Conteúdo Geral

14 1 0
                                    


A Mente de Cristo

Título original: The Mind of Christ

Por John Angell James (1785-1859)

Traduzido, Adaptado e

Editado por Silvio Dutra

Dez/2016

2

J27

James, John Angell – 1785;1859

A mente de Cristo / John Angell James.

Tradução , adaptação e edição por Silvio Dutra – Rio de

Janeiro, 2016.

27p.; 14,8 x 21cm

Título original: The Mind of Christ

1. Teologia. 2. Vida Cristã 2. Graça 3. Fé. 4. Alves,

Silvio Dutra I. Título

CDD 230

3

Em sua autobiografia, Spurgeon escreveu:

"Em uma primeira parte de meu ministério, enquanto era apenas um menino, fui tomado por um intenso desejo de ouvir o Sr. John Angell James, e, apesar de minhas finanças serem um pouco escassas, realizei uma peregrinação a Birmingham apenas com esse objetivo em vista. Eu o ouvi proferir uma palestra à noite, em sua grande sacristia, sobre aquele precioso texto, "Estais perfeitos nEle." O aroma daquele sermão muito doce permanece comigo até hoje, e nunca vou ler a passagem sem associar com ela os enunciados tranquilos e sinceros daquele eminente homem de Deus ."

4

"Que haja em vós, a mesma mente que havia em Cristo Jesus." (Filipenses 2: 5)

(Nota do tradutor: as versões inglesas trazem "mente" em vez de "sentimento", como nas versões portuguesas. A versão inglesa está mais de acordo com o termo usado no original grego "fronéo", que significa ter a mesma mente, o mesmo parecer, o mesmo pensamento.)

Vocês sabem muito bem que a sede de toda religião verdadeira está na alma, que forma o caráter e guia a conduta pelo poder de um princípio interior da vida espiritual. A verdadeira piedade é, em suma, ser de uma mente correta. Uma questão, no entanto surge sobre o que é realmente uma mente correta, e que tipo de disposição predominante o evangelho requer naqueles que professam nele crer. Isto é respondido pelo apóstolo, onde diz: "Que esta mente esteja em vós, a que também estava em Cristo Jesus".

Então, ele vai mostrar o que era a mente de Cristo. Toda esta passagem merece a sua maior atenção, tanto pela sua verdade doutrinária

5

como pela sua prática, pois mostra de forma muito marcante a íntima conexão entre a verdade e a prática cristãs; e como a verdade é empregada pelos escritores sagrados para impor a prática cristã. As doutrinas mais sublimes de nossa santa religião cristã são práticas em seu desígnio e tendência; não são meras teorias ou acadêmicas, mas todas elas são "a verdade que é de acordo com a piedade". Se há algum mistério de religião que seja grande e elevado acima dos pensamentos dos homens e dos anjos, é sem dúvida, a encarnação do Filho de Deus; e se há algum lugar onde esta importante verdade é clara e magnificamente representada é nesta passagem. Os termos são ao mesmo tempo tão sublimes e majestosos, que é impossível dizer algo mais sublime ou majestoso; o significado é tão nobre e tão bem estabelecido, que nada mais poderoso poderia ser imaginado.

O projeto da passagem é reforçar as frases dos versos precedentes, ou seja, reprimir todas as considerações egoístas de nossos próprios direitos, interesses, dignidade, e no exercício de uma consideração amável e condescendente para o bem-estar dos outros, a fim de renunciar

A Mente de Cristoحيث تعيش القصص. اكتشف الآن