O 1º Porquê - A Vítima

334 18 0
                                    

"We are called to be architects of the future, not its victims."

– R. Buckminster Fuller

A maioria das pessoas tem o mesmo pensamento quando está prestes a começar a aprender inglês, que apenas a matrícula de um curso de inglês irá lhe conceder o que é necessário para conseguir a fluência. O grande drama é que elas já passaram 7 anos estudando inglês na escola.

Passamos cerca de 7 anos estudando inglês na escola, como principais assuntos, verbo to be e saudações sem muito sucesso. Mas, se você está nessa situação, fique tranquilo! Hoje, vamos te ajudar, mostrando tudo o que você precisa saber.

Para começar, o problema de alguém que não está conseguindo aprender é o grau de pensamentos contrários que elas possuem, como por exemplo:

"Eu não sei nem português direito, como conseguiria aprender inglês?"

"Inglês é muito difícil"

"Eu não tenho tempo para estudar"

"Já não tenho mais idade para isso"

"Não preciso aprender inglês"

Pode-se dizer que esses pensamentos tendem a te separar do seu objetivo de ser um bom falante de inglês. No livro Os segredos da mente milionária (2005), o autor Harv Eker define as pessoas que possuem esses pensamentos de vítimas e menciona pistas para identificar uma, por exemplo.

1. A culpa é sempre dos outros: Um dos pontos que aponta que a pessoa é uma vítima é que nunca assume a responsabilidade, por exemplo, a culpa é da escola, é dos professores, é dos pais, é do Mickey Mouse, mas nunca dela própria.

2. Sempre há uma justificativa – quando a vítima não culpa alguém, ela pensa em alguma justificativa que explica que a culpa não é dela, ou até diz: "inglês não é tão importante assim". Eu te pergunto: Se você falar para seu namorado ou namorada que ele/ela não é importante, você acredita que continuaria com você por muito tempo? Eu creio que não. Então pare de ficar sufocando sua motivação de estudo. Saiba que você é capaz de aprender inglês, você tem esse potencial.

Muita gente não nota o que está fazendo consigo mesmo, acredita que essas ações proporcionam algum benefício. Na verdade, conforme explicado acima, é mais fácil do que parece cair nessas armadilhas de posição de vítima.

Para começar, sempre que você começar a ter esses pensamentos contrários ao seu aprendizado de idioma, pare e reflita, saiba que isso apenas irá prejudicar o seu crescimento. De modo mais grosseiro, você precisa realizar uma conscientização que apenas você é responsável pelo seu crescimento.

Pode-se dizer que o primeiro passo é a conscientização da sua responsabilidade. Neste contexto, fica claro o que Buckminster Fuller afirmou quando disse: "Nós somos chamados a ser arquitetos do futuro, não suas vítimas." O mais preocupante, contudo, é constatar que poucos alunos percebem que precisam estudar por si próprios e ficar mais independentes dos seus professores.

A maioria dos alunos adora culpar o professor que tiveram na escola, por exemplo, como estratégia para justificar não saber inglês. Isso só faz com que, no máximo, eles passem o resto da vida sonhando como seria se soubessem inglês.

Muita gente não sabe como sair do papel de vítima conforme explicado acima, mas na verdade dar os primeiros passos é mais fácil do que parece, se você leu o texto até aqui, já é prova que você já está dando o seu primeiro passo para começar a sair. Sempre que estiver caindo em pensamentos negativos, interrompa dizendo: "Cancela, cancela, obrigado pela informação", então assuma a responsabilidade.

Resumindo tudo, nesse ritmo, é apenas questão de tempo, de pouco tempo, para começar a ter um aprendizado constantemente crescente na sua vida. Foi possível entender como identificar uma vítima, os malefícios de ser uma e como parar de ser uma.

Não espere por mais ninguém ou curso para começar a aprender inglês, a ação vence a inércia. Bom, agora não existe mais nada prendendo, abandone o papel de vítima e comece a ser um campeão nos seus estudos.

Dica de estudo:

O primeiro passo que deixo para você começar é averiguar seu atual nível de inglês. Uma ótima alternativa que funciona para mim é ler em inglês, gosto bastante de estudar a Bíblia, pois são textos com os quais estou familiarizado em português. Outras opções são mangás e comics. Se você pretende praticar leitura, pode trabalhar a leitura com mangás no canal Madness Soul. Se já pretende treinar mais o seu listening, indico o canal Comicstorian, onde existem muitas histórias em quadrinhos narradas, assim como no canal Mangastorian. Se seu nível é de iniciante, explore o site English for Everyone, onde você pode encontrar textos dos mais básicos aos mais avançados. Mas tenha em mente: começar é fundamental e, sim, você pode. Espero que tenha gostado desse artigo, se você conhece alguma forma interessante para aprender inglês, compartilhe seu conhecimento e deixe nos comentários, nos vemos na próxima.

Website:

English for Everyone:

http://www.englishforeveryone.org/

Canais no YouTube:

Madness Soul:

https://goo.gl/unMWMN

Comicstorian:

https://goo.gl/XqLYmq

Mangastorian:

https://goo.gl/yDpQ9B

Os 13 Porquês de Você Não Aprender InglêsOnde as histórias ganham vida. Descobre agora