Tianbao Fuyao Lu [Tradução Pt...

By OnlyMiss_Sw

17.4K 1K 1.8K

Título: Tianbao Fuyao Lu (天宝伏妖录); Autor: Fei Tian Ye Xiang (非天夜翔); Gêneros: Ação, Aventura, Comédia, Fantasia... More

Capítulo 001: Três Sábios de Yaojin
Capítulo 002: Vestígios dos Velhos Tempos
Capítulo 003: Oceanos Imensos e Céus Vastos
Capítulo 004 - Luz Sagrada Adentra o Mundo
AVISO!!!

[Guia informativo do projeto]

7.9K 385 339
By OnlyMiss_Sw

Olá, pessoal, tudo bem com vocês?

Pois é, já faz um longo tempo e, ainda assim, voltei mais cedo do que eu esperava com um novo projeto aqui no wattpad.

Pra quem me acompanha, seja pelas redes sociais pessoas ou da Mo Dao Zu Shi Brasil, sabe que eu já tinha iniciado esse projeto, mas vinha postando somente no leitor online da fanbase por 2 motivos: por haver um grande público aqui (embora isso seja uma coisa maravilhosa) e a possibilidade disso vir junto com uma grande cobrança, e também pelo fato dessa história ter mais de 200 capítulos, que é o limite permitido pelo wattpad (o que me obrigaria a ter que dividir a novel em duas publicações, coisa que sempre acaba sendo chata em alguma proporção).

Mas depois de muito pensar, resolvi vir postar aqui mesmo assim, deixando duas opções de local de leitura da novel em português pra vocês. No entanto, eu preciso deixar uma coisa clara, antes de mais nada: 

Esse projeto, ao menos por enquanto, não terá um cronograma regular e as postagens serão esporádicas (quando der certo traduzir e postar).

Eu compreendo perfeitamente que isso seja chato para quem lê, porém não é como se isso fosse de propósito pra irritar vocês. Infelizmente, só tenho condições de traduzir a partir do inglês e lá o ritmo de postagem também está lento; além do fato de que essa tradução está sendo feita ao mesmo tempo que vários outros projetos. Então eu espero, de todo coração, quem resolver acompanhar com a gente, possa ter paciência e não ficar exigindo atualizações mais rápidas do que podemos fazer. Eu ficarei realmente grata.

Aliás, dentre estes outros projetos mencionados acima, estão também o manhua (quadrinhos) e o donghua (animação) de Tianbao Fuyao Lu, postados no blog da fanbase MDZS Br e no leitor:

Para acessar o blog da fanbase: mdzsbr.blogspot.com (não forma link aqui, mas basta buscar no tio Google que vocês encontram facinho).

Para acessar o leitor:  leitormdzsbr.blogspot.com

Também vou deixar aqui a verdadeira sinopse da história, já que o campo designado pra isso do wattpad era pequeno e tive que colocar um resumo genérico lá.

*****

Sinopse

Do final do horizonte, a fênix liderava o voo de milhões de aves. Por trás delas, o céu estava cheio de nuvens esvoaçantes que pareciam um mar de fogo varrendo Chang'an. Um roc de asas douradas empoleirou-se suavemente no topo do Palácio Xingqing Em seus olhos, refletia-se o esplendor das pessoas comuns que viviam nessa Terra Divina. Em silêncio, dinastias se erguem e caem, e as marés subiam e desciam.

Li Jinglong arrastava lentamente o seu corpo repleto de ferimentos. Da palma de sua mão, uma luz resplandecente surgiu enquanto ele se aproximava incansavelmente de Hongjun.

"Os vivos... são meros viajantes de passagem..."

Sua voz baixa ressoou através do mundo, enquanto a névoa negra que cobria o céu e envolvia a terra recuou diante daquela luz.

"Os mortos... retornam aos seus lares eternos."

Aquela luz era o sol flamejante que iluminava o céu e a terra. Era a luz as estrelas que brilhavam no céu noturno. Era uma eterna Lâmpada de Coração que perfura a escuridão.

"O céu e a terra são... uma pousada; Por todo o nosso pesar, inevitavelmente retornamos... ao pó."

