ENTREVISTANDO AUTORES - 2024

By EntrevistandoAutores

3.5K 958 464

Bem-vindos ao Projeto Entrevistando Autores! O Projeto Entrevistando Autores é uma iniciativa que visa propo... More

Projeto Entrevistando Autores
Sobre a publicação das entrevistas
Entrevistando Autores: Carlos Daniel
Entrevistando Autores: CrystalFey
Entrevistando Autores: Alexa Londrean
Entrevistando Autores: Autora Estelar
Entrevistando Autores: Fabricio Prudente
Entrevistando Autores: Sallynger
Quer participar de uma entrevista? Siga as regras!
Quer participar de uma entrevista? Preencha a ficha!
Entrevistando Autores: Isabella C. Lima
Entrevistando Autores: Melrianne Soares
Entrevistando Autores: Rhayssa Lima
Entrevistando Autores: Diego Calixto Stringue dos Santos
Entrevistando Autores: Emilly Santos
Entrevistando Autores: CrisPirei
Entrevistando Autores: Camila Fernandes
Entrevistando Autores: Henggo
Entrevistando Autores: Jade Cunha Roza
Entrevistando Autores: Rayssa Fernandes

Entrevistando Autores: Luiz Henrique Souza

344 74 28
By EntrevistandoAutores

Caros leitores,

É com grande entusiasmo que apresento a vocês o "Entrevistando Autores", um mergulho no universo dos que dão vida às palavras e nos transportam para mundos fascinantes.

Em nossa primeira entrevista, vamos conhecer o escritor Luiz Henrique de Souza  (luiz_Hsouza), que gentilmente compartilha sua jornada única no mundo da escrita.

Quem é Luiz Henrique de Souza?

Nascido em Angra dos Reis (RJ) e residente em Catalão (GO), Luiz Henrique, aos 17 anos, é um autor que encontrou na escrita uma paixão inesperada. Estudante do Sesi Senai Catalão, ele nos revela suas inspirações, desafios e a paixão por trás de suas obras.

O que esperar desta Entrevista?

*Uma viagem pelos bastidores da criação literária.

*Insights sobre a paixão de Luiz Henrique pela mitologia.

*Descobertas sobre "As Aventuras de Ubiratã" e seus elementos envolventes.

*Reflexões sobre o uso da inteligência artificial na literatura.

*Dicas valiosas para os aspirantes a escritores e entusiastas da literatura.


Já quero agradecer a participação do autor e bora para a entrevista!

Entrevistando Autores: Você entrou no Wattpad em março de 2023. Entrou mais como leitor e depois decidiu escrever ou foi o contrário?

Luiz Henrique: Quando entrei no Wattpad, já estava imerso na escrita de uma das minhas obras, que ainda está em desenvolvimento. Ou seja, foi o contrário.

EA: Há quanto tempo você escreve e por que é inusitado para você?

Luiz: Eu escrevo há dois anos e o fato de ser inusitado é que eu nunca havia demonstrado interesse na escrita nos anos anteriores, e agora, sou apaixonado!

 EA: Por que decidiu publicar as suas histórias agora? O que te levou a essa decisão?

Luiz: Decidi superar minha timidez, sempre fui quieto, e comecei a pensar que deste modo minha histórias não iriam muito longe.

EA: Fale sobre seu primeiro livro. O que os leitores podem esperar dessa história?

Luiz: As Aventuras de Ubiratã surge como uma homenagem ao povo indígena brasileiro, uma temática raramente explorada. Prometo aos leitores uma jornada repleta de aventuras e aprendizados, buscando despertar curiosidade e diversão a cada situação apresentada.

EA: Como surgiu a história do seu primeiro livro? Qual foi a sua inspiração?

Luiz: Sou apaixonado por mitologia. Sempre busquei aprender cada vez mais sobre esse tema, por exemplo, Percy Jackson (Série de livros e filmes: Fantasia épica de Rick Riordan sobre Percy, um semideus grego, misturando mitologia e modernidade.), foi uma das minhas maiores inspirações.

