DESMISTIFICANDO O MEDO DE ENGOLIR

108 3 0
                                    


Fagofobia (medo deengolir):

Atualmente, há um número infinito de fobias específicas relacionadas a todos os tipos de objetos, comportamentos, pessoas ou situações; alguns deles mais incomuns que outros. Embora a maioria das fobias nem sempre precise envolver sérias consequências à saúde, há casos específicos em que elas podem acabar causando outros tipos de condições muito mais graves.

Este é o caso da fagofobia , sobre o qual falaremos e que pode estar associado a casos de anorexia e séria perda de peso. A seguir, descreveremos quais são suas principais características, sintomas, causas e possíveis tratamentos.

O que éfagofobia?

A fagofobia se enquadra na categoria de transtornos de ansiedade específicos, também chamados de fobias específicas. Como o resto das fobias, é caracterizada pelo aparecimento de episódios graves de medo e ansiedade quando um estímulo específico aparece. Nesse caso, o medo é sentido antes do ato de engolir .

Como o restante dos transtornos de ansiedade causados ​​por um estímulo específico, a pessoa que sofre de fagofobia experimenta uma forte reação de medo, acompanhada pelas manifestações físicas de estados de ansiedade muito altos .

As principais características que distinguem um medo fóbico são especificadas nos seguintes pontos:

· A pessoa experimenta um medo desproporcional e medo em comparação com a ameaça real representada pelo estímulo.

· É um medo completamente irracional . Em muitas ocasiões, o próprio paciente é incapaz de encontrar uma explicação lógica que justifique seu medo.

· Como é um medo incontrolável, a pessoa é incapaz de evitar o aparecimento de sintomas fóbicos.

· É estável ao longo do tempo. Embora apenas se manifeste antes do aparecimento ou imaginação do estímulo fóbico, a pessoa mantém a fobia ao longo do tempo.

Como consequência, e se nenhum tratamento for recebido, o paciente pode sofrer complicações graves relacionadas ao déficit alimentar . Em alguns casos, a fagofobia pode levar à falta de interesse em alimentos, perda de peso grave ou anorexia.

Diferençascom outras fobias

É comum que, às vezes, a fagofobia seja confundida com outros tipos de fobia específica, como pnigofobia ou medo excessivo de asfixia ou afogamento. Embora pareçam muito semelhantes, ambos já estão ligados ao ato de engolir, na fagofobia o estímulo fóbico é o mero ato de engolir, enquanto na pnigofobia o medo está na possibilidade de engasgar e se afogar como resultado da deglutição.

Nos dois casos, os sintomas físicos podem ser confundidos com os de outras condições, como disgafia e odinofagia, nas quais a pessoa sofre de um distúrbio psicológico que impossibilita a deglutição ou a torna muito dolorosa.

Quais sintomas você manifesta?

Como a fagofobia é classificada na categoria de fobias específicas, sua sintomatologia é semelhante à de outros transtornos de ansiedade desse tipo . O quadro clínico de natureza ansiosa é caracterizado pelo aparecimento de sintomas físicos, cognitivos e comportamentais toda vez que a pessoa deve enfrentar o ato temido, neste caso a deglutição.

Em algumas ocasiões, a fobia pode estar tão fortemente enraizada que o paciente manifesta os sintomas apenas pensando ou imaginando que está engolindo qualquer alimento, bebida ou mesmo medicamento.

Portanto, os seguintes sintomas aparecerão na fagobobia, classificados por categorias:

1. Sintomas físicos

MEDO DE ENGOLIR - COMO SUPERAR A FAGOFOBIAWhere stories live. Discover now