Historia P1, Parte 2 - Revolução Francesa

1 0 0
                                    

Sociedade Francesa:

Primeiro estado - Clero
Segundo estado - nobres
Terceiro estado - trabalhadores camponeses e burgueses.

Girondinos - alta burguesia
Jacobinos - baixa burguesia

A nobreza e o clero faziam parte da aristocracia (setores privilegiados), não eram obrigados a pagar impostos. O Clero tinha monopólio da religião e os nobres ocupavam cargos políticos.
O terceiro estado sofria cada vez mais com o aumento dos impostos.

Antes da revolução Francesa a França sofreu uma crise econômica por causa da crise agrária (seca no campo), pela guerra dos sete anos e por ser aliada na independência Americana.

O terceiro estado estava sofrendo muito por causa de alimento e ia para os centros urbanos atrás de emprego mas só encontrava miséria.
A monarquia não se importava com o povo.

Assembleia dos notáveis
O rei convocou o clero e o Nobre. Para combater a crise aumentou os impostos e o primeiro e segundo Estados passariam a pagar os impostos. Isso gerou uma crise política com o clero e o Nobre não aceitando esse decreto e gerando revoltas no terceiro estado.

Reunião dos estados gerais
Tentativa de controlar a crise no reino. Tinha participação do terceiro estado mas os votos era contados de um para cada Estado. O terceiro estado pediu reformas políticas e exigiu que o voto fosse individual já que tinha mais deputados na reunião. O rei decidiu acabar com reunião e o terceiro estado criou a assembleia nacional constituinte (queria uma nova constituição de leis para o reino).

No pensamento liberal burguês teve influência dos ideais iluministas.

Fases da revolução

Assembleia nacional constituinte

O rei Luis reuniu tropas em Paris e a população rebelou-se.
A queda da Bastilha foi quando a população tomaram prisão política da Bastilha, que era símbolo do poder absolutista.
Camponeses invadiram castelos e ocuparam as terras.
Conseguiram restabelecer a ordem e fizeram reformas.
- Não teria divisão da sociedade.
- Impostos iguais.
- Voto censitário. (Só voltava quem tinha renda)

A constituição foi aprovada. Essas reformas favoreceram o clero e prejudicaram o terceiro Estado. O rei continuou no poder, mas não pela teoria do direito divino.

Assembleia nacional legislativa
Período de grande violência. Castelos foram saqueados e invadidos. O clero e a nobreza fugiram para outros reinos, o próprio rei tentou fugir. A burguesia rica junto com o rei formou a guarda nacional contra os revolucionários.
Criaram a declaração dos direitos do homen e cidadão (liberdade, igualdade e fraternidade) baseado no iluminismo, que abolia todos os direitos de nascimento.

O governo se dividiu em direito - girondinos (aristocracia), centro - Planície (moderado) e esquerdo - jacobinos (revolucionários).

As discussões levaram a uma nova onda de violência, a assembleia declarou guerra contra a Áustria por querer voltar com a França absolutista. As tropas revolucionário venceram.
Foi descoberta uma carta que denunciava o rei como colaborador das tropas invasoras. A assembleia foi destituída e o rei preso. Foi criado a convenção nacional liderada pelos jacobinos.

Convenção nacional
Os jacobinos tomaram o poder, decapitaram o rei e proclamaram a república.


Fim do voto censitário e escravidão. Instalaram o comitê de salvação pública para estabilizar as rebeliões monarquistas. passaram a condenar a morte quem era contra os jacobinos. Esse período passou a ser chamado como o terror jacobino. Eles perderam o apoio da população.

Reação termidoriana
Girondinos organizaram um golpe e dissolveram comitê da salvação. Devolveram o poder à Alta burguesia.

Diretório
Período de grande instabilidade crise econômica. Foi promulgada a nova constituição. O diretório se aproximou do exército e começou a expandir o território.
A França havia sido invadida por países que não concordavam com a revolução.
Napoleão Bonaparte general deu um golpe militar que ficou conhecido como 18 brumário e deu início a um novo regime, consulado.

