Capítulo 5

2 0 0
                                    

Após os guardas levarem-no, seu pai deixou o estúdio. Não ficaria para ver seu filho ser massacrado. Esperaria do lado de fora, para a remota possibilidade de o filho ser liberado. Embora não acreditasse realmente nisso. Mas tinha que estar ali ao lado, respirando o mesmo ar, experimentando a mesma ansiedade. Devia isso a Juan.

Às 20h em ponto começava o programa. A música subia, a plateia gritava e milhões acompanhavam diretamente do conforto de suas casas. Na prisão, ou prisões, os condenados cantarolavam juntos o tema instrumental de abertura.

O apresentador J. Sinclair entrava sempre sorridente, correndo um trotezinho sem graça.

- Boa noite, senhoras e senhores, estamos começando mais um: 5 perguntas para a liberdade! – Que entre o candidato!

Dois guardas governamentais entraram com o rapaz algemado pelas mãos e pés. As algemas eram ligadas a uma corrente que circundava sua cintura. Ele foi conduzido direto para a caixa de vidro, a câmara de gás que daria fim a sua vida caso errasse alguma das perguntas.

Quando os presos do XXIII Centro Integrado de Serviço Prisional viram seu representante pisar o palco, foram à loucura. Gritavam como guerreiros medievais vendo seu líder enfrentar o inimigo que desejava fazê-lo sangrar.

Devidamente equipado e assentado na cabine, com fones de ouvido e microfones ligados, ouvia o apresentador narrar com intensa dramaticidade as regras do show.

- Vamos para a primeira pergunta de cinco. Lembrando que se você errar, a câmara se encherá de gás e você estará eliminado... Do planeta - prosseguiu, arrancando gargalhadas dos presentes – A categoria é: História. Primeira pergunta: Na Primeira Grande Guerra o Império Britânico, a França e o Império Russo formavam a Tríplice Entente e sob a liderança dos franceses lutaram contra a tríplice Aliança, que era formada por quais países? Sessenta segundos para a resposta – silêncio total no auditório. Juan não esboçou reação. Apenas olhava para o apresentador, estático. Depois de cerca de dez segundos, encarou o relógio que ficava pendurado de frente para a cabine, inclinou-se levemente para frente, o suficiente para o microfone captar sua voz e respondeu:

- Alemanha, Império Austro-Húngaro... – hesitou e prosseguiu - e Império Otomano.

- Resposta... Certa!

Nas casas, bares e auditório, um murmúrio cresceu. O oposto ocorria nos presídios; onde a celebração vigorava. Um certo homem de cabelos e bigodes brancos vibrava, contido, em sua sala: "Aquele monte de livros serviram para algo" – falou consigo mesmo enquanto deu um soco de comemoração no braço da poltrona.

Prosseguia o programa e os nervos permaneciam à flor da pele.

- Vamos à segunda pergunta desta noite e o tema é.... Regime Extremo: Em que ano foi suplantada a antiga Constituição e a Carta universal dos direitos humanos?

- Lembro-me como se fosse ontem...- disse Juan com segurança – Ano 2049.

Antes que o apresentador confirmasse a resposta, a plateia já sorria, pois era uma questão não muito difícil. Principalmente para alguém que foi diretamente lesado por isso.

O candidato estava eufórico. Queria conquistar sua vitória pessoal perante a Nova Ordem instituída.

- Terceira pergunta, e o tema é... Ciências: No ano de 2018, uma bactéria afetou drasticamente os cachorros, sofrendo mutação em seu interior e matando milhares de seres humanos em seguida, nas extintas América do Sul e América do Norte, culminando assim no necessário extermínio de todas as raças de cães do planeta. Qual era o nome científico da bactéria conhecida popularmente à época como Catulinus Morten? – O apresentador lia a pergunta e sabendo da iminência da morte do condenado, fazia caras e bocas, dando o tom dramático enquanto aguardava a resposta. Sabia que, pelas regras do governo, as perguntas seriam feitas mediante análise dos interesses dos presos, baseadas nos livros que liam, nas conversas que tinham etc. De qualquer forma, seria impossível que uma pessoa decorasse uma enciclopédia completa, e errar seria uma questão de sorte. Ou azar. Ou tempo.

AS CINCO PORTASOnde as histórias ganham vida. Descobre agora