3 - A Luta de Búfalos

4 2 0
                                    

Ao chegar ao local do festival os búfalos serão recepcionados por uma plateia de milhares de pessoas que lotam o estádio de búfalos todos os anos. Por conta do calendário lunar, que rege todas as datas festivas do Vietnam, o evento pode cair em qualquer dia da semana, mas isso parece não importar para o público que sempre lota a arena. O estádio é específico para a luta de búfalos e as cerimônias relacionadas. O ingresso custa cerca de 3 reais, porém eles apenas são cobrados até determinado horário quando a entrada é liberada.

Os búfalos são conduzidos por entradas em lados opostos da arena pelos seus respectivos times que trajam roupas tradicionais de cores chamativas. Uma banda de tambores toca um ritmo intenso com a intenção de instigarem os búfalos a darem o seu melhor durante os combates. Os búfalos são identificados com números pintados em seu lombo e se enfrentam numa competição de formato mata-mata (Playoff). Assim que autorizados a lutar, cada animal tem a sua própria estratégia e os mais agressivos partem numa corrida para golpear os adversários com a sua cabeça monstruosa. Nesse caso não é incomum que um dos búfalos saia do choque inicial incapacitado de continuar a luta. Além do choque frontal, a outra estratégia usada pelos búfalos é uma mistura de clinch com esgrima, caracterizando a posição representada na lata de "Red Bull". Eventualmente algum dos búfalos consegue vencer a defesa do adversário e assim acertá-lo com os seus chifres.

A luta continua até que um dos búfalos desista do combate e vire as costas em fuga, não é parte do festival que os búfalos lutem até a morte, eles devem ser cerimonialmente sacrificados. Assim como em qualquer outro tipo de luta, não é suficiente ser um bom lutador, coragem e resistência também são atributos importantes. Alguns búfalos, para decepção das vilas que eles representam, simplesmente decidem não lutar e fogem na primeira oportunidade causando o fim imediato da luta. No caso de fuga ou de lesão incapacitante os times intervêm para parar a luta, o que nem sempre é tarefa fácil diante do tamanho e da fúria dos animais.

O pior que pode acontecer com um búfalo durante uma luta é perder um chifre: além de não poder se defender, a chance de um dano cerebral é grande fazendo com que o búfalo perca a sua coordenação motora. A visão de um búfalo nessa situação é bem chocante: tentando se defender, mas sem conseguir manter-se de pé.

 A visão de um búfalo nessa situação é bem chocante: tentando se defender, mas sem conseguir manter-se de pé

Hoppla! Dieses Bild entspricht nicht unseren inhaltlichen Richtlinien. Um mit dem Veröffentlichen fortfahren zu können, entferne es bitte oder lade ein anderes Bild hoch.
Festival de Búfalos Lutadores do VietnãWo Geschichten leben. Entdecke jetzt