E ESSA LINHA TEMPORAL MALUCA, HEIN?

400 50 15
                                    

O tema mais recorrente dos grupos de leitoras (seja no whatsapp, seja no grupo do face – ambos com vagas abertas pra quem quiser se aventurar) é como compreender a linha temporal e os crossovers. Como as histórias sempre se interligam nuns pontos que ninguém espera, é natural que a maioria de vocês fique confusas com a linha temporal. Então, segue abaixo a linha temporal das histórias, de modo a clarear a bagunça que um vira-tempo mal usado causou na cabeça de todos nós (tsctsc).

Ah, antes que eu comece, os epílogos e os prólogos (embora este último só ocorra em Feridas Profundas) são desconsiderados nesse post sobre a linha temporal. Isto porque, tecnicamente falando, os epílogos não entram dentro da estrutura da história – é como se fosse um brinde pros leitores, mais do que ser efetivo pro enredo em si.

TUDO AQUILO QUE EU NÃO SOU é a primeira história da série. As aventuras insanas de Menina Vênus começam na segunda semana de aula do seu primeiro período de curso. Isto é, quando a garota acorda naquela cama desconhecida, numa segunda-feira nada plena, esta segunda-feira em questão é dia 15 de fevereiro de 2016. A história dela termina logo após seu aniversário (ela nasceu no dia 07 de junho, pra quem não sabe), e o último capítulo é logo depois da festa que Luazinha faz para ela. Ou seja, termina no dia 11 de junho, debaixo das patas de Vulcano (ops, nos braços de Pedro tsctsc).

DOSES LUNÁTICAS DE AMOR & CAFÉ começa pouco depois, em agosto. O período de sua narração corresponde a agosto-novembro de 2016, terminando no dia 19 de novembro, pra quem não sabe: aniversário de Moço Cabeça de Fogo.

CORES DE UM RECOMEÇO é um pouco mais difícil de compreender, porque ela tem duas etapas, e entre elas há um hiato de alguns meses. Mas ela começa no finzinho de agosto, quando ocorre o primeiro grande crossover das histórias (a cena no Mundo da Lua, com Pietro, Jess, Camila, Lua e Caio). Logo depois disso, Menina Jess vai para casa da avó e essa parte não é narrada na história, então ocorre um pequeno hiato de narração que volta a acontecer em janeiro de 2017. Embora seu intercâmbio fosse durar seis meses, Jéssica volta antes da hora, regressando ao Brasil no fim de março, pouco depois de seu aniversário e da vinda de Emily ao Brasil.

FERIDAS PROFUNDAS começa em janeiro de 2017, nos primeiros meses, com a chegada de Isadora na cidade de Ponte Belo. A gente pode ver como Laura ainda sofre pela ausência da filha nos primeiros capítulos. Ela é feita para durar todo o ano de 2017, mas é uma história maluca que foge de qualquer estruturação, só Deus sabe se vai acontecer isso mesmo (tsc).

DIVERSAS FORMAS DE NÓS começa no primeiro dia letivo da UFBelo, 06 de fevereiro. A duração de seus acontecimentos perpassam coisas que são narradas em Feridas Profundas (como a matéria de jornal sobre os Vale), mas como seu núcleo é o mais distante das outras histórias ela não é afetada diretamente pelos acontecimentos em si. A história termina, mais ou menos, em agosto, quando Clarice irá defender seu TCC.

RELICÁRIO acontece concomitantemente a história de Gael e Clarice, mas um pouco depois. Emily chega ao Brasil em março, e o fim da Liga de Volei também é em março, assim, os primeiros capítulos ocorrem nesse período. Não há previsão de até quando dura, mas provavelmente boa parte de 2017. (Eu sei, saber que DFDN e Relicário ocorrem juntas é uma frustração, sabendo que VEDRO estão, neste momento das duas histórias, brigados. Mas mesmo que vocês quisessem ver o efeito disso na história de Gael, como eu disse, o núcleo da história é diferente, Pedro é discreto e, qualquer que seja seu problema com Vênus, ele não vai atormentar Gael com isso – afinal, nosso professor já tem problemas demais)

Ajudou? Ou será que a gente é tudo de humanas e ainda fica perdida com a narração? Tsctsc. De um modo geral, pode-se dizer que tanto a história da Menina Vê quanto do Casal Calu ocorrem no passado. Enquanto que Feridas Profundas, Diversas Formas de Nós e Relicário a narração é no presente. Cores de Um Recomeço é, realmente, mais difícil de localizar, mas você pode pensar que a primeira parte (isto é, antes de Jess viajar pra Dublin) está no passado, enquanto que a aventura dela junto de Colin, Emy e Chloe se passa no presente, porque essa aventura é mais importante que o passado que ela deixou para trás.

Se você ainda está confuso, não tem problema. Pega um café. Os próximos capítulos eu vou tentar explicar melhor os crossovers...

 Os próximos capítulos eu vou tentar explicar melhor os crossovers

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.
Guia Politicamente Incorreto De Ponte BeloWhere stories live. Discover now