15. Na Umbanda se sacrifica animais?

4.2K 145 2
                                    


A Umbanda é uma religião que prega essencialmente a harmonia com a natureza e o respeito a vida, portanto, entre seus fundamentos não está o sacrifício de animais. No entanto, não podemos dizer que a Umbanda seja uma religião vegetariana, a exemplo dos Hare Krishna, uma vez que a mesma não faz proselitismo de nenhuma prática alimentar e inclusive não é vedado doutrinariamente o uso de alimentos de origem animal em comidas a serem distribuídas em trabalhos, como por exemplo, creme de galinha ou vatapá.

O vegetarianismo é uma prática que demonstra imenso amor aos animais e denota uma grande qualidade espiritual no momento em que a pessoa deixa de consumir carne para não infligir dor a seres inocentes. A despeito disso, a Umbanda considera mais pura a energia de quem não consome carne animal, a partir do momento em que nas preparações, resguardos ou preceitos (períodos de preparo para iniciações ou em dias de trabalhos espirituais) é vedado o consumo de carne.

Dentro do Candomblé e de tradições de grande influência africana, dentre as quais algumas que são conhecidas popularmente como Umbanda mas se tratam de tradições diferentes, o sacrifício de animais tem um sentido ritualístico e procede de costumes muito antigos, que embora possam ser considerados ultrapassados e cruéis, do ponto de vista religioso, devemos respeitar e evitar julgamentos, que cada um pratique o que for de sua consciência. Já dentro da Umbanda, muitas vezes a inserção de sacrifício é apenas um show à parte para impressionar os incautos ou então puramente a prática de magia negra.

Umbanda Para Não UmbandistaOnde as histórias ganham vida. Descobre agora