Autoconhecimento

438 8 0
                                    

Autoconhecimento

Experimente manter as observações resultantes desta lista à mão, pelo menos por algumas semanas. Em seu dia-a-dia, aproveite as oportunidades surgidas para acrescentar itens que possam ter fugido à memória.

Provavelmente, durante a sua reflexão, você constatou algumas práticas que lhe encheram de orgulho. Mas, certamente, a lista contém constatações incomodas. Coisas que sabidamente prejudicam o seu desempenho e mesmo assim ainda estão agarradas ao seu modus operandi!

O que há de errado, então?

Talvez a sua atitude!? O apreço pela manutenção da zona de conforto conquistada? Ou, quem sabe, a prevalência da vaidade?!

Chato, não é?!

Mas calma. Isso é mais comum do que se possa imaginar. O incomum é tomar consciência à tempo e estar disposto aos esforços necessários à mudança.

Vencer a inércia, dando o primeiro passo no rumo desejado já faz de você alguém diferente. Alguém comprometido com a mudança e engajado no permanente estado de aperfeiçoamento que a caminhada exige. A tomada de consciência por meio da elaboração da lista foi um passo importante. Mais uma vez, parabéns!

O passo seguinte é lembrar que uma liderança forte também é construída através da disciplina intelectual. Neste caso, especificamente, isto significa realizar todos os esforços, e sacrifícios, possíveis para agregar à sua rotina práticas adequadas ao exercício da liderança. Deixando, assim, de contar unicamente com os supostos dons naturais de liderança, sobre os quais você, certamente, já ouviu falar.

Comparando o líder a uma árvore frutífera, podemos dizer que algumas condutas propiciam a formação de frutos em fartura, elas alimentam o grupo e atraem novos talentos para próximo de sua sombra. Em pouco tempo existirá um pomar, um sistema produtivo e interconectado. Lideranças saudáveis geram espaço para outras lideranças frutificarem e isso potencializa o retorno de suas ações criando redes de competências. A este fenômeno dá-se o nome de "duplicação", ele permite que, através do desenvolvimento de pessoas que refletem suas habilidades e visão, um líder esteja em muitos lugares ao mesmo tempo. Duplicação é um atributo fundamental para a construção do sistema de liderança forte capaz de superar quaisquer crises.

Por outro lado, o descuido e a falta de empenho podem fazer com que a mesma árvore fique improdutiva ou repleta de frutos podres. A liderança, quando precária, acaba afastando as pessoas de valor e tornando o ambiente improdutivo. Sem os frutos, aqui minimamente relacionados aos resultados, não haverá criação de redes de valor pois lideranças autênticas, em geral, não compartilham espaço com a incompetência. Ao invés da formação do pomar produtivo, teremos uma árvore isolada e decadente.

Portanto, de tempos em tempos é aconselhável refletirmos sobre nossas ações, sacudindo os galhos para nos livrarmos de folhas secas e dos frutos podres, que nosso descuido possa ter gerado. Ao seguir em frente, se policiando, fica mais fácil deixar de lado as práticas pouco favoráveis à ação de liderança.

Observe que o simples exercitar do seu perfil de liderança dará início a um processo de fortalecimento da capacidade de resposta a novos desafios. Isso ocorrerá de dentro para fora. Importando no fortalecimento do líder e também na disposição da equipe para atuar em prol da visão compartilhada.

Ao tomar consciência do seu verdadeiro perfil e reforçá-lo constantemente sua percepção será alterada. Sabe aquela sensação de desordem? Aquele desconforto surgido nas situações de forte pressão sobre você? O friozinho na barriga? As mãos suadas? Isto será minimizado podendo até desaparecer por completo.

No espaço de tempo devido a equipe irá absorver, inconscientemente, a sua forma autêntica de liderar. O mesmo ocorrerá com quase todos os envolvidos em seu ambiente de trabalho. Não haverá unanimidade, mas o nível de coesão em torno das questões surgidas será o desejável para o surgimento daquele clima de superação, próprio aos times vencedores. Sua atitude positiva, além de conquistar respeito e confiança, vai atuar sobre a equipe mantendo-a motivada.

Reflita por alguns instantes sobre o texto acima.

A este ponto de sua leitura, você já deve ter as respostas para as perguntas lá do início do capítulo anterior. Lembra?

Vou facilitar as coisas e repeti-las a seguir:

"O que faz com que algumas pessoas reajam tão bem diante de situações de extrema pressão?"

"Quais os motivos que levam determinadas equipes a superar grandes desafios com invulgar facilidade?"

Medite a respeito, sinta a transformação. Ao longo deste livro, as respostas para essas e muitas outras questões serão apresentadas. Tenha em mente que, desenvolvendo virtudes, você supera fraquezas e cria novas oportunidades. Antes de se aprofundar no perfil dos profissionais de sua equipe, um líder deve conhecer detalhadamente suas próprias fraquezas. Seja por meio de terapia, coaching, imersão ou programas de treinamento, o importante é buscar o autoconhecimento para reduzir o grau de vulnerabilidade e ampliar a sua performance no exercício da liderança.

Líder Forte - os segredos da liderança à prova de criseOnde as histórias ganham vida. Descobre agora