Li Jinglong fechou os olhos e colocou uma mão na testa de Hongjun. A luz branca se dispersou, cobrindo o campo de batalha repleto de montanhas de cadáveres e rios de sangue. Nas sombras deixadas pela luz daquela lâmpada, as memórias vinham: a extravagante devassidão no Pingkang Li, as árvores guarda-sol do Departamento de Exorcismo banhadas pela luz solar do verão, a areia e rodopiante a neve esvoaçante de Sawai, o claro e primaveral som a canção de A-Tai, as frescas folhas verdes que Mo Rigen e Lu Xu colheram, os traços flutuantes do pincel de Qiu Yongsi que evoluem para versos imortais que adornam a taça de Li Bai...

Um jovem nobre passeava pelo Mercado Leste de Chang'an,

Apreciando a brisa enquanto guiava seu cavalo branco em uma sela prateada.

Após admirar as flores caindo, para onde ele quer ir?

Ele sorri enquanto entra na loja de vinho de um Hu.

(As quatro últimas linhas são de um poema escrito por Li Bai usado para ridicularizar filhos hedonistas de famílias ricas por seus estilos de vida extravagantes.)


*****

Atualização: Finalmente preparei um guia bonitinho, mas como não dá pra adicionar todas as imagens aqui, vou deixar as que eu já tinha postado antes e em seguida inicio o guia informativo. 

~~ Apresentação visual rápida~~

❧ Kong Hongjun (imagem oficial do manhua)

❧ Li Jinglong (imagem oficial do manhua)

❧ Qing Xiong (imagem oficial do manhua)

❧ Chong Ming (imagem oficial do manhua)

❧ Zhao Zilong (imagem oficial do manhua)

❧ Mo Rigen (imagem oficial do manhua)

❧ A-Tai (imagem oficial do manhua)

❧ Qiu Yongsi (imagem oficial do manhua)

★★★★★

~~Guia Informativo~~ 

PERSONAGENS

Principais:

Kong Hongjun: Protagonista da história. Um belo jovem meio humano, meio yao, filho biológico do Rei Pavão. Tem a inocência de alguém que cresceu nas montanhas, isolado do resto do mundo, mas é inteligente, curioso e habilidoso. Tem 16 anos no início da história (com exceção da introdução, onde aparece com 4 anos). Artefatos mágicos: Facas de Arremesso Zhanxian e Luz Sagrada Pentacromática.

Li Jinglong: "Líder principal" (par do protagonista). Tem vinte anos no começo da história. Inicialmente, faz parte do Exército Longwu (cargo conseguido por intermédio do primo), mas todos o subestimam, apesar de seus talentos. Artefatos mágicos: Espada da Sabedoria e Lâmpada de Coração.

     ✦ Demais exorcistas:

A-Tai: Jovem extrovertido que se apresenta como um tocariano chamado "Tailopotamia Homihok Hammurabi" (A-Tai é seu apelido) e que toca com maestria um alaúde barbat. Artefatos mágico: Leque Jufeng Shen, Quatro Anéis Elementares e o alaúde.

Mo Rigen: Jovem Shiwei (Hu) que herdou os poderes do Deus Lobo, tendo a capacidade de se transformar no Lobo Cinzento. Artefato mágico: Sete Flechas Cabeça-de-Prego.

Qiu Yongsi: Jovem erudito de Xihu, em Jiangnan, que foi enviado pelo avô para integrar o Departamento de Exorcismo.

Zhao Zilong: Carpa que se cultivou em um yao, adquirindo braços e pernas humanas peludas. Acaba sendo salvo e criado por Hongjun, seguindo-o por toda parte.

Lu Xu: Jovem um tanto desorientado que é encontrado por Mo Rigen após sua vila ter sido atacada; se junta ao Depto. de Exorcismo posteriormente.

Ashina Qiong: Melhor amigo de A-Tai, especialista em atirar facas; se junta ao Depto. de Exorcismo posteriormente.

     ✦ Secundários e personalidades históricas mencionadas:

Chen Feng: Descendente da família Chen, verdadeiro herdeiro da Lâmpada de Coração.

Cheng Xiao: No passado, foi treinado por Jinglong; atualmente, é um detetive do Departamento Judiciário.

Chong Ming: Fênix e o ex rei Yao. Pai adotivo de Hongjun, costuma agir com frieza, dificilmente falando o que pensa/sente de verdade.

Di Renjie: Humano amigo de Kong Xuan; fundador do Departamento de Exorcismo. Também conhecido pelo nome de cortesia "Huaiying" e pelo título "duque Wenhui de Liang", foi um oficial das dinastias Tang e Zhou, servindo duas vezes como chanceler durante o reinado de Wu Zetian sendo um dos oficiais mais célebres desse reinado.

