Capítulo em andamento...

2 0 0
                                    


O Budismo tem uma palavra para a Palavra que sustenta o universo. A palavra é Dharma.
Assim como o Cristianismo também se refere à Bíblia como "palavra", nas diversas correntes do Budismo os ensinamentos escritos do Buda também podem ser referidos ocasionalmente como Dharma. O Dharma é a "palavra do Buda", mas os budistas vão dizer que ela não é palavra somente nos textos e nas tradições orais,  o Dharma é muito maior, ele é a lei absoluta sob a qual o universo está sustentado. Os cristãos dirão a mesma coisa sobre a Palavra de Deus, e estas "semelhanças" se seguem não na forma de coincidências, mas na forma de Conhecimento inteligível e plenamente conectado quanto mais rigorosa for busca e assimilação coerente dos ensinamentos. Isto não é uma particularidade do Budismo e Cristianismo, esta conexão é possível com todos os principais conhecimentos da humanidade, religiosos ou científicos que podem ser conectados independentemente do nome que os categoriza. Isto nos aproxima do Conhecimento Universal, e ainda desejo falar muito sobre isso com você leitora e leitor.

O Budismo assim como todas as maiores tradições religiosas do mundo tem inúmeras escolas, seitas (não no sentido pejorativo da palavra, mas similar ao que chamamos de "denominações"). Uma escola de Budismo de origem japonesa é a do Budismo Nichiren. Nichiren Daishōnin foi um monge budista  do Japão do século XIII, que fundou este segmento do budismo seguido por diversas escolas com suas diversas tradições. Dentro destas tradições existe um pergaminho chamado Gohonzon, que na tradição SGI funciona como um espelho da alma. Orações são feitas em frente ao pergaminho, repetindo o mantra Nam-myoho-renge-kyo.

Este Conhecimento Universal se conecta e se mostra mais verossímil quanto mais é buscado e religado, pois não se pode fragmentar a Verdade. Ah quão lindo! Quão poderoso é reconhecer em poucas palavras uma verdade tão sublime: a Verdade não é de posse de uma tradição ou categoria qualquer que seja, a Verdade é absoluta! Mestres e Mestres entraram em contato com a Verdade que sempre esteve presente, e transmitiram-na de forma compreensível e bela, pois a Verdade não pode nascer depois de um mestre. A Verdade não vem dos Mestres, os Mestres é que são filhos da Verdade, Filhos do Dharma, Filhos de Deus.

You've reached the end of published parts.

⏰ Last updated: May 27, 2022 ⏰

Add this story to your Library to get notified about new parts!

Religare - A Arte de Unir Todas as CoisasWhere stories live. Discover now