Só e Mal Acompanhado

62 6 0
                                    

Oi! Vejam a resenha da semana:

***
Obra: Só E Mal Acompanhado
Autor: betolimaneto
Gênero: Ficção Científica
Status: Completo
Sinopse: Num mundo onde não existe mais governo e a população mundial foi reduzida a apenas alguns sobreviventes espalhados pelo planeta afora, um jovem resolve sair do seu isolamento para procurar outros seres humanos enfrentando diversos perigos, não faltando ação, aventura e romance.
***
CAPA
Apesar da imagem utilizada estar dentro do contexto do enredo da obra, não há harmonia entre ela e os outros elementos utilizados na capa. Isso é algo que pode acabar afastando os leitores, afinal, esse é um dos elementos primordiais para cativar a atenção deles e a maioria é muito exigente, pois todos julgamos um livro pela capa. Então, para a melhor promoção da história, sugiro que o autor revise este ponto com bastante dedicação e busque ajuda. Dentro do próprio Wattpad temos várias obras, com capistas muito competentes, que podem ajudá-lo nesse quesito, se necessário.

Valor: 1,0
Nota: 0,5

SINOPSE

É curta e objetiva, apresentando o conteúdo da obra em poucas palavras, cumprindo com o objetivo de atiçar a curiosidade do leitor e destacando as particularidades da história.

Valor: 1,0
Nota: 1,0

ENREDO
A história se passa em um mundo futurista pós-apocalíptico, no qual restam poucos sobreviventes de uma terrível selvageria que se alastrou após a entrada de um meteoro na atmosfera terrestre; acontecimento que contaminou o mundo inteiro, trazendo os piores instintos dos seres humanos à tona e despertando algo sombrio dentro de todos. Roberto, ou Beto, que é um dos sobreviventes e imune à loucura que acometeu a maior parte da humanidade, resolve sair de seu esconderijo e procurar por alguém.

Bom, a ideia do enredo é bastante interessante e particular, porém não foi bem desenvolvida durante o decorrer dos capítulos. Após a partida de Beto do esconderijo, a narrativa se torna extremamente repetitiva, prendendo-se ao dia-a-dia do protagonista, que se resume a escapar de animais e transmutados, lutar contra eles quando estes aparecem e procurar por algum outro sobrevivente, o deixa a leitura muito cansativa e pode entediar o leitor (como aconteceu comigo *cof cof*). Após alguns capítulos isso melhora, mas confesso não consegui me envolver com a história, creio que o potencial dela nem de longe foi tão bem utilizado quanto poderia.

Valor: 3,0
Nota: 1,5

ORTOGRAFIA
É um dos pontos mais decepcionantes da obra. Os erros ortográficos são muito frequentes e, sinceramente, absurdos, além da falta de fluidez na escrita do texto. Recomendo que o autor procure por auxílio, aqui mesmo no CDE temos um livro excelente com dicas sobre escrita, afinal, a ortografia de uma obra é um ponto de extrema importância. As palavras fazem parte da alma da narrativa, então erros tão tolos quanto a grafia de palavras como "voz", "cercado", "permaneceram", entre outros, demonstram um vocabulário exarcebadamente limitado e pobre e falta de dedicação à obra. Meu conselho é que haja uma revisão longa, detalhada e urgente deste livro.

Valor: 2,0
Nota: 0,5

PERSONAGENS
Apesar de o livro não contar com muitos personagens, pelo que li, pude perceber que há a individualidade deles. Cada um tem sua história própria de vida, no entanto, não consegui ser cativada por eles.  A narrativa se concentra tanto na sobrevivência dos mesmos (o que até faz sentido), que os personagens ficam meio apagados. Senti falta do desenvolvimento deles no decorrer dos capítulos. Apesar da singularidade, eles não se destacam em meio à narrativa.

Valor: 1,5
Nota: 0,5

CONCORDÂNCIA E COERÊNCIA
Outro ponto que de certa forma deixou a desejar. Há sim uma explicação, mesmo que minimamente lógica para o desenrolar de certos fatos. No entanto, a oscilação do tempo verbal deixa a narrativa bastante confusa, além de alguns acontecimentos fora do contexto e/ou incoerentes. Confesso que fiquei perdida na maior parte do livro, algo que fez eu me desinteressar muito por ele e que pode ocorrer com qualquer outro leitor.

Valor: 1,5
Nota: 0,5

VISÃO GERAL
Só e Mal Acompanhado é uma obra que não conseguiu me envolver ou cativar, mas que possui originalidade e potencial, algo que pode ser melhor explorado pelo autor e o resultado disso pode ser surpreendente.

NOTA GERAL: 4,5
***
Obrigada, até semana que vem!

Resenha por Adria_Queiroz

CDE - Resenhas LiteráriasHikayelerin yaşadığı yer. Şimdi keşfedin