XXXI - Caça ao tesouro - as indicações de Flint

75 6 0
                                    

— Jim — disse Silver, quando estávamos sozinhos. — Se eu salvei a sua vida, você também salvou a minha, e não me esquecerei disso. Vi o doutor fazendo-lhe acenos para fugir; vi sim, pelo canto do olho; e vi quando você recusou, Jim, tão bem como se o ouvisse. Isso é bom para você, Jim. Confessolhe que este foi o meu primeiro raio de esperança, desde que o ataque fracassou. E agora vamos procurar o tal tesouro cheio de segredos e mistérios, o que não me agrada nem um pouco; e temos de andar agarrados um ao outro, lado a lado, e assim salvaremos a pele, apesar do destino e da má sorte.

Nesse momento, um dos homens nos chamou da fogueira e disse que o desjejum estava pronto, e em um instante estávamos sentados ali, espalhados pela areia, com biscoitos e pedaços de carne assada. Tinham feito uma fogueira que dava para assar um boi, e o calor era tão grande que só conseguiam se aproximar dela do lado do vento, e mesmo assim, com toda a precaução. Com o mesmo espírito esbanjador, tinham cozinhado uma quantidade de carne que, se bem avaliei, era três vezes maior do que podíamos comer, e, com um riso estúpido, um deles atirou o que sobrou para o fogo, que fez levantar as chamas e crepitou com o combustível inusitado. Nunca na minha vida tinha visto homens tão descuidados com o amanhã; gastar sem conta e medida é a única expressão que pode dar uma idéia do seu modo de viver. Com tal desperdício de alimentos, e gostando de dormir como gostavam, até quando estavam de sentinela, mesmo que fossem valentes e suportassem bem as adversidades, concluí que eram absolutamente incapazes de qualquer coisa que se assemelhasse a uma campanha prolongada.

O próprio Silver não parava de comer, com o Capitão Flint em cima do ombro, sem ter uma palavra de censura para aqueles inconseqüentes. E o que mais me surpreendia é que me parecia jamais tê-lo visto dissimulado como então.

— Pois é, camaradas — dizia ele —, é uma sorte terem o Barbecue para pensar por vocês com essa cabeça. O que eu quero, eu consigo. Eles têm o navio, é verdade. Onde é que o têm, ainda não sei; mas assim que encontrarmos o tesouro, daremos uma procurada por aí e o acharemos. E depois, camaradas, quem tiver o barquinho é que dará as cartas.

Assim foi continuando, com a boca cheia de toucinho quente; ia restaurando a esperança e a confiança dos outros, e, ao mesmo tempo, suspeito eu, reparava a sua própria.

— Quanto ao refém — prosseguiu —, penso que essa foi a última vez que falou com seus queridos amigos. Graças a ele soube de algumas novidades, e agradeço por elas; mas agora acabou. Vou prendê-lo com uma corda quando formos à caça do tesouro, pois o guardaremos como ouro, para o caso de algum contratempo; isso até vermos como ficam as coisas. Assim que conquistarmos tanto o navio quanto o tesouro e partirmos para o mar, como alegres companheiros, conversaremos com o sr. Hawkins e lhe daremos a sua parte por tanta amabilidade.

Não era de admirar que agora os homens estivessem de bom humor. Quanto a mim, eu estava horrivelmente abatido. Se o lado que ele acabara de esboçar fosse razoável, Silver, já duas vezes traidor, não hesitaria em adotá-lo. Continuava com um pé em cada campo, mas não havia dúvida de que preferia o bem-estar e a liberdade com os piratas a simplesmente escapar da forca, que era o melhor que podia esperar do nosso lado.

E mesmo que as coisas se passassem de maneira que fosse forçado a manter fidelidade ao dr. Livesey, quantos perigos ainda tínhamos pela frente! Como não haveria de ser terrível o momento em que as suspeitas de seus companheiros se convertessem em certeza, e tanto ele como eu teríamos que lutar por nossas estimadas vidas – ele, um mutilado, e eu, um garoto –, contra cinco marujos fortes e ativos!

Acrescente-se a esta dupla apreensão o mistério que envolvia ainda o comportamento dos meus amigos; o seu inexplicável abandono da paliçada; a extraordinária decisão de entregar o mapa e, o que ainda era mais difícil de compreender, o último aviso do doutor a Silver: "tome cuidado quando o encontrar", e facilmente se imaginará como mal senti o gosto do desjejum e o peso que senti no coração, quando me pus a andar atrás dos meus seqüestradores em busca do tesouro.

A Ilha do Tesouro (1883)Where stories live. Discover now