EA: No seu perfil do Instagram você se denomina "Escritor Amador". Por quê? O que você acha que precisa para se tornar um "Escritor Profissional"? E o que está fazendo para isso acontecer?

 Luiz: Porque reconheço que tenho muito a aprender. Acredito que a chave para me tornar um "Escritor Profissional" está em aprender com erros, com escritores anteriores e continuar evoluindo, ou seja, irei continuar aprendendo com tudo em minha volta.

EA: Qual é a parte mais difícil de escrever? E qual é a mais fácil?

Luiz: A parte mais difícil surge quando encontro incoerências na história, exigindo ajustes desde o início. E a mais fácil é o ato de escrever em si, pois minha mente me ajuda gerando histórias de maneira aleatória, tornando-se gratificante escrever.

EA: Sempre se interessou pela mitologia tupi-guarani? O que, como escritor, te deixou mais fascinado ao criar uma história com essa temática?

Luiz: Meu amor pela mitologia me levou a explorar a rica mitologia tupi-guarani, muitas vezes negligenciada. Encontrei inspiração em um livro sobre o tema e acabei a admirando muito, fazendo com que eu escrevesse uma história que contasse sobre o filho do deus supremo.

EA: Seus livros são para o entretenimento ou você quer passar alguma mensagem para os seus leitores?

Luiz: Busco sempre apresentar uma mensagem. As Aventuras de Ubiratã traz a perseverança como tema central, incentivando a superação de desafios para construir um mundo melhor.

EA: Foi você quem criou as capas de seus livros? (Aliás, meus parabéns! As capas são lindas!) Além das capas, você produziu um trailer book e também deu imagens a seus personagens (algumas delas, geradas por Inteligência Artificial), qual a importância disso em seus livros?

Luiz: Ambos os livros foram realmente criados por mim. É claro que tive ajuda de uma inteligência artificial para ter uma base de como seria meus livros. A intenção é aproximar os leitores dos personagens, gerando empatia antes mesmo de começarem a leitura.

EA: Não sei se você soube, mas recentemente um livro que usou Inteligência Artificial (para fazer a capa) foi desclassificado do Prêmio Jaboti. Qual a sua opinião sobre isso e sobre o uso da IA no mundo da escrita?

Luiz: Eu ouvi falar sobre esse assunto e sinceramente, não sei o que pode acontecer. Meu livro tem sim a ajuda da IA, em partes específicas, como design e fontes,  feitos por mim por meio de um aplicativo. É claro que IA pode acabar causando uma certa desvalorização aos escritores do passado, no entanto, devemos estar cientes de que nem todo livro que tem capa desenvolvida por IA, foi escrito também por ela.

EA: O que acha do Wattpad e essa aproximação direta com os seus leitores?

Luiz: Wattpad é um aplicativo que me ajudou muito e amo essa aproximação com os meus leitores.

EA: Quanto tempo demorou o seu primeiro livro? Da concepção da história, pesquisas, escrita, revisão e por fim, a publicação?

Luiz: Demorei cerca de um mês para finalizar As Aventuras de Ubiratã, equilibrando meu tempo entre a escola e o desenvolvimento da obra.

EA: Quais são seus hábitos como escritor? Acredita que exista alguma mania, alguma preparação antes ou durante o ato da escrita? Qual o lugar onde escreve e o que usa? Celular, notebook, tablet, caderno... (Poderia tirar uma foto do seu local de trabalho ou de algum canto em que gosta de escrever? Obrigado)

Luiz: Comer enquanto escrevo, beber água. Parece que me incentiva. Sempre antes de escrever busco estar calmo, com estresse minha obra não irá fluir, a raiva é inimiga do sucesso. Escrever em um lugar silencioso, calmo e aconchegante, me traz uma paz que acaba me ajudando na escrita. Utilizo mais o celular para criação das minhas obras.

(Meu melhor lugar para escrever!)

