O 12º Porquê - Não falar sozinho em inglês

30 2 0
                                    

"Your self-talk is the channel of behavior change"

– Gino Norris

Em primeiro lugar, se você fala em português sozinho saiba que você não está louco, aliás isso pode te ajudar bastante nos seus estudos. Nesse capítulo, irei introduzir 6 benefícios de falar inglês sozinho.

É preciso, porém, ir mais além de apenas falar sozinho, é preciso que você saiba exatamente o motivo pelo qual está fazendo.

É importante ressaltar que sempre que pegamos alguém falando sozinho acreditamos que essa pessoa tem sérios problemas mentais, no entanto esquecemos que todos nós já fizemos isso alguma vez.

Como bem nos assegura Andersen & Hanrahan (2010), pode-se dizer que falar sozinho vem a ser uma valiosa estratégia para o desenvolvimento de atletas em questões de compreensão. Neste contexto, é válido considerar que pode ser útil para o estudo de outros temas.

Sim, conversar sozinho possui benefícios de compreensão. Quando se está falando pra si mesmo, ao mesmo tempo em que se pensa na ideia expressa, está ouvindo-a. Dessa maneira, independentemente do que se trata, a ideia tende a ficar mais fixa em sua mente, aperfeiçoando sua compreensão.

Entender os motivos de se falar sozinho o motivará a praticar. É preciso ressaltar que, com essa tática, o inglês ficará cada vez mais fixo em sua mente. Esta, porém, é uma tarefa que demanda muita habilidade, pois você deve ter um roteiro na ponta da língua.

Aqui, irei destacar 6 benefícios sobre tal estratégia. Não se trata de, como já mencionei, apenas fazer, mas também de compreender os motivos envolvidos.

O primeiro benefício de falar sozinho é a melhora da memória, pois, com o aperfeiçoamento da compreensão, as palavras em inglês se tornarão parte do seu cotidiano.

O segundo benefício é a motivação nos estudos. Uma vez que começa a colocar em prática o que está aprendendo, o acompanhamento do desempenho fará com que você se sinta motivado a continuar se aperfeiçoando.

O terceiro benefício é a melhora na autoestima. A clareza da usabilidade do inglês fará com que você se sinta melhor consigo mesmo por estar se empenhando em aprender um novo idioma.

O quarto benefício é a clareza que as palavras passarão a ter para você. Uma vez que se expressar em voz alta, as coisas se tornarão mais claras e objetivas, te auxiliando no foco do aprendizado.

O quinto benefício é que falar sozinho faz com que você se sinta mais preparado. Enquanto está praticando, você terá um aumento significativo de segurança e confiança com as palavras que expressa, reduzindo cada vez mais os travamentos que sente quando precisa falar em inglês.

O sexto benefício é o relaxamento. Isso pode ser feito tanto em voz alta como apenas em pensamentos. Falar sozinho é uma ótima terapia!

Como é necessária bastante coragem para fazer isso, não se esqueça de avisar aos amigos e familiares! Embora pareça esquisito falar pra si mesmo, o que havemos de considerar são os benefícios de tal ato em função do que estamos objetivando. Se falar sozinho pode ser um grande meio de estudar inglês, por que não fazer? Afinal, a aprendizagem de um idioma exige bastante prática.

Não menos importante que essa consideração, entretanto, é que falar sozinho praticando palavras, expressões e textos, sem dúvidas irá te remover do lugar de iniciante para avançado. Além do mais, não há mais desculpas, você sabe que isso pode ajuda-lo no seu aprendizado e conhece os benefícios, então mãos à obra!

Dica de estudo:

Algo que você pode fazer para realizar a tarefa de falar sozinho é fazer isso de frente para o espelho, para ter uma imagem mais clara de como está se portando.

Caso não queira que ninguém saiba que está falando sozinho, ainda pode pegar o celular e fingir que está fazendo uma ligação, afinal de contas, ninguém precisa saber.


mente. O<>

Os 13 Porquês de Você Não Aprender InglêsOnde as histórias ganham vida. Descobre agora