A CONSEQUÊNCIA DO PECADO

129 10 1
                                    


"E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás." Gn 2:16-17

Para compreendermos o texto de Gênesis 2:16-17 não é preciso anos de estudo pois ele é bem direto no que diz respeito ao preço da desobediência: A morte.

O Apóstolo Paulo ao escrever para os Romanos disse: O salário do pecado é a morte. Romanos 6:23a

A morte seria instantânea: No dia que comeres...morrerás.
Mas se continuarmos a leitura, notaremos que eles não "morreram" no mesmo instante. Em Gênesis 5:5 informa que Adão viveu um total de 930 anos.

Veremos três tipos de morte que predominaram no Éden após a queda:

A Morte Moral:
Gênesis 3:8: Esconderam-se de Deus.
Gênesis 3:12-13: Justificou o seu erro culpando o seu próximo.

Moral significa ética, bons costumes, são os princípios de conduta do homem. Quando desobedeceram, os seus princípios foram mortos. Note que quando Deus chega para a visita da tarde (Gn 3:8), eles ouvem a voz de Deus e fogem de sua presença por entre as árvores. Deus então os chama e pergunta: Onde estás? Mas Deus não é onipresente, onisciente? Por que perguntou a eles onde estavam?
Dou a você a seguinte resposta: Deus não perguntou por não saber onde o homem estava, mas para que o homem olhasse, percebesse e confessasse onde ele estava depois de desobedecer.

Deus te pergunta leitor: Onde estás? Será que podes respondê-lo? Não, não é isso! Não é o local onde você está sentado ou deitado, mas em Deus, onde estás? Foi melhor ter errado? Deus está em suas decisões? Deus é consultado quando você toma uma decisão? Ele tem sido buscado? Tem prestado atenção às suas ordens?

O Criador estava dando a eles uma chance confessarem da seguinte forma: Meu Senhor, estamos agora em ruínas porque pecamos, desobedecemos a ordem que nos destes ouvindo a voz da serpente. Perdoa-nos! Mas não foi assim. Esta foi a resposta: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, e me escondi, porque (eu) estava nu (Gn 3:10)

Aqui opera o segundo tipo de morte: A Espiritual.

Todos os que pecam e não se arrependem, morrem espiritualmente, e a demonstração física dessa morte é "fugir de Deus", "esconder-se dEle". E por que isso? Porque na presença de Deus os nossos pecados são expostos. Não ao povo, digo, mas a nós mesmos. Diante de Deus nossas falhas devem ser confessadas, expressas para podermos nos aproximar dele. Isaías 59:2: ... As vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus... mas quando confessamos à Ele nossas ofensas, há o perdão e a parede de separação é quebrada. Isaías 45.22: Olhai para mim e sedes salvos...
Não sabemos quantos anos após a criação do homem esse evento aconteceu, mas tenha certeza, todas as vezes que Deus visitou o jardim, Adão e Eva ouviam a sua voz e nunca fugiram, sempre estiveram nus (Gn 2:25) e nunca se envergonharam ou tiveram medo por isso a ponto de esconderem-se. Deus sabia o que estava acontecendo e deu mais uma chance perguntando-lhes: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? (Gn 3:11). Mais uma chance de consertar e desperdiçaram!!! Era para confessarem!
Senhor! Isso mesmo! Foi o que fizemos! Comemos do fruto proibido! Socorre-nos! Ajude-nos!
Mas ao contrário, o terceiro tipo de morte ocorre agora: A Morte Moral:

A mulher que "tu" me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi. (Gn 3:12).
Mais uma vez não assumem a responsabilidade.

Precisamos assumir os nossos erros. Não é culpa dos nossos pais; não é culpa de Deus; não é culpa dos meus líderes. É fácil encontrarmos o culpado, quando este não sou eu. É hora de assumir a responsabilidade e dizer: Deus! Fui eu! Eu pequei! Perdoa-me segundo a sua misericórdia! Então, ache um espelho o mais rápido possível, olhe na direção dele, com a mão direita utilize o dedo indicador, aponte para o espelho e diga: A culpa é sua! Você é quem precisa mudar e Deus quer muito isso! Você precisa de Deus! Ele tem perdão se você estiver de fato arrependido!
Parabéns! Se fizeste isso, conseguiu fazer o que o homem no Éden não teve coragem.

Deus então olha para a mulher, pergunta o que ela fez e então ela aponta para a serpente e diz: Ela que me enganou! (Gn 3:13)

Deus então dá as seguintes sentenças: À serpente, que em Gênesis 3.1 aparece como a mais inteligente dos animais selváticos, a exaltada, Deus aponta para ela e diz: Tu és maldita entre todos os animais domésticos e os selváticos, rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida. (Gn 3:14)

À Satanás que se utilizou da serpente, Deus diz: Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. (Gn 3:15)

À mulher, disse Deus: Multiplicarei... Os sofrimentos da sua gravidez; darás à luz filhos em meio de dores e será submissa ao seu marido. (Gn 3:16)

Ao homem, Deus disse: Como deste ouvido a voz de tua mulher e comeste da árvore que te ordenei não comer, a terra é maldita por tua causa. Em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzirá cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo. No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado, porque tu és pó, e ao pó tornarás. (Gn 3:17-19)

"A sentença à Serpente e à Satanás será tratada nos próximos capítulos."

Quando Deus sentencia o homem e mulher, é apresentado o último estágio da morte: A morte física.

Note: Os sofrimentos serão multiplicados; dores (Gn 3:16); Maldição, o cansaço, a fadiga e a fome (Gn 3:18); o trabalho exaustivo para alimentar-se (Gn 3:19); A morte como estágio final do corpo (Gn 3:19a e Gn 5:5).

Só pensamos na morte quando vemos alguém em um caixão, mas, esta não é a única. Olhe agora para alguém na rua, percebe cada passo que ele dá? Cada movimento indica que ele está morrendo. Olhe para o seu relógio, conte os segundos por alguns instantes; cada momento que passa você está morrendo. Envelhecemos a cada minuto, são frutos da morte; as suas tristezas são frutos da morte; suas angústias, sofrimentos, enfermidades também são frutos da morte; seus desejos pecaminosos são também. Palavras do Apóstolo Paulo: Miserável homem que sou! Quem me livrará do corpo dessa morte? (Romanos 8:24)
Estas também são palavras de Paulo: Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não anda segundo a carne... (Romanos 8:1). O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Romanos 6.23). Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou perigo, ou espada? (Rm 8:35). Em todas estas coisas, porém somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida...poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Romanos 8:37-38)

Se deixarmos o amor de Deus por meio de Cristo entrar em nossos corações, a morte não terá poder sobre nós. Nada nos separará do amor de Deus.

Tudo Foi Por MimOnde histórias criam vida. Descubra agora