Du Hanqing: Jovem yao raposa que se afeiçoa a Hongjun.

Fei Ao: Forma humana do yao do tipo peixe ao (peixe mitológico com cabeça de dragão), que ao ser perseguido por Hongjun, foge e se esconde dentro de Chang'an.

Feng Changqing: Primo (materno mais velho) de Li Jinglong que o acolhe após a morte de seu pai e usa de seu prestígio para lhe conseguir uma vaga no exército.

Gao Lishi: Eunuco que detém grande poder na era do Tianbao.

Hu Sheng: Comandante do Exército Longwu, superior imediato de Li Jinglong quando fazia parte da guarda.

Jia Yuze: Humana, mãe biológica de Hongjun. Morreu antes de início da história.

Jin Yun: Prostituta de alto nível do bordel Yishilan e amante de Hu Sheng.

Kong Xuan: Rei Pavão, pai biológico de Hongjun, e o mais novo dos Três Sábios do Palácio Yaojin. Morreu antes de início da história.

Li Bai: Famoso poeta de quem Hongjun é um grande fã.

Li Guinian: Músico da corte imperial

Li Longji: Também chamado de Xuangzong, é o sétimo imperador da dinastia Tang. Seu reinado foi o período em que a dinastia prosperou e floresceu.

Qin Wu: Ex-subordinado de Jinglong, de quem recebia um cuidaia atenção especial nos treinos.

Qing Xiong: Roc Negro de Asas Douradas (Peng), e um dos Três Sábios do Palácio Yaojin. É ele quem leva Hongjun para Chong Ming, após a morte dos pais do garoto, e mantém uma relação muito próxima com ele.

Rei Fantasma: Líder do exército de cadáveres ambulantes. Apesar de ser chamado assim, ele não é realmente um fantasma, e sim um cadáver vivo.

Senhora Guoguo: Terceira "irmã" (prima) de Yang Guifei.

Senhora Qingguo: Oitava "irmã" (prima) de Yang Guifei; Dona de Qing-er, gato desaparecido cujo caso se torna a primeira missão do atual Departamento de Exorcismo.

Yang Guifei: Também chamada de Yang Yuhuan, é a concubina preferida do imperador Li Longji. É a nona "filha" de sua família (na verdade, é filha única, mas foi criada por seu tio após a morte de seu pai, então ela é incluída na contagem de suas primas).

Yang Guozhong: Chanceler/primeiro-ministro do reinado de Li Longji; primo/irmão mais velho de Yang Guifei.

Yaoji: Uma deusa primária da literatura taoísta; ela comanda as tempestades e os dragões, e é a irmã mais nova do Imperador de Jade. Duas de suas reencarnações são mencionadas na novel.

Yuan Kun: Também chamado de Rei Kun de Xuandu; Kun é uma lendária baleia alada. Foi o guardião da Lâmpada de Coração quando o artefato não pôde ser adequadamente transferido para um descendente da família Chen.

★★★


ARTEFATOS E ARTIGOS MÁGICOS

Espada da Sabedoria: Usada por Jinglong. Também chamada de Lâmina de Acala, era a arma utilizada por Di Renjie para exorcizar/eliminar yaos e mos.

Espelho revelador de yaos: Espelho capaz de refletir a verdadeira forma de um yao.

Facas de Arremesso Zhanxian: Usadas por Hongjun. São um conjunto de 4 lâminas de "cortar imortais", cada uma regida por um elemento (serão adicionadas à medida que aparecerem na tradução):

     - Faca do Trovão Celestial;

Lâmpada de Coração: Usada por Jinglong. Permite ao seu usuário emitir uma luz capaz de exorcizar yaos e mos. É usada especialmente em junto com a Espada da Sabedoria. No início da história, é mostrada do pingente chamado "Lâmpada Ardente".

Leque Jufeng Shen: Usado por A-Tai. Tem a capacidade de provocar furações com um aceno.

Luz Sagrada Pentacromática: Item essencialmente defensivo criado a partir das "Penas de Cinco Almas" de Kong Ming (Kong Xuan).

     - Luz Sagrada Protetora: Uma das luzes específicas Luz Sagrada Pentacromática.

