A paixão de Naiá

12 2 0
                                    

   Mais uma vez eu estava admirando a beleza de Jaci, e como todos os outros dias, deitada à beira do rio esperando para que eu pudesse ser contemplada com seu brilho assim como aconteceu com outras jovens de minha aldeia. Sempre me perguntava se eu não era bela o suficiente, ou não era digna de sua atenção... Por que tinha que ser assim? Minha paixão por ela foi cultivada e regada com todas as esperanças e sentimentos que existem dentro de mim, eu só queria a encontrar. Saio de meus pensamentos após ouvir passos se aproximando pela mata, até que eu vejo o Pajé de minha aldeia se aproximar e acomodar-se ao meu lado.


- Está contemplando Jaci novamente Naiá? - Ele pergunta.


- Sim senhor, sua graciosidade é algo que me deixa extremamente fascinada - respondo.


- Ainda está apaixonada e esperando que ela se interesse por você, Naiá?


- Venho ansiando pelo nosso encontro há anos, senhor, mas parece que não estou à altura dos seus interesses - respondo novamente.


- Não seja tola menina, você possui um coração bondoso e brilhante, mas está deixando se levar por sentimentos recém criados. Ainda tem muito a aprender menina, o interesse de Jaci em você não deve ser a única coisa pela qual deve ansiar - ele diz.


- Mas senhor, meus sentimentos vêm crescendo dentro de mim, desde que eu pude contemplar as belas estrelas do céu e saber que eu posso me tornar uma delas, fazendo companhia a Jaci no céu. Aquela linda Lua que brilha em meus olhos todas as noites, é Jaci, e é com quem eu quero ficar. - Digo.


- Você sabe que ao virar uma estrela deixa de ser uma de nós, não sabe? - Ele indaga. - Não serámais uma índia, não fará mais parte da nossa história... - Ele pausa sua fala para respirar fundo -Deixará sua essência de lado, essa que nossos ancestrais tanto lutaram para que estivesse viva entre nós.


- Se eu me tornasse uma estrela, ainda seria a mesma Naiá, senhor. Minha essência seria o meu brilho, assim poderiam me diferenciar no céu. - Falei.

- Tome muito cuidado com suas escolhas, minha Naiá - ele diz, depois levanta e passa as mãos em minha cabeça. - E também com o que deseja - completa antes de se retirar.


     Permaneci por mais alguns instantes ali, pensando em suas palavras antes de ir descansar, ainda pensando em Jaci, a Lua grande e brilhante que iluminava até meus sonhos todas as noites sem exceção.

     Muitos dias se passaram, e eu continuava a admirar a beleza de Jaci à noite, mesmo quando ela estava quase invisível no céu. Até que um dia, ainda na beira do rio eu estava novamente a contemplá-la quando percebo seu brilho refletido na água, como nunca tinha ocorrido, havia algo diferente naquele naquele reflexo. Será que Jaci finalmente havia se interessado por mim? Meu coração diz que sim, parecia que finalmente eu seria correspondida, iria virar uma linda estrela no céu.

     Então tomo uma atitude, preciso me apressar para que Jaci não vá embora. Me inclino sobre as águas brilhantes, decidida a beijar Jaci e assim me fazer oficialmente sua, uma estrela ao seu lado. Quando de repente, desperto após cair nas águas que não pareciam mais tão brilhantes e convidativas com o brilho de Jaci, elas estão escuras e frias, não como a noite quando eu a contemplo, mas um frio que não me faz querer estar ali.

     Tento com todas as minhas forças sair daquele lugar, luto com todo meu amor por Jaci, mas aos poucos o frio e a escuridão vão me consumindo e vou perdendo minha vontade de lutar. Consigo então, por uma última vez, olhar para o céu embaixo daquela escuridão e vejo Jaci brilhando belamente no céu junto com as estrelas, até que não vejo mais nada.

     Desperto com uma nova sensação, eu já não era mais a mesma, não existiam mais aquelessentimentos de antes. Só depois de muito tempo, descubro que Jaci então se compadeceu dos meus sentimentos e me fez uma nova pessoa. Não sou mais uma índia, meu nome não é mais Naiá, agora sou Vitória-Régia, uma moça apaixonada que como homenagem, virou a estrela que sempre quis, não ao lado do meu amado, mas sim onde fiquei cega por minha paixão. Uma estrela das águas é o que sou agora.


FIM

A Paixão de NaiáWhere stories live. Discover now