A Batalha pela Vontade

3 0 0
                                    




Contexto e Agradecimento

Esse texto foi escrito à princípio como trabalho de conclusão do curso "Formação em Yoga com o suporte do Ayurveda" que finalizei em 2020 na escola Sim Yoga, em São Paulo. Um curso belíssimo ministrado por minhas queridas professoras e também amigas, Simone Saavedra e Rita Camargo, que me passaram com muita dedicação, sabedoria e carinho os conhecimentos mágicos desses dois mundos tão enobrecedores. A essas duas mulheres dedico enorme agradecimento e reverência. Carrego em minha jornada seus ensinamentos, conselhos e exemplos.

Para a criação desse trabalho, também reservo especial agradecimento ao professor Lucas Penna, meu professor do curso da Nova Acrópole em Perdizes, que me passou uma imagem bastante rica da história do Bhagavad Gita e de seu poderoso conteúdo, conhecimento esse que me tem tornado um ser melhor desde então, tanto no que se refere à minha jornada como estudante do universo, quanto à meu crescimento como estudante de mim mesmo. A simbiose que pude constatar entre as aulas da Nova Acrópole com ele e os meus estudos no Yoga junto às minhas professoras, me foi de preciosidade inestimável, ajudando-me a chegar aonde agora estou.

Impossível de não mencionar também meu honrado respeito ao trabalho da professora Lucia Helena da Nova Acrópole, cujas palestras no youtube me serviram de grande inspiração tanto para o desenvolvimento desse trabalho quanto para minhas reflexões de vida.

Também gostaria de acrescentar aqui uma saudosa reverência a todos os mestres e mestras do passado, que possibilitaram que esses conhecimentos tão belos chegassem hoje até mim, permitindo-me construir, com bastante Vontade, esse trabalho e a continuação do meu desenvolvimento interno como ser humano.

E por fim, reservo essas últimas linhas para um caloroso agradecimento a você, que se dispõe a ler o que tenho para compartilhar. É profundo o desejo dentro de meu ser, para que as seguintes reflexões te ajudem na tua caminhada ruma à sabedoria, para que possamos construir um universo mais consciente, pleno e unido!

Uma ótima reflexão a todos e todas!

Loïc Campos

A Batalha pela Vontade

Quando a grande batalha estiver prestes a começar, as cornetas de guerra estarão posicionadas e os pulmões estarão cheios de ar, prontos para soprar o comando sem retorno. Os estandartes estarão flutuando ao vento, os aços reluzindo ao sol e as flechas nos arcos apontados. Quando enfim chegar o início tão aclamado da grande guerra, a mais importante de todas as guerras, nesse momento o mais nobre e valoroso guerreiro, dentre todos os nobres e valorosos guerreiros, será testado. E nesse momento de grande ápice, de grande triunfo, ocorrerá o temível acontecimento: ele perderá a vontade de lutar. O guerreiro irá largar o arco e a espada e cairá sem forças no chão. E nesse momento tudo estará perdido. E todos se perguntarão o que aconteceu.

Assim começa o Bhagavad Gita.

Mas, que fique bem claro. O conhecimento e a bravura desse guerreiro não podem ser questionados. No oficio das lutas ele é imbatível. Ele está no seu máximo, no seu auge. A arte de lidar com as armas e todos os tipos de instrumentos de guerra está mais firmado do que nunca em sua mente. Sua destreza no combate já foi testada cem mil vezes, e cem mil vezes aprovada. O domínio do próprio corpo é total e equilibrado. Sua lealdade para com seu reino e seu destino são inabaláveis. Seu senso de justiça jamais esteve tão afiado, firmado na mente como a rocha cristalizada na montanha.

Seu corpo é forte e pronto para expressar o melhor de sua alma. Sua voz é tão potente que poderia comandar mais de mil gerações de bravos soldados e ferozes animais combatentes, que lhe seriam leais até o fim e além do fim. A sua alma está tão expandida e alinhada com o propósito do universo, que o próprio universo encaminhou o ser divino para se prostrar ao seu lado, para apoiá-lo na grande guerra universal. Os astros param para observá-lo em sua glória. A própria natureza se abre para que nenhuma de suas flechas se percam e nenhum de seus golpes erre o alvo. Todos os seus gestos e palavras são mensagens do compromisso divino.

A Batalha pela VontadeOnde as histórias ganham vida. Descobre agora