Pincel Shanhe: Usado por Qiu Yongsi. Tem a capacidade de transformar um cenário real em pinturas, permitindo ao usuário controlar quem estiver dentro delas.

Três Chamas Sagrado de Samadhi: Usadas pelo rei Fênix. São: a chama superior ou chama divina (também conhecida como "fogo do coração", e é associada com regras); a chama intermediária ou chama essencial ou ainda "chama do rim" (associada com conselhos); e a chama inferior, que habita em seu mar de cultivação, também chamada de "chama do povo".

Pólen de Lihun: Tipo de pólen que provoca amnésia temporária em quem inala.

Quatro Anéis elementais: Usados por A-Tai, permitem manipulação de elementos (Terra, Água, Fogo e Trovão).

Sete Flechas Cabeça-de-Prego: Usadas por Mo Rigen. Após terem atingido seu alvo, elas podem retornar ao usuário por meio de um encantamento.

★★★


­­­­­­­­­­­­­­­­­

SERES MÍTICOS:

Demônio da seca: Nome alternativo para cadáveres ambulantes; segundo as lendas, quando cadáveres reanimados aparecem em uma região, o lugar passa por uma desastrosa seca, por isso passaram a ser conhecidos por esse nome.

Jiao: Criatura mítica ora descrita como uma cobra, ora como um "falso dragão", que controla pequenos rios ou lago (visto que os dragões reais ocupam os corpos d'água maiores). É tido como inferior aos dragões reais.

Mara: Uma tradução literal do seu nome seria o "demônio divino"; no budismo, é o demônio que tentou atrair o príncipe sidarta (Gautama buda), tentando seduzi-lo com a visão de belas mulheres que, em várias lendas, são muitas vezes ditas como filhas de Mara. Na cosmologia budista, Mara é associado com a morte, renascimento e o desejo.

Peixe ao: Lendário yao com corpo de peixe e cabeça de dragão surgido a partir de uma carpa dourada ou prateada que saltou a queda d'água para se tornar um dragão, mas acabou se tornando um ao após roubar pérolas do dragão no oceano.

Roc Negro de Asas Douradas: Também chamado de Peng ou Dapeng, é uma ave de rapina mitológica. As lendas mostram como uma criatura ora ave, ora peixe (ou baleia voadora), mas no contexto de Tianbao, essas são duas criaturas/personagens diferentes.

Yao raposa: yaos que têm habilidades sagazes e experimentam as mesmas emoções que os humanos.

★★★


TERMINOLOGIA GERAL:

Chi: Unidade de medida de comprimento chinesa equivalente a 0,33m.

Dao (ou Tao): significa "caminho", mas dentro do contexto da filosofia tradicional e religião chinesa, é "o intuito da vida", que não pode ser aprendido totalmente, mas pode ser conhecido pela vivência diária.

Er: Sufixo usado para pessoas jovens, significa literalmente "criança/filho". Apelido carinhoso; como chamar alguém no diminutivo em português.

Exército Longwu: Unidade da Guarda Imperial que só aceitava descendentes de pioneiros do Império Tang.

Exército Shenwu: Outra unidade da Guarda Imperial.

Exército Yulin: Guarda Imperial.

Ge (ou gege): Significa "irmão mais velho", podendo ser usado tanto com irmãos de sangue como também para se referir a rapazes/homens mais velhos.

Grande Tang: Forma como as pessoas se referiam à dinastia Tang.

Jin: uma medida de peso chinesa equivalente a 500g.

Laoye: Honorífico usado para se referir ao dono/mestre de uma casa.

Li: Medida de comprimento equivalente a 500 metros.

Mana: comumente interpretado como a "substância da qual a magia é feita", além de ser a substância que forma a alma. Essa força existiria não só nas pessoas, mas nos animais e objetos inanimados, instigando no observador um sentimento de respeito ou de admiração.

Qi: o mesmo que "energia".

Qinglou: Bordel, casa de prazer/entretenimento.

Tianbao: Período da dinastia Tang ocorrido entre 724-756.

Três Sábios do Palácio Yaojin: Isso também pode ser traduzido/interpretado como "Três Santos" ou "Três Reis" do Palácio Yaojin.

Xiong: significa literalmente irmão. É um sufixo usado para um amigo mais velho do sexo masculino.

Xiongdi: Também pode ser traduzido como "irmão mais novo/irmãozinho", utilizado para se dirigir a rapazes mais jovens de maneira educada/cordial.

