INTRODUÇÃO

83 4 1
                                    


     O assunto que estamos prestes a ler, é um dos mais raros de se encontrar em livros, e artigos, pois não se fala muito dele. Embora milhares e até milhões de pessoas no mundo sofram de fobias hoje em dia.

Não é novidade que os transtornos mentais têm assolado cada vez mais a população. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o Brasil seja o país mais ansioso e estressado da América Latina. Uma das vertentes desse tipo de quadro é o transtorno de ansiedade social, popularmente conhecido como fobia social. Ele já acomete cerca de 13% dos brasileiros, totalizando 26 milhões de pessoas. Os dados são do Congresso Brasileiro de Psiquiatria.

Estudo publicado pela revista médica britânica The Lancet mostra que o mundo vive uma crise na saúde mental e que os países estão falhando em combatê-la. De acordo com os 28 pesquisadores integrantes da Comissão Lancet sobre saúde mental e desenvolvimento sustentável, que realizou o estudo, trata-se de uma epidemia que se propaga com rapidez, sem que haja investimento por parte dos governos proporcional à gravidade do quadro: 13,5 milhões de pessoas ao ano poderiam ser salvas da morte, com tratamento adequado para os transtornos mentais. Os pesquisadores apontam, ainda, que a qualidade dos serviços em saúde mental é geralmente pior que a daqueles voltados à saúde física e que, além dos prejuízos individuais, o retardo no tratamento de pessoas em idade ativa pode gerar custo de 16 trilhões de dólares, até 2030. (Disponível em: https://cee.fiocruz.br/?q=Crise-na-saude-mental-em-nivel-global-prejuizos-individuais-e-para-a-economia. Acesso em 06 08 2020).

Acredito que devido a tudo que o mundo tem passado ultimamente esses números estão em constante crescimento. Esse livro é um manual para saúde emocional, a cura para qualquer medo ou pânico que esteja passando. Porém irei abordar sobre uma fobia em particular. " A FAGOFOBIA", Você já ouviu falar? talvez não! Mas já pode ter sofrido, está sofrendo ou mesmo conhecer alguém, perto de você, um amigo, familiar que sofre calado desse "probleminha". Que na verdade é maior e mais real do que imaginamos.

- Você está tão magro, ou magra? porque você não come direito? - Não obrigado não estou com fome, - na verdade eu não gosto desse tipo de comida, obrigado!

Talvez esse tem sido seu dilema, diante de um aniversário, festa, almoço ou jantar em família. Pois o medo de engolir te apavora.

Durante todo o dia você sente-se bem, mas é só sentar para comer, que a falta de ar, o medo de engasgar, a sensação de sufocamento, o pavor de desmaiar e de parecer ridículo vem a sua mente.

Caro amigo e amiga, você não está louco! E nem é o único a passar por isso! Milhares de pessoas a todo momento enfrenam esse monstro chamado "FAGOFOBIA", ou medo de engolir, de engasgar. Ou qualquer outra fobia.

Não estou escrevendo esse livro apenas para lhe dar estatísticas, pesquisas científicas e psicológicas, com métodos de como superar esse medo! embora irei nos capítulos seguintes abordar um pouco essa questão, de sintomas, termos, relatos, etc. Mas falo como alguém que passou muitos anos sofrendo, as vezes calado e muitas vezes publicamente através de tratamentos e consultas, mas que venceu esse gigante do medo de engolir.

Hoje aprendi a superar e vencer, a usar mecanismos, crenças e mentalidades que vão também te levar a superar o medo de engolir. Para alguns a cura será instantânea, mas a grande maioria vencerá um dia de cada vez, matando um leão, um medo de cada vez, num processo gradativo rumo ao pódio. O importante é perseverar e não desistir. Lembre-se "Só não vence quem desiste"!

Leia e compartilhe esse livro, pois os conhecimentos contidos aqui podem te ajudar e também á muitas pessoas a sua volta.

Seja bem vindo conquista sobre o medo de comer! SIM VOCÊ PODE!

MEDO DE ENGOLIR - COMO SUPERAR A FAGOFOBIAحيث تعيش القصص. اكتشف الآن