Autor, saia do meio do texto!

605 73 36
                                    

Você quer quebrar o ritmo da sua história? Quer dissipar o encantamento que a sua história pôs nos leitores? Insira uma maldita Nota do Autor no meio dela.

Você não sabe como é frustrante quando você está lendo um capítulo muito legal, imaginando tudo dentro da sua cabeça, e de repente vê aquelas letras em negrito N/A seguidas por alguma informação irrelevante. Duvida? Dê uma olhada:

As máquinas em volta da cama dele, que o mantinham vivo, estavam apitando de um modo estranho. Débora sabia que era agora ou nunca. Lágrimas começaram a trilhar seu caminho pelas bochechas dela, enquanto ela lutava para encontrar as palavras certas para contar ao homem moribundo (N/A: a blusa dela era azul) o quanto ela o amava e precisava dele ao seu lado.

Por quê, por quê?! Por que você fez isso? Ninguém está ligando se a blusa dela era azul, vermelha, ou se ela estava sem blusa! Nós estávamos à beira das lágrimas junto com a nossa pobre jovem Débora e queríamos apenas ouvi-la se confessar para o moribundo. Nós tínhamos esquecido que era apenas ficção, e estávamos sentindo a história, nós estávamos dentro dela... Mas então o autor se intromete e o nosso mundo mágico perde metade da sua atmosfera (se não toda).

Você pode me dizer "Mas Érika, tem coisas que nós precisamos explicar!"

Há lugares para isso, ou o modo correto de inseri-las. Se é um detalhe sobre a história, apenas insira-o no texto, sem a indicação de "nota do autor". Veja:

As máquinas em volta da cama dele, que o mantinham vivo, estavam apitando de um modo estranho. Débora sabia que era agora ou nunca. Lágrimas começaram a trilhar seu caminho pelas bochechas dela e aterrissar em sua blusa azul, bem em cima de seu peito oprimidoenquanto ela lutava para encontrar as palavras certas para contar ao homem moribundo o quanto ela o amava e precisava dele ao seu lado.

Muito melhor, ahn? Até me deu o detalhe do peito oprimido, para adicionar emoção, e minha cabeçorra bizarra de autora não ficou à mostra.

Se é algo que você não pode inserir no meio do texto, porque não diz respeito à história diretamente (uma nota sobre direitos autorais, uma explicação sobre alguma referência, etc.) você pode usar notas de rodapé - se estiver publicando em um formato que as permite - ou notas de autor introdutórias/finais. Lá onde os leitores podem pular as notas, se quiserem. 

O melhor conselho é evitar até esse outro tipo de notas do autor - a sua história em si mesma deveria ser o suficiente para passar a mensagem. Mas, se você tem que usar alguma, escolha o tipo que causa menos dano. Diga tudo o que você quer dizer aos seus leitores antes que eles mergulhem na sua história, ou depois que eles tiverem terminado, mas deixe-os em paz para ler a essência.

Truques da EscritaOnde as histórias ganham vida. Descobre agora