Funções Cognitivas

63 3 0
                                    


os16tipos.com

As 4 Funções Cognitivas

As Funções Cognitivas, também chamadas de Funções Psicológicas são processos mentais que todas as pessoas possuem e usam em certa ordem predeterminada, dada a natureza da sua psique ou, como costuma-se chamar de, "preferência" pessoal. Esse é o conceito base para a teoria dos Tipos Psicológicos elaborada por Carl Jung, no seu livro Os Tipos Psicológicos de 1921.

Entender as Funções Cognitivas é um passo muito importante para entender a teoria dos 16 tipos.

São elas:

Pensamento - Sensação - Intuição - Sentimento

Carl Gustav Jung (26 de julho de 1875 - 6 de junho de 1961) foi um psiquiatra e psicanalista suíço que fundou a psicologia analítica .O trabalho de Jung foi influente nos campos da psiquiatria , antropologia, arqueologia, literatura, filosofia e estudos religiosos. Jung trabalhou como pesquisador no famoso hospital Burghölzli , sob Eugen Bleuler . Durante este tempo, ele chamou a atenção de Sigmund Freud, o fundador da psicanálise . Os dois homens fizeram uma longa correspondência e colaboraram, por algum tempo, numa visão conjunta da psicologia humana.

Freud viu o jovem Jung como o herdeiro que procurava levar a cabo em sua "nova ciência" da psicanálise. Freud chegou a nomeá-lo como o primeiro chefe de sua recém-fundada Associação Psicanalítica Internacional . A pesquisa e a visão pessoal de Jung, no entanto, tornaram impossível que ele se curvasse à doutrina de seu colega mais velho, e um cisma se tornou inevitável. Essa divisão foi pessoalmente dolorosa para Jung, e teve repercussões históricas que duraram até os dias modernos.

Entre os conceitos centrais da psicologia analítica está a individuação - o processo psicológico vitalício de diferenciação do "eu" (self) a partir dos elementos conscientes e inconscientes de cada indivíduo. Jung considerou que esta era a principal tarefa do desenvolvimento humano. Ele criou alguns dos conceitos psicológicos mais conhecidos, incluindo a sincronicidade, os fenômenos arquetípicos, o inconsciente coletivo, o complexo psicológico, a extroversão e a introversão.

Jung também era um artista, artesão e construtor, além de escritor prolífico. Muitas de suas obras não foram publicadas até depois de sua morte e algumas ainda aguardam publicação.Jung também definiu que essas funções poderiam assumir atitude Extrovertida ou Introvertida:

Atitude Extrovertida:

quando a pessoa tem relação com o objeto diretamente, desconsiderando a reflexão imediata. (Ex.: um Pensador Extrovertido "pensa para fora", analisando regras, implicações reais e leis no ambiente concreto, ou seja, fora da sua cabeça.)

Atitude Introvertida:

quando a pessoa se sente muito afetada pelo objeto, fugindo para seu "mundo interior", considerando mais a "reflexão" na sua mente para dar significado ao objeto. (Ex.: um Pensador Introvertido "pensa para dentro", analisando o contexto geral das coisas, das ferramentas, dos sistemas e metalologias e contextos subjetivos, ou seja, raciocinando dentro da sua cabeça.)

... dobrando assim o número de possibilidades para oito funções, que ele definiu então como sendo 8 Tipos Psicológicos, e cada pessoa seria um desses tipos:

Pensamento Extrovertido

Pensamento Introvertido

Sensação Extrovertida

Sensação Introvertida

Intuição Extrovertida

Intuição Introvertida

Coisas Sobre MBTIWhere stories live. Discover now