EA: O que o atrai na mitologia africana e como ela se entrelaça com as tradições brasileiras em suas histórias?

Luiz: A mitologia africana me fascina naturalmente. A mitologia Iorubá, presente em tradições brasileiras como a Umbanda e o Candomblé é  muito rica e desenvolvida. Seus personagens são espetaculares e mesmo que eu não siga a religião, reconheço sua importância para a inclusão do povo afrodescendente no Brasil.

EA: Como o sobrenatural se manifesta em seu universo ficcional, e qual a sua inspiração para esses elementos?

Luiz: Desde pequeno, o sobrenatural sempre me intrigou. Inspirei-me em filmes e livros que exploram deuses e criaturas mitológicas para trazer esse elemento às minhas histórias.

EA: Qual é o desafio mais significativo ao retratar a adolescência em um contexto mitológico em seu segundo livro publicado no Wattpad, Filha das Águas?

Luiz: Assim como em Percy Jackson, minha história busca virar o mundo adolescente da minha protagonista de cabeça para baixo. Ela descobre que é filha de uma entidade que governa o mar, enfrentando desafios não apenas no presente, mas também no futuro.

EA: Quais os livros que mais lia na escola e quais livros está lendo atualmente?

Luiz: Harry Potter, As Crônicas de Narnia, Percy Jackson. Atualmente, estou imerso em um livro abordando mitologia em geral.

EA: A história do seu primeiro livro já estava pronta antes de publicar no Wattpad ou você, ao criar a conta, escrevia a história e publicava logo depois?

Luiz: Criei As Aventuras de Ubiratã diretamente no Wattpad, escrevendo e publicando conforme avançava na história.

EA: Escreve apenas no Wattpad ou usa outras plataformas para escrever?

Luiz: Por enquanto, concentro-me no Wattpad, mas estou aberto a explorar novas plataformas para aprimorar minhas histórias.

EA: Como faz para divulgar os seus livros? Quais estratégias usa?

Luiz: Ainda estou aprendendo sobre a divulgação dos meus livros. Leio bastante sobre o assunto para entender as melhores práticas e planejo aplicar essas estratégias na hora de publicar.

EA: Qual é o seu futuro como escritor? Como se vê nos próximos anos?

Luiz: Espero adquirir inúmeros aprendizados, tanto como ser humano quanto como escritor. Me vejo no futuro conquistando meus objetivos, pois não há sucesso sem obstáculos para serem superados.

Instagram do autor: https://www.instagram.com/lhescritor23/

Perfil do autor aqui no Wattpad: https://www.wattpad.com/user/Luiz_HSouza

Quero expressar meu agradecimento ao autor Luiz Henrique de Souza por compartilhar conosco sua inspiradora jornada no universo da escrita. Sua paixão pela mitologia, sua dedicação à criação de histórias envolventes e seu insight valioso proporcionaram uma entrevista fascinante e consequentemente, um interesse ao conhecer mais sobre os livros publicados aqui no Wattpad.

Se vocês gostaram da entrevista, por favor, dê o seu voto aqui. 

E caso você seja um autor ou autora que gostaria de ser entrevistada, comente aqui ou mande uma mensagem privada. Vamos mostrar ao mundo mais sobre a pessoa por trás dos livros.

Continue Reading

You'll Also Like

561 54 12
William Byers é um menino de 14 anos tímido e anti-social, confuso sobre sua própria essência, e curioso sobre seus gostos. Will questiona o fato de...
7.9K 339 3
"Queria te falar tantas coisas, queria te falar do meu amor que muito tempo não é correspondido, queria te falar de minhas lágrimas, do meu sofriment...
69.2K 1.1K 11
PROIBIDO PARA MENORES 🔞 História de minha autoria! Ano : 2023 Linguagem do tipo vulgar.
609K 58.5K 46
Sinopse reescrita e atualizada em: 03/06/2022. Não podemos apagar o passado, mas se quisermos podemos mudar o futuro. Vítima de um incêndio que lhe d...