A Deusa Burocracia

30 0 0
                                    


No quadragésimo quinto dia Ela criou o formulário e viu que era ruim.  Por isso, achou apropriado. Mandou imprimir cinco cópias e arquivar em uma gaveta. 

Mas a Deusa se sentiu sozinha. Seu recém criado formulário havia três campos para assinaturas, e não existia sequer uma criatura para assiná-los.

Então criou a Deusa o carimbo, a autorização e a declaração de nada consta, antes de criar o homem, em um processo que durou trinta dias e oito revisões.

E mandou a Deusa o homem esperar mais sete dias, e descansou diante de sua obra.

A criação se sentiu ociosa e a Deusa percebeu. Concedeu-lhe o dom da impaciência, que acompanharia o homem para todo o sempre.

E disse a Deusa: vou estar criando uma companheira para você, gentileza estar aguardando.

E o homem aguardou, aguardou, aguardou, até perceber não estar mais sozinho.

Havendo, pois, a Deusa prometido uma companheira, várias mulheres se fizeram presentes, uma atrás da outra. Havia a Deusa criado a fila.

E ordenou a Deusa ao homem, dizendo: preencher nome completo por favor, com sobrenome e assinar nos campos marcados, uma vez para cada uma de suas esposas.

A criação ficou inerte diante da pilha de autorizações que a Deusa lhe entregou e Ela lhe concedeu mais dois dons: a burrice e a desconfiança.

Disse o homem: não sei meu nome, nem escrever eu sei, e o que é esse desenho aqui? Vai me custar uma costela cada mulher?

E respondeu a Deusa: podemos estar parcelando. E seu nome é Adão.

E das costelas que a Deusa tomou de Adão, homologou cada mulher, que se entreolharam desconfiadas, se apalpando com curiosidade diante das novidades.

E levou a Deusa suas criações para um lugar chamado Cartório Éden, onde ocorreria as próximas fases do processo. 

Porém, todos travaram na roleta de entrada. E criou a Deusa o crachá de identificação, e todos puderam entrar, exceto o homem, que questionou, com impaciência e desconfiança, deixando a burrice de lado: por que não consigo entrar?

E respondeu a Deusa: erro de sistema. Gentileza estar aguardando.

E o homem esperou por horas, até que foi criada uma solução. O cadastro estava desatualizado. Era o número de costelas que não batia. 

E tranquilizou a Deusa: vou estar atualizando. Gentileza estar aguardando.

E uma vez dentro do Éden, o homem não encontrou, de imediato, as suas mulheres. A Deusa havia criado baias de separação, gerências e subgerências, superintendências e cargos administrativos, cada um ocupado por uma de suas esposas.

E ordenou mais uma vez a Deusa: crescei-vos e multiplicai-vos. Mas a máquina de xerox, dela não usufruirá, por que o toner estragou e estamos sem previsão de conserto. Mas já abrimos uma solicitação de demanda na área responsável pela manutenção. Gentileza...

Adão não quis ouvir. Passou por todas as baias e setores, até encontrar Judite, que iria lhe prestar o atendimento e instruí-lo em como crescer e multiplicar.

E Judite perguntou a Adão o seu nome completo mais uma vez, pediu cópias autenticadas de sua documentação, e disse que havia algo errado, talvez com o número cadastrado de suas costelas.

A Deusa, toda onipresente, percebeu que Adão demandava um novo dom. Criou a raiva, que acompanharia o homem para todo o sempre.

E Judite informou a Adão que, sem as cópias da documentação, não seria possível concluir seu cadastro e encaminhá-lo para  o departamento de crescimento e multiplicação. Ao ponto que, Adão, burro, impaciente, desconfiado e com raiva, ameaçou a quebrar coisas.

Porém, do setor de manutenção, surgiu uma astuta serpente, com a promessa de agilizar os anseios de Adão,  resolver o problema das cópias e passar seus processos na frente, vendendo a facilidade... baratinho, baratinho.

A Deusa não percebeu, mas havia criado a malandragem.

E Adão, raivoso e burro, não percebeu que ele era o único da fila.  

A serpente fez Judite utilizar da máquina de xerox agilizando realmente o processo, o que provocou a ira da Deusa. Imediatamente ela criou seguranças para expulsá-los do Cartório Éden.

A roleta até chegou a travar na saída, mas logo Adão a Judite estavam do lado de fora, momento em que Judite revelou chamar-se Eva, sendo, aquele primeiro, apenas o seu nome de telemarketing.

Do lado de fora eles se conheceram melhor e, longe do domínio da Deusa, tudo foi bem rápido. A Deusa Burocracia deu lugar a uma Deusa que não brinca em serviço: a Deusa da Luxúria e Fornicação.  

Através de incontáveis incestos, toda a humanidade surgiu. 

***

Um episódio pitoresco é digno de ser citado. Os filhos do primeiro casal, Caim e Abel, prestaram concurso público e passaram a trabalhar no Éden, departamento de cobranças.

Mas um dia, as férias de Caim e Abel coincidiram e não houve sistema que solucionasse o erro. Abel não abriu mão e não quis vender férias, chamou Caim de Auxiliar de Porra Nenhuma e eles brigaram. Deu até morte. 

Esse caso não ensejou demissões. Um processo administrativo com direito a ampla defesa e ao contraditório foi aberto e esse processo perdura até hoje.

A Deusa BurocraciaWhere stories live. Discover now