Repreensão

1.7K 58 2
                                    

REPREENSÁO. Entretanto, o ensino não basta para crescer. Nós nos perdemos, rebelamos, somos egocêntricos e estamos em negação. Nem todo o estudo é suficiente para curar essas tendências. Então, precisamos de repreensão

reprovação, para sermos confrontados sobre as nossas transgressões. Da mesma forma que um pai precisa confrontar o filho clara e diretamente sobre uma má ação, precisamos ser repreendidos por nossos erros.

A Bíblia tem muitas passagens que realizam essa função. Naturalmente, elas são mais diretas e exortativas do que informativas ou confortadoras. Chamam a nossa atenção e a direcionam para um problema. Por exemplo, a Bíblia reprova a nossa tendência de limitar nosso amor e afeto para com os outros (2Co 6.11-13). Jesus reprova os pecados da presunção e do orgulho (Lc 18.10-14).

De fato, Deus pode usar qualquer parte das Escrituras para nos reprovar quando é preciso, inclusive aquelas que não foram escritas com essa intenção, por causa da obra iluminadora do Espírito Santo (Jo 16.12-15; v. cap. 6 deste livro). Usando uma determinada passagem, o Espírito pode abrir os nossos olhos para uma certa área de nossa vida que seja preocupante e ajudar a nos arrepender e mudar de rumo. Muitas pessoas já passaram pela experiência na qual um versículo conhecido da Bíblia, que simplesmente "veio à mente", as reprovava em relação
problema com o qual estavam lidando.
Durante um período da minha vida, engajei-me em várias atividades religiosas, mas
sem Deus, consultar a sem conta própria,por tudo fazendo estava conscientemente com sua ajuda e força. Era um modo de agir auto-suficiente. Um dia, li João 5.19: "Jesus lhes deu esta resposta: 'Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz". Já tinha lido essa passagem antes, mas dessa vez ela me mostrou o quanto Jesus era dependente, enquanto eu agia como um cavaleiro solitário. O versículo reprovava o meu distanciamento de Deus e me ajudou a mudar isso.

Tenha cuidado, porém, com a forma com que você usa a Bíblia para reprovar. Algumas pessoas foram seriamente feridas pelos "blasfemadores da Bíblia" que usam as exigências de Deus para colocar as pessoas ainda mais sob a lei. Como disse uma vez um professor que tive no seminário: "É fácil pregar a lei; difícil é pregar a graça". Use a Palavra gentil e fielmente, no momento apropriado e na medida certa. Ao mesmo tempo, às vezes, a reprovação é necessária. Já vi muitos processos de crescimento darem errado porque alguém teve medo de reprovar a pessoa por causa de suas próprias ansiedades. Seja brando e verdadeiro.

Crescimento EspiritualWhere stories live. Discover now