Seme/Uke

3.8K 262 158
                                    

Mas… Se yaoi/BL é algo relacionado com dois caras… Seria lógico que eles deveriam ter um nome, não? Então, vamos lá! Pra início de conversa, sim, existe os famosos “ativos/passivos”, porém, eles são chamados de “semes/ukes”, como podemos ver na sequência abaixo uma rápida explicação sobre cada um e de onde surgiram e porque apareceram:

ukes: (segundo o mesmo glossário citado acima) A pessoa submissa na relação de pessoas do mesmo sexo.
semes: (segundo o mesmo glossário citado acima) A pessoa dominante, na relação de pessoas do mesmo sexo.
Se ainda não ficou claro, passo a informação que encontrei:

Uke e Seme

Os dois participantes em uma relação yaoi são geralmente referidos como Seme (Ativo) e Uke (Passivo). Apesar desses termos terem se originado nas artes marciais, São usadas com contexto sexual faz séculos e não carregam nenhuma conotação degradativa. Seme é derivado do verbo japonês semeru (Atacar) e uke do verbo ukeru (Receber). Assim como homens gays em português são referidos como “Ativo” e “Passivo”, seme e ukesão uma analogia mais próxima para “lançador” e “pegador” (sic)

O seme é geralmente descrito na cultura anime e mangá com o estereótipo de um homem fisicamente forte, decidido e/ou protetor. O seme geralmente tem traços característicos, como um queixo forte, cabelo curto, olhos pequenos e um estereótipo mais masculino do que o uke. O seme usualmente persuade o uke. O uke usualmente é mais baixo, delicado, tem características mais novas e/ou infantis com olhos grandes. Ele é geralmente menos experiente em romance ou sexo e isso faz com que a sua interação com o seme seja sua primeira experiência homossexual. A linha do tempo na qual um uke resiste em fazer sexo anal com um seme é considerado similar a resistência do leitor em ter sua primeira relação sexual enquanto ainda é virgem.

Apesar de esses estereótipos serem comuns, nem todos os trabalhos aderem a eles. Por exemplo, alguns dos trabalhos publicadas por Be X Boy mostram histórias com temas como um seme mais novo ou “reversíveis” (inversão dos papéis). A “regra da altura”, regra na qual o personagem mais alto é o seme, é também quebrada algumas vezes.

Alguns escritores(as), tanto japoneses(as) quanto ocidentais, especialmente em BL/shōnen-ai/yaoi, se questionam até quando os papéis do seme e do uke são uma parte essencial do yaoi como um gênero, e se estão movendo-se para longe ou totalmente abandonando os tradicionais papéis seme/uke. Isso é mais comum em fanficsyaoi para séries de anime ou mangá que estreia personagens que não se encaixam nos papéis de seme e uke. Escrever um papel tradicional de seme ou uke para eles é geralmente visto como “fora do personagem”, ou seja, não se encaixariam na visão atual que se têm dos mesmos na história.

E como são chamados os casais flex? Flex! *risada* Sim, existem pares que podem ser chamados de flex, nos quais não existe semes ou ukes, mas sekes, que seria o passivo e o ativo na relação ao mesmo tempo e vice-e-versa para o outro parceiro. Dessa maneira, uke, seme, sekes, independente de que lado o jogador aponta, são parte essencial e atuante *duplo sentido* no yaoi/BL. E, acreditem, isso existe e posso citar exemplos, mas vou demostrar por meio dessa tirinha sobre o que seria BL.

Continua no próximo capítulo.

Fujoshi'sWhere stories live. Discover now