Divulgação

112 12 8
                                    


A grande quimera de quem publica ficção especulativa no Brasil é ainda a divulgação. É até lugar comum – e clichê... – dizer que a Ficção Científica brasileira é invisível, etc, etc, etc... O negócio é fazer barulho e chamar a atenção.

Então, para terminar o nosso assunto, vou dar algumas dicas para você tentar sair do ostracismo e virar uma estrela literária.

Conseguindo, não esqueça dos pobres.

Preparando material para divulgação

Em um mundo ideal, o escritor tem a sua disposição toda uma assessoria de imprensa para divulgar o seu trabalho. Como se estivéssemos em um mundo ideal, você não precisaria de mim...

O principal meio de divulgação do seu material é um press release, um pequeno texto jornalístico falando do seu livro e de você. É essencial que ele tenha o número de páginas e o preço de venda. Esse texto, impresso, ilustrado com a capa e uma boa foto sua, deve ser enviado a possíveis divulgadores de sua obra, como jornalistas, produtores de programas de rádio e televisão, blogueiros e formadores de opinião.

Com a web, outras mídias foram surgindo e os escritores mais safos foram aproveitando.

Ter um site é quase essencial. Tente fazê-lo da forma mais profissional possível, com domínio próprio, design exclusivo e um conteúdo bem escrito. O que colocar nele? O press release, ilustrações do livro, informações sobre o processo de criação, um calendário de eventos... É importante também ter no site um clipping – que é a coleção das notícias que saíram na imprensa, virtual ou não, sobre o seu trabalho. Isso dá importância.

Outro bom método, que vem surtido efeito, é a confecção de trailers exclusivos para mostrar o seu livro. Se tiver visibilidade no youtube, as vendas podem subir vertiginosamente. Sugestão? Evite músicas e ilustrações com direitos autorais protegidos, a não ser que esteja disposto a pagar por elas. Use música em domínio público e arranje ilustrações com um bom desenhista. Assim, seu trailer terá um ar exclusivo, que só ele terá.

Lançamento(s)

Com o livro pronto, site feito, press release confeccionado, é hora de finalmente dar aquela festa. Quem tem uma editora – seja paga ou não – geralmente não precisa se preocupar com os detalhes do primeiro lançamento. Porém, é sempre bom saber como funciona.

É preciso escolher bem o local. Ele deve ser acessível, com uma boa circulação e com transporte público. Livrarias de shopping são excelentes opções, por dificilmente estarem vazias e terem fácil acesso. São pontos de encontro de pessoas que procuram por novidades literárias.

Mas não despreze a livraria do seu bairro. Às vezes, é bom para reunir a família e os amigos mais próximos para colher os louros do seu árduo trabalho na frente da tela branca.

Cada loja trabalha de uma maneira. Entre em contato e planeje tudo com antecedência. Verifique se há serviço de bufê, o que é servido e se você precisa fornecer alguma coisa. Quantos livros são necessários, até quando podem ser entregues e como é o pagamento.

Tudo pronto, aproveite a sua noite de autógrafos. Acredite, faz muito do que você passou valer a pena.

Uma observação: se você for uma pessoa muito pop e conhecer gente em vários lugares, veja se vale a pena agendar lançamentos em outras cidades, até mesmo estados. Pode não compensar financeiramente a curto prazo, porém rende bons contatos e divulgação.

Caindo na rede

Primeira coisa: spam é algo muito feio. Não saia enviando emails para desconhecidos.

Para os seus conhecidos, pode. Afinal, eles tem que pagar pelo erro de ter dado o email para você.

Como você é um escritor esperto, já está participando de vários grupos e listas de escritores. E como eu já disse antes, respeite as regras de cada uma e não incomode os outros usuários. Mais de uma propaganda própria por semana repetidas vezes pode torná-lo mal visto. Entrar em comunidades só para se auto-alardear também.

E não aceitar críticas a sua atitude pode torná-lo alvo de chacotas eternas.

Coloque-se de forma participativa, construtiva e educada. Considere que as pessoas que estão lendo as suas postagens poderem ser os leitores dos seus livros e irão torcer o nariz para arrogância, falta de educação e comportamento negativo.

Aí, a sua propaganda pode se voltar contra você.


Escrevi meu livro, e agora?Onde as histórias ganham vida. Descobre agora