Histórico Da Capoeira

1K 28 2
                                    


Depois da descoberta, a terra ganhou o nome de Brasil. Foram trazidos escravos traficados da África ao Brasil em navios negreiros, para trabalharem a terra, construir os engenhos, abrir o mato e fazer a produção para o senhor de engenho que o comprasse.
Esses negros até chegarem ao Brasil sofriam muito, e vários morreram antes mesmo de chegar aqui. Separados de suas famílias, eram colocados junto com escravos de outras maltas (tribos) com costumes diferentes. Eles vinham amuntuados, jogados nos porões dos navios até desembarcarem nos portos brasileiros.

Nos portos eles eram vendidos e assim distribuídos por várias regiões do país. Trabalhavam muito, comiam pouco e muitos se revoltavam. Estes, se conseguissem fugir, iriam para o mato onde sua liberdade o esperava; se não desse certo a fuga seriam massacrados na frente dos outros escravos até a morte. Assim avisando aos outros o que aconteceria se tentassem fugir.
O mato era sua moradia, pois era parecido com o da África. Essas fugas foram favorecendo cada vez mais a organização dos negros, que foram formando os quilombos, as cidades dos escravos. Se conseguissem chegar até lá seriam guerreiros e estariam com sua liberdade assegurada.
Nesses Quilombos o negro podia cantar, dançar e continuar com seus costumes, o que antes não lhe era permitido por seus "senhores". Também tinham que saber de suas tarefas, pois os caçadores de escravos sempre os atacavam, e para eles as armadilhas estavam sempre prontas.

Choza de Quilombo
Assim os negros garantiam sua liberdade por muitos anos, chegando até a estarem em 50.000 escravos fugitivos com um terreno que abrangia três estados, Sergipe, Pernambuco e Alagoas, isso no seu maior quilombo, o de Palmares, onde o governo realizava as mais temíveis investidas.
Muitos anos se passavam e muitas investidas foram feitas até que o governo conseguiu separar o povo, pois garantiu a liberdade para quem fosse ao mar (vale do Cacuá). A outra parte do povo, que não seguiu com Ganga Zumba ao vale, não acreditando nas promessas do governo, resistiram com Zumbi até a destruição de Palmares. Sua cultura vive até hoje com os costumes deixados.
A capoeira entra aí, é a luta que os escravos praticavam para se defender. Nas suas brincadeiras, diversões, alegrias, risadas e nas sua busca pela paz, estavam sempre treinando a capoeira. Com ela conseguiam relembrar do seu passado, de sua terra natal e de sua liberdade.Treinavam para ter os braços, as pernas e todo o corpo a disposição de sua mente, podendo lutar de qualquer esconderijo contra o capitão do mato, que de mato conhecia menos que os escravos que lá moravam.
Na época da escravidão a prática da capoeira foi perseguida a ferro e fogo. Porém, depois de passado este período, a capoeira ainda continuou a ser alvo de poderosos que tentavam dar-lhe um fim, impondo leis à sua prática. O código penal de 1890, criado durante o governo do Marechal Deodoro da Fonseca, fazia proibição à prática da capoeira em todo o território nacional e, reforçado por decretos que impunham penas severas aos capoeiristas, este código só fez aumentar o ódio às perseguições dos chefes de polícia que tentavam a todo custo fazer valer a lei contra os capoeiristas. O motivo de tanta perseguição era o que a capoeira trás em toda a sua essência, a liberdade. Mesmo passando por todas estas provações, a capoeira resistiu e se firmou até os dias atuais. De luta proibida antigamente, a capoeira passou a ser um esporte, ou melhor, o esporte nacional. Genuinamente brasileira, a capoeira hoje é uma "potência" que dá aos seus praticantes mais fiéis um meio de vida e sustento, sem luxo, mas com dignidade e respeito. Hoje, o esporte capoeira é praticado no Brasil de norte a sul e, mundo afora, a capoeira já conquistou países como Uruguai, Argentina, Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Suíça, Inglaterra, Japão, Portugal, Espanha, Israel, Itália, França, Suécia, Austrália, dentre outros. Do crime reprimido à duras penas ao esporte praticado pelo mundo afora, esta é a capoeira, uma herança negra que todo mundo guarda em si como um grande tesouro.

CapoeiraDonde viven las historias. Descúbrelo ahora