Magnetismo

57 1 0
                                    

O magnetismo é impressionante porque é uma força que age à distância : o imã atrai pregos sem encostar neles. Assim como a força elétrica, que também age à distância, a força magnética pode ser atrativa ou repulsiva. Invés de cargas positivas e negativas, como no caso da eletricidade, temos o polo norte e o polo sul . É interessante perceber que os polos norte e sul nunca se separam, ou seja, não podemos ter um polo sul separado de um polo norte: eles vão sempre juntos. Diferentemente do caso das cargas elétricas, pois podemos ter cargas positivas ou negativas isoladas como por exemplo no caso dos elétrons que são partículas de carga negativa.

O nome magnetismo vem de Magnesia, uma região da Grécia onde foram descobertas pedras que atraiam ferro, cerca de 2 mil anos atrás.

A primeira aplicação do magnetismo transformou o mundo: foi a invenção da bússola. Assim como a primeira aplicação da eletricidade (o telégrafo) a bússola revolucionou as comunicações, pois permitiu um aumento das navegações e das distâncias percorridas.

 Assim como a primeira aplicação da eletricidade (o telégrafo) a bússola revolucionou as comunicações, pois permitiu um aumento das navegações e das distâncias percorridas

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

Os metais que apresentam magnetismo são apenas o ferro, níquel e o cobalto. É interessante testar os metais com um imã. Por exemplo, uma lata de bebida geralmente é feita de alumínio mas a parte de cima é de ferro e portanto é a única que vai ser atraída pelo imã.

Os metais magnéticos podem ser imantados quando esfregados em um imã, isto é, tornam-se imãs também! Pode-se imantar uma agulha e grudá-la em uma rolha que flutua em água. Desta forma se tem uma bússola!

Orsted descobriu em 1818 que uma corrente elétrica produz magnetismo. Isto possibilitou a produção de eletroímãs, ou seja, imãs que funcionam a base de correntes elétricas. Você pode comprovar isso usando um fio enrolado num prego grande e ligado a uma bateria pequena: enquanto a bateria estiver ligada, o prego passará a atrair pequenos objetos como clipes de papel.

Eletroimãs apresentam várias aplicações tecnológicas como na fabricação de alto-falantes, campainhas, motores elétricos, trens que flutuam e no levantamento de outros objetos (como carros velhos em um ferro-velho). Existem também aplicações importantes na física-médica, como em máquinas de ressonância magnética nuclear que permitem produzir imagens do interior do corpo humano usando imãs muito potentes.

Vantagens e desvantagens de eletroímãs

A principal desvantagem do eletroímã é que um fornecimento de eletricidade é necessário para que ele funcione. As vantagens são várias:

1) eles podem ser muito mais potentes que os imãs naturais (sempre que se necessitam forças magnéticas muito fortes usa-se eletroímãs)

2) a força magnética pode ser variada, variando-se a corrente elétrica

3) ele pode ser ligado e desligado. Isto é conveniente por exemplo em guinchos que transportam blocos de ferro de um ponto a outro. A força magnética deve ser desligada em um dado momento para que o objeto transportado seja deixado.

Eletricidade e magnetismo para o ensino fundamentalWhere stories live. Discover now