Yao Mo Gui Guai: Classificação generalizada para várias espécies de seres míticos, muitas vezes abreviada como "yaoguai" ou grosseiramente como "yao", mas cada sílaba se refere a um nicho.

     - Yao: Abrange basicamente monstros cultivados a partir de animais;

     - Mo: Abrange demônios (é dito que são cultivados a partir do acúmulo de ressentimento);

     - Gui: Basicamente são os fantasmas.

     - Guai: Criaturas cultivadas a partir de plantas.


Zhang: uma medida de comprimento chinesa equivalente a 3,33 m.

★★★


LOCAIS

Bihua Tang: Literalmente "Salão da Flor de Jade"; é um dos bordéis de Pingkang Li, localizado bem na saída do Mercado Leste.

Departamento de Exorcismo: Com sede em Chang'an, esteve abandonado por muito tempo após a morte de Di Renjie.

Departamento Judiciário: Localizado em Chang'an, seu nome pode ser traduzido como "Templo Dali", o que leva as pessoas que apenas ouviram falar dele a erroneamente acreditarem que se trata de um templo.

Guanzhong: Também chamada de Planícies Qinchuan, é a área localizada dentro da Grande Muralha, entre as montanhas do Norte, o morro Qin no Sul (que divide Norte e Sul da China), a cidade de Baoji ao Leste (antigamente chamada de Chen Cang), e a passagem Tong ao Oeste.

Liuying Chunxiao: Pode ser traduzido literalmente como "Rouxinol/Papa-figo do Riacho na Aurora da Primavera", mas também poderia ser "Prostituta na Aurora da Primavera". É o bordel para onde Hongjun leva Jinglong na noite em que se conhecem.

Montanhas Taihang: Cordilheira que fica na borda oriental do Planalto de Loess nas províncias de Shanxi, Henan e Hebei.

Pagode Dayan: O pagode (torre) mais alto de Chang'an.

Palácio Daming: Um dos palácios reais de Chang'an.

Palácio Xingqing: Um dos três palácios reais de Chang'an. Durante a era do Tianbao, esse era o principal núcleo político, além de ser também onde o imperador vivia com sua amada concubina Yang Guifei

Palácio Yaojin: Palácio onde moravam os Três Sábios/Reis Yaos, e também onde Hongjun foi criado após a morte de seus pais biológicos. Localizado no topo das Montanhas Taihang.

Pingkang Li: Distrito da luz vermelha.

Planícies Centrais: Também conhecida como Zhongtu, Chungtu ou Zhongzhou, Chungchou; é a área no curso inferior do rio Amarelo que formou o berço da civilização chinesa. Faz parte da planície do norte da China.

Protetorado de Anxi: Área militar mais ocidental durante a dinastia Tang, criada para "pacificar o oeste" (área ao redor da bacia do rio

Regiões Ocidentais: Regiões além da passagem de Yumen.

Saiwai: Território fora da Grande Muralha, onde as tribos nômades viviam.

Terra Divina (Shenzhou): É um nome antigo da China.

Yishi Lan: Um dos bordeis de mais alto nível no Pingkang Li, muito favorecido por acadêmicos/eruditos.

★★★★★

A versão ilustrada desse guia pode ser encontrada no Leitor da Mo Dao Zu Shi Brasil (basta pesquisar na aba "Novel TBFYL". Vale lembrar que ele será atualizado conforme a tradução for avançando e/ou houver necessidade~

Então, espero de coração que vocês possam se divertir com essa leitura e apreciá-la tanto quanto eu. Volto daqui a pouquinho com o primeiro capítulo~ o/

Continue Reading

You'll Also Like

54.7K 5.3K 58
E se Percy Jackson, Annabeth Chase e Grover Underwood aparecessem de repente na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e se encontrassem com o Trio d...
50.8K 5.8K 50
Harry Potter ( Hadrian Black ) recebe sua carta para Escola de Magia e bruxaria de Hogwarts , mas as dores e abusos de seu passado o tornam diferente...
9.3K 993 10
Ela não é uma pessoa boa, comete erros, age impulsivamente, é teimosa. Odeia perder aqueles que ama, detesta mudanças e teme a solidão, mas ao mesmo...
11.2K 764 39
Anos após a guerra, novos vilões banidos para uma nova ilha e o desaparecimento da herdeira do trono, o rei Ben e a rainha Mal decidem voltar a receb...