1. O COMEÇO DE TUDO

361 37 51
                                    

Eu não sei e não faço a mínima ideia de como você teve essa ideia repentina de escrever um livro, mas seja lá como foi, não vem ao caso!

Antes de começar a escrever, você precisa saber sobre O QUE você quer escrever. Qual gênero, quais personagens e quais conteúdos. Com o que você mais se identifica?

Independente do que for, eu sei que você conseguirá descobrir.

Depois, imagine o que irá acontecer no desenrolar da história. Antes de mais nada, lembre-se: os personagens principais não são os únicos personagens da história. Ainda existe o antagonista, o coadjuvante e o carinha que só vai fazer uma pequena participação. De qualquer maneira, eles são pessoas. Devem ter uma história Deles, carregando junto a eles. Mais precisamente, um passado. Isso os tornará mais humanos.

A antagonista, é malvada mas é um ser humano com sentimentos. A coadjuvante é secundária mas também é um ser humano com sentimentos. A principal é importante mas, sem esse ciclo, a história dela tomaria um destino completamente diferente.

Todos os personagens merecem, e devem, ter um certo destaque.

Digamos que eu vá escrever um romance sobre Giovana e George cujo nome é Amor Além da Vida (estava no maior improviso gente).

Giovanna tem vinte e dois anos e já conhecia George na escola. Ele dormiu com ela e depois, no dia seguinte, a humilhou. Eles se reencontraram por que iram trabalhar juntos e, hoje ele quer ela de volta mas ela já não quer se relacionar com ele mais. Durante toda a trama, Anna, melhor amiga de Giovanna, vai tentar unir esse casal. Mas Lídia, a ex-namorada obcecada de George, vai se empenhar para que Anna não se saía bem nisso.

Esse já é o enredo básico gente. Já se podemos ter uma ideia de quem é o personagem principal, o shipp, a codjuvante e a vilã. Nisso, você já pode produzir uma sinopse totalmente simples, aos acontecimentos:

"Giovanna DiCatilho, está de volta a Londres, apenas para tratar de negócios. Contudo, seu passado também está de volta, trazendo seu romance com George Nobrig à tona. Confusões de sentimentos aconteceram nessa trama e, enquanto Anna Mary, sua amiga maluca de Gi, tenta juntar esse casal, Lídia Boomerang, faz de tudo para separa-los.".

Por enquanto, esse é um romance leve, cru, sem muitas maldades, trazendo apenas quatro personagens. E até o presente momento, é uma história pequena.

Você precisa trazer informação importantes da história para seu leitor na sinopse, apenas o principal. Se a sinopse ficar muito carregada, pode ser que ele se desinteresse logo de cara. Muitas pessoas odeiam livros com sinopses e capítulos enormes, até porque, se o livro não for algo interessante, fica MUITO enjoativo.

Tudo bem que é costume de várias pessoas fazer isso, mas é cansativo, eu mesma abandonei vários livros por esse motivo.

Então, uma dica boa que eu SEMPRE uso, é variar as palavras entre 500, 1.000 e 1.500. É mediano, rápido para se escrever e ler. Comece por 500, quando pegar o ritmo você pode arriscar mais. O bom, é que também, na hora de se revisar, não fica aquela montanha estressante.

- L

Como (tentar) Escrever um Livro (CORRIGINDO)Where stories live. Discover now