Como usar o Tap: Escrevendo bons diálogos (parte 4)

4 0 0
                                    

Diálogo é diferente de uma conversação típica, mas deve ter a capacidade de simulá-la, utilizando economia de palavras e o objetivo de sempre mover a história. Deve soar natural, como uma conversação, mas não pode se estender como uma.

Sua aplicação com eficácia em uma obra está longe de ser fácil. O autor deve estar atento a vários pequenos detalhes, e qualquer desvio pode acabar com a credibilidade de sua criação. Veremos abaixo alguns pontos básicos que serão muito úteis como uma introdução ao diálogo bem construído.

1. Diálogo desenvolvendo a história

O escritor sempre deve estar preocupado em desenvolver sua história, em fazer ela se mover. A história não pode ficar parada sem nenhum evento significativo acontecendo. Cada diálogo deve ter como função avançar a narrativa, e, ao final de cada cena, devemos estar em uma situação diferente daquela de seu início.

Por isso, os diálogos devem ter tensão e conflito, ação e reação. Não é interessante um personagem sempre concordar com o outro. O que faz uma história se mover é o drama provocado por esse conflito. Se em um diálogo nada está em jogo, ele só está servindo para travar a narrativa. É necessário notarmos que em grandes filmes, até os diálogos aparentemente "banais" são fundamentais para a história. Em um primeiro momento, os diálogos de um filme de Woody Allen podem parecer vazios, mas com um olhar mais agudo, vemos que cada diálogo avança a história ao nos mostrar mais do personagem e do enredo. Tenha isso em mente.

Geralmente, é necessário encontrar um equilíbrio entre diálogo, narrativa visual (cinema), descrição (livro e hq) e ação. Vão existir momentos que teremos que usar o diálogo, ou momentos que vamos apenas usar ação. Isso está ligado ao ritmo (pacing) que o escritor quer dar para a obra. De maneira superficial, podemos dizer que em um livro, o diálogo acelera a obra, pois dá um alívio para a descrição e longas passagens de texto. Já em um filme, ao contrário, o diálogo, se não for realizado de forma ágil, muitas vezes torna a obra mais lenta. O autor deve sempre ter esse conhecimento para poder determinar o ritmo de sua obra e/ou cena.

2. Diálogo revelando os personagens

As pessoas falam e conversam de maneira distinta, e através do tipo de fala, podemos aprender muito sobre um personagem. Podemos saber de onde ele vem por causa do sotaque (que deve ser utilizado moderadamente), podemos saber seu grau de instrução, sua classe social, entre outras inúmeras características.

Talvez, o mais difícil na escrita de um diálogo, seja fazer com que os personagens soem diferentes sem que pareçam artificiais, principalmente na literatura, quando não há a imagem de um ator para ajudar na distinção visual. O escritor é apenas um, e deve dar voz a vários personagens distintos criados por ele mesmo. O ideal é achar alguns traços, costumes, falas e manias especiais de cada personagem e usá-los ao longo da obra de maneira equilibrada.

Um diálogo também pode revelar qual é o objetivo do personagem na história, geralmente de extrema importância para o andamento da narrativa. Sabemos qua cada história se baseia em uma busca do personagem pelo seu objetivo, e ele pode deixar claro qual é esse objetivo através do diálogo. É uma maneira muito efetiva de passar para a audiência as intenções do enredo.

"Eu a amo e não vou sossegar enquanto não retirá-la daquele marido imbecil." Pronto, temos uma história estabelecida de forma clara. É lógico que muitas vezes o personagem não vai querer dizer diretamente para um outro o que ele deseja, e então cabe ao autor buscar outras boas alternativas.

Porém, ao longo da trama, o personagem principal sofre modificações, o chamado "arco do personagem", e o diálogo também pode servir para retratar essa mudança. O mesmo personagem do diálogo anterior poderia dizer o seguinte no final da história: "Eu estava errado. Esse amor quase acabou com minha vida. É hora de seguir meu próprio caminho." E a audiência percebe através do diálogo como a história alterou o personagem de maneira significativa e profunda.

Como ser POPULAR no Tap - Leituras viciantes | GuiaOnde as histórias ganham vida. Descobre agora