Capítulo 21- A verdade sobre a Morte

4 1 0
                                    

Chego alguns minutos atrasada para o estudo, pois estava caindo um grande pé d'água á caminho da casa de Ari. Sou recebida por Catarina, que sempre me recebe com uma grande sorriso. Hoje minha mãe, decidiu me acompanhar no estudo e estou  radiante.

- Me desculpem pelo atraso, estava chovendo muito. Digo me sentando ao lado de Ariela.

- Não se preocupe amiga, faz pouco tempo que começamos estávamos terminando de cantar um hino. Disse Ariela feliz em me ver.

- Pessoal, essa é minha mãe Clara. Falo apresentando minha mãe.

Seja bem- vinda Clara, me chamo Catarina, sou mãe da Ariela. Disse Catarina

- Obrigada Catarina é um grande prazer conhecê-los.  minha mãe responde.

-Seja bem vinda Clara, sou o pai de Ariela e me chamo André.

- O prazer é todo meu , André.

- Já que todos chegaram, eu e André estávamos pensando em falar sobre um tema diferente? Catarina fala pensativa.

- E qual seria mãe? Pergunta Ariela.

- Que tal abordamos sobre, o que acontece quando morremos?

- Esse é um tema que sempre fiquei em dúvida. Digo

- Pois iremos tirar todas as dúvidas que tiverem. Falou André.

-Alguém gostaria de orar, para começarmos?

- Eu! Paula levanta a mão.

- André: Vamos orar, então.

-Pai, querido queremos te agradecer por mais um estudo da tua palavra que o senhor nos guie e nos dê sabedoria e entendimento e somos gratos por estarmos unidos mais uma vez aqui na casa de Ari, nos agradecemos em teu doce nome amém! Paula finaliza a oração.

-Alguém sabe me explicar por que  surgiu a morte, antes de abrimos a bíblia? Pegunta André.

Davi: - Por causa do pecado, todos nós morremos. O pecado nos separa de Deus, que é a fonte de toda a vida. Durante a vida temos oportunidade para nos reconciliarmos com Deus, mas com a morte chega o julgamento. Ninguém escapa da morte e do julgamento de Deus.  Mas a morte não precisa ser o fim. Jesus morreu e ressucitou para que todos que creem nele possam ter a vida eterna. 

- Muito bem , Davi. Sua explicação foi essencial. Nesse momento vamos abrir a palavra de Deus, vamos abrir em Gênesis 2:17 que nos diz:

mas não coma da árvore do conheci­mento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certa­mente você morrerá".

-Fala sobre a história da criação, certo. exclamo.

Exatamente Heli, esse versículo  é aonde cita  pela primeira vez sobre a morte. Diz André dando um breve sorriso. Adão e Eva desobedeceram á Deus, eles  acabaram comendo do fruto proibido.

-  E mesmo sabendo que era proibido comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, por que Adão e Eva comeram? Pergunto com dúvida

- Eva foi enganada pela serpente e deu do fruto para Adão e então após comerem do fruto então  os olhos dois dois se abriram e virão que estavam nus está escrito em  Gênesis 3:7 , foi aí que os dois entrelaçaram folhas  envolta do corpo para se cobrirem.  Diz Matias explicando o versículo.

- André: muito bem pessoal  agora vou pedir para alguém abrir em Isaías 57:2

- Aqueles que praticam a justiça usufruirão da paz, encontrão pleno descanso na morte. Gustavo ler em voz alta.

- E o que quer dizer? Pergunto sem entender.

- Em Isaías 57:1–2 vemos que a sociedade então era tão ruim que os justos em Israel (também chamados de devotos e aqueles que andam retamente) tiveram que morrer para encontrar a paz. Responde Gustavo me olhando com uma olhar gentil.

-E em João 11: 25-26 também nos diz: Eu sou a ressureição  e a vida. Aquele que crê em mim, mesmo que morra viverá; e todo o que vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Ariela termina de lê.

-E o que acontece com a nossa alma. A mãe de Heli pergunta.

- ótima pergunta Clara. Vamos ver isso em Ezequiel 18:4

Todas as almas são minhas, tanto a do pai como a do filho; e aquele que pecar é que deve pagar com a própria vida. André finaliza a leitura.

- Espera, almas existem? pergunto admirada?

- Não do jeito que a maioria das pessoas pensam, alma não é um espírito que fica vagando por aí. Na Bíblia alma se refere á pessoa. Portanto quando esse versículo diz que todas as almas pertecem a Deus, quer dizer que todos nós pertencemos á ele. Ari responde de uma maneira resumida.

- E também diz que  se pecarmos morremos, eu ainda fiquei com dúvida nessa parte. Falo ainda com dúvida 

-No Versículo nos relata que Deus não está dizendo que vamos morrer se desobedecer á ele, não exatamente dessa forma. Matias  se atrapalha um pouco.

-O que Matias estava tentando dizer é que  os justos ressusitarão primeiro e os ímpios para a morte eterna. Aqueles que creram em Deus serão salvos e os ímpios morrerão. O pecado será destruído. E como os ímpios não se arrependeram de seus atos eles morrerão. É isso que o versículo quer dizer consegiu entender Heli? Pergunta Paula.

-Sim, entendi perfeitamente. acenei com a cabeça.

-E o que acontece depois da morte? Minha mãe faz a pergunta.

- É o que veremos agora Clara. Responde Catarina.

Eclesiastes 9:5 - Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento.

-Então a morte é como um sono, certo?Pergunto intrigada.

- Exatamente Heli. E se abrimos  em Jó 14: 11 e 12 nos diz:

 -Assim como a água do mar evapora e os ribeiros deixam fluir e secam, assim o ser humano se deita para morrer e não mais se levantará; até quando os céus já não existirem, os homens não acordarão e nada os despertará do seu descanso mortal. Acrescenta André.

- Eu não imaginava que era assim. Digo prestando atenção nas palavras do pai da minha amiga.

Concluindo mais um estudo, os anfitriões da casa chama todos  para  um momento especial. Os pais de Ariela se reunem na mesa para lancharem um delicioso quitute preparado por Catarina.

A MissãoWhere stories live. Discover now