Capítulo 85

2.1K 104 23
                                    

Signos no dia do "juízo final" :

Áries: Após a apresentação dos melhores momentos de sua vida (um filme de ação dos bons), o ariano se defende:
- Sou sincero, porra! Confesso que pequei por precipitação, arranjei brigas e sou impaciente! Só que esse episódio do metrô apresentado no filme não é justo nem fodendo. É verdade que me desentendi com o carinha, mas o senhor reparou que ele estava parado à esquerda da escada rolante? Todo mundo sabe que temos que deixar a merda da esquerda livre para que as pessoas razoáveis, que não tem tempo a perder, possam passar. Que culpa eu tenho se algumas pessoas são lerdas e irritantes? O senhor há de convir comigo: a vida é curta, tudo o que fiz foi me certificar de que não perderia um único segundo.

Touro: Descontente com a poltrona desconfortável e sentindo falta de uma pipoquinha, o taurino sai da sala de vídeo do juízo final e escuta seu julgamento. Teimoso, não espera a conclusão do julgamento e diz:
- Então o Senhor me acusa de ser passivo, guloso, materialista e, além de tudo, teimoso? Ora, que absurdo! Tudo o que fiz foi economizar energia para o que era realmente necessário, isso não é preguiça! O senhor viu o ariano! Ser apressadinho não funciona. E...quando não emprestei aquele livro para a Flavinha, eu não estava negando o livro, estava negando o MEU livro, entende a diferença? Eu teria comprado um para ela, mas aquele era MEU. A minha história é sobre prazer e conforto, o senhor está muito equivocado sobre tudo. E depois de argumentar por cinco horas, ele repete: eu não sou teimoso, viu?!

Gêmeos: Enquanto seus melhores momentos eram exibidos, o geminiano tecia comentários sobre a própria vida com o colega desconhecido da poltrona ao lado - membro do juri e amigão do "cara lá de cima", ele soube depois. Ao final da apresentação, o mesmo foi acusado de fofoqueiro, mentiroso e dispersivo. Calmamente, e com um sorriso maroto nos lábios, o geminiano argumenta:
- E aí, meu parça. Como está o senhor? Conheci seu amigo, o Pedrão, lá na sala de vídeos. Cara bacana! Ele comentou comigo sobre um pequeno atrito entre o seu filho e um tal de Judas. Coisa chata, hein, irmão? Sobre os pequenos incidentes na minha vida, será que a gente não poderia deixar pra lá? O que acha de uma maratona de Star Wars? Eu, você, o Pedrão...de repente a gente toma uma cervejinha. Que achas? Vai ser maneiro!

Câncer: Saudoso, ele chora toda vez que sua mamãezinha querida aparece no vídeo. Ao final da apresentação, é acusado de apegado e chantagista emocional. Magoado, argumenta:
- Como pai, o senhor acha que é justo dizer isso de alguém que fez tudo por amor e pelo bem estar da família? Como o senhor vai encarar seu rosto no espelho depois de mandar uma pessoa como eu para o inferno? O senhor sabe que não se sentirá bem, afinal, um Deus de verdade não faria isso contra alguém que, abnegado, subiu mil degraus de joelho num dia de sol escaldante de 1942 em seu nome. E assim, o canceriano se livra dos castigos e coloca seu juiz no cantinho da disciplina para pensar sobre a vida.

Leão: Ao final da sua exibição de seu longa-metragem, o leonino aplaude e pede mais um. O "chefão", no entanto, não parece muito contente com o resultado da obra e o acusa de egocêntrico e soberbo. Em sua defesa, o leonino manda o seguinte discurso:
- EU não sou egocêntrico. Ao contrário, EU sou uma pessoa muito generosa. Pergunte aos meus súdit... digo, ex-funcionários. Todos eles me serviam com muito prazer. EU estou certo de que fui muito amado por todos. O senhor não viu o meu filme? EU estava maravilhoso. Aposto que isso é inveja.

Virgem: Decepcionado com o seu próprio desempenho - e com o desempenho dos editores dos vídeos, que excluíram da edição detalhes importantíssimos de sua vida - o virginiano já sabe o que o espera antes mesmo do final da exibição. Como ele previa, foi acusado de crítico e implicante. Enquanto estala os dedos compulsivamente, expressando o nervosismo sentido pela exposição de seus erros, argumenta:
- Não tive a intenção de cometer nenhum desses erros. Fui crítico, porque queria que as pessoas fossem melhores do que eram; eu queria ser útil. Analisei tudo meticulosamente, mas não deu. Tenho que analisar tudo novamente para encontrar o erro. Será que posso ter outra chance? Se eu puder tentar novamente, farei tudo perfeitamente. Ah, e se me permite o comentário, gostaria de dizer que a placa da sala foi escrita de forma incorreta. Juízo é com "Z".

•Os Signos 2•Onde as histórias ganham vida. Descobre agora