 1.16

Bispo Bruno Pedroso

Comendo Bíblia no caminhoOnde as histórias ganham vida. Descobre agora