Consequência da revolução francesa

A revolução francesa se tornou referência e teve forte influência em outros países (independência do Haiti). A imprensa da época somou-se a literatura.
Por ter tido grande modificação da ordem social, é vista como fundador da filosofia política. A burguesia colonial tinha ideias iluministas.
A igreja foi rebaixado esse status e a monarquia foi combatida pelas ideias republicanas.

Independência do Haiti
Teve influência da revolução Francesa. Era o maior produtor de açúcar. Era dividida entre França e Espanha. Com a chegada das notícias sobre a revolução francesa o Haiti se dividiu a entre aqueles que apoiavam a monarquia e aqueles que apoiavam a revolução. O escravizados passaram a combater a elite e a lutar pela sua liberdade. Os espanhóis aproveitaram para atacar com o intuito de tomar posse de toda a ilha.
Durante o governo jacobino a escravidão foi abolida.
Toussaint Loverture liderou o exército francês e conseguiu expulsar os espanhóis e foram combater quem era contra a abolição da escravidão.
Sobre o governo de Napoleão a França restaurou escravizam. Toussaint reuniu as tropas e começou o movimento de independência ele foi morto e Jean Jacques dessalines liderou o exército rebelde conseguiu proclamar a independência.

Período napoleônico

Napoleão derrotou os austríacos e atacou o Egito ganhando prestígio rapidamente. Aplicou um golpe de estado (golpe do 18 brumário). Tiveram vitória contra Áustria permitindo Napoleão reorganizar a Itália. Depois foi coroado imperador.

A França se tornou a maior potência e faltava derrotar a Inglaterra. A escolha ligação tentava derrubar a França. A França conseguiu vencer batalhas contra os austríacos e russos. Áustria entregou o Veneza e a costa do Adriático.
A França ganhou da Prússia e dos russos.

Bloqueio continental
Não dava para vencer a França mas dava para bloquear o comércio com a Europa. (Portugal e Espanha não aceitaram).
Invadiram a Espanha e mudaram o rei.
Prejudicou a Europa por causa do comércio.

Começou as derrotas:
As tropas franceses foram expulsos da Espanha e Portugal. A Áustria perdeu outra batalha contra a França.
A França estava levando a Europa a revolta.

A Rússia boicotou o bloqueio continental Napoleão e resposta montou um exército e invadiu. Os russos foram abatidos mas acabaram com com seus mantimentos. 100 comida e em um inverno rigoroso os franceses se retiraram perdendo mais de 90%.

Queda de Napoleão

Prussianos derrotaram Napoleão que se retirou e depois foi exilado (Tratado de fontainebleau). A França voltou para a mão da dinastia Bourbon que tentou voltar com o absolutismo. Napoleão voltou para a França e o rei fugiu. Implantou o período dos 100 dias: governo sem intenção absolutistas com ideias iluministas.
A população queria voltar com a revolução.

Na Europa discute-se o:

Congresso de Viena

Princípio da legitimidade
seria validido o governo e fronteiras antes da revolução Francesa permitiria que a dinastia de Bourbon eu tomar só poder e protegi a França de perdas territoriais.

Princípio da restauração
Se entrasse em pauta a política anterior a revolução Francesa defendia a intervenção militar.

Princípio do equilíbrio
Organização equilibrada da economia e política levou a divisão do território de alguns países.

Nenhum país europeu poderia ter uma força superior a outra no continente a Inglaterra foi beneficiada por causa disso.

Batalha de Waterloo
quando Napoleão voltou a Paris partiu rumo a Bruxelas para recuperar o território perdido ali ou esperava o exército britânico eles enfrentaram e os franceses perderam Napoleão foi exilado e ficou em uma ilha até a sua morte.

Resumos pv2Where stories live. Discover now