❖ 1 ❖

147 14 12
                                    

Na região sudeste do Brasil há uma ilha chamada Abaitaí. Ela fica exatamente a vinte e dois quilômetros a sudeste da Gruta das Encantadas, na Ilha do Mel e faz parte da Baía de Paranaguá.

A travessia para Abaitaí é feita por barcos que saem de Praia Grande ou Encantadas. O trajeto leva em média uma hora e quarenta e cinco minutos e custa cinquenta e cinco reais. Existem linhas regulares diariamente às oito horas da manhã e às cinco da tarde, mas também podem ser fretadas embarcações em outros horários. Durante o verão, há barcos que partem diretamente de Paranaguá e o percurso é de aproximadamente três horas e trinta minutos.

Abaitaí possui cerca de 86 km de comprimento no sentido norte-sul. É famosa por seus costões rochosos, praias de areia escura, marismas, grutas que se formaram pela ação do mar sobre os paredões de diabásio e migmatito, lagos subterrâneos e túneis aquáticos. Sua floresta ombrófila densa submontana é reconhecida internacionalmente por ser o berço de uma fauna variada e rica em animais em risco de extinção. Entre eles, os mais famosos são as jaguatiricas, lontras, tartarugas marinhas, jacarés-de-papo-amarelo, arraias e golfinhos.

A ilha possui poucos habitantes. A maioria deles trabalha na rede hoteleira local ou com o traslado entre as ilhas e o continente. O local possui poucas pousadas. Entre as maiores estão a Pousada Canto das Gaivotas, Pousada dos Golfinhos e Recanto das Trilhas, que já serviram até como cenário de telenovelas. São consideradas de três a quatro estrelas e a diária da mais cara não ultrapassa cinco mil reais na alta temporada. São todas aconchegantes e providas de áreas de lazer adulto e infantil com solário, redários, piscinas, jacuzzis com hidromassagem, saunas e restaurantes.

Há muita coisa para se fazer em Abaitaí além de apreciar a paisagem de suas praias belíssimas. O visitante pode fazer passeios subaquáticos onde é possível observar animais marinhos. As operadoras oferecem boias e snorkel. Para os aventureiros, há 15 pontos de mergulho que podem ser feitos com cilindro. Alguns desses pontos exigem certificações. Já para os andarilhos, há várias trilhas a serem desbravadas e pontos específicos para camping. A Trilha dos Mirantes é a mais longa e mais bela, já que é tudo bem sinalizado e conta com trechos que oferecem passarelas suspensas e vários pontos para apreciar a vista.

Seja após uma estadia curta ou longa, o visitante sempre deixa a ilha apaixonado, revigorado e com vontade de voltar. É um refúgio acolhedor onde se encontra elegância na simplicidade e na simpatia das pessoas, um lugar aconchegante e intimista onde cada um se sente como se estivesse em sua própria casa de praia.

Resumindo, a Ilha de Abaitaí é um local paradisíaco. Ideal para se criar histórias e realizar desejos.

O salto dos desejosOnde as histórias ganham vida. Descobre agora