09 - Cinzas, parte 2

5K 606 16
                                    



Depois do banho tomado e devidamente vestida com uma camisola que ia até meus pés, deitei na cama, deixando o celular em cima do criado-mudo e fitando o papel das aulas. Não fazia ideia de quais deveria escolher.

Merry deitou-se ao meu lado na cama e me encarou:

— Dúvidas?

— Tem muitas opções de aulas aqui...

— Você determina tudo, Claire. Você poderá frequentar as aulas no mínimo três dias e no máximo seis, você poderá escolher quantas horas ficará em cada aula. Por exemplo, todas as aulas em Marte são de 4h, mas você poderá ficar no mínimo 30 minutos, e no máximo 3h. Ao todo você tem que frequentar o mínimo de 3h de aulas em geral e o máximo de 6h.

— Por que são 4h de aula, se o máximo que posso ficar são 3h?

— Porque ninguém fica desde o começo da aula. Um professor, Loren, por exemplo, dá 4h de aula, mas os alunos estão sempre saindo e entrando silenciosamente da sala. Na última hora a sala continua cheia, mas com alunos diferentes.

— E as provas? Como posso fazer a mesma prova de, sei lá, História de Marte, sendo que eu fico 1h nas aulas e o aluno em questão 3h?

— As provas são administradas conforme o tempo que você passa em cada aula. Nenhuma prova é igual à outra, porque ninguém é igual ao outro. Não forçamos ninguém aprender, naturalmente você aprenderá. Não existe reprovados em Marte, porque não trabalhamos com esse sistema. Ninguém pode ser reprovado, todos têm a média que merece. Nunca sendo comparado com outro.

— Então eu tenho que estudar obrigatoriamente 9h por semana? — Merry assentiu sorrindo. — E eu demoraria mais para me formar, não é?

— Como você é uma Renascida, tem que estudar, no mínimo, uma aula de coisas específicas de Marte, mas rapidamente você poderá começar a fazer os dois, estudar, sei lá, História de Marte, e matérias do curso de direito, caso essa seja sua escolha.

Ela me olhou com cuidado, ao perceber que eu estava acompanhando o que dizia, continuou:

— Para os Nascidos, é mais fácil, nascemos aqui, então sabemos muito de Marte, mas ainda assim temos que estudar as coisas específicas, mas, desde pequenos, a maioria de nós já sabe o que quer fazer. Sendo dessa forma, fazemos simultaneamente as duas coisas: aulas que são consideradas de colegial e de faculdade.

— E quando uma pessoa é considerada formada, tanto no "colegial" quanto na "faculdade"? — questionei.

— Há um tempo limite de horas e provas feitas para a formação, porém, se você quiser, você poderá continuar estudando ou poderá dar aulas, como preferir. As aulas são todas muito boas e sempre aprendemos algo nelas, mesmo em química iniciante quanto avançada.

— Eu não preciso estudar por toda a minha vida para ter chance de um futuro bom?

— Não, Claire. O "futuro bom" em Marte é o agora. Não somos capitalistas, você não estuda e trabalha para ter dinheiro, mas estuda para ter conhecimento e trabalha por vontade própria, vivendo de seus sonhos, sem ter medo se será ou não recompensado financeiramente. Qualquer profissão que você escolha, você ajudará em algo em Marte, assim você paga tudo o que consome. Não há discriminação entre as profissões.

— Eu posso ser qualquer coisa que eu quiser?

— Sim, tudo o que você quiser ser será respeitado. Nenhuma profissão é considerada inútil.

Sorri para Merry e fitei o papel em minhas mãos, ele continha uma relação de mais de dez possíveis aulas, a maioria delas era "astro-alguma-coisa".


Biologia Molecular*

Cosmologia*

Física Quântica*

História de Marte (evolução da espécie) *

Química de Marte (do solo ao céu) *

* Obrigatórias por no mínimo 30 minutos.

Opcionais ao longo do tempo:

Astrobiologia

Astrofísica

Astrologia

Astronomia

Ciência Básica (planeta Terra)

História de Marte (tempos atuais, tecnologia e suas virtudes)

Geografia

Língua Marciana

Matemática

Metafisica

— Amanhã eu quero assistir logo as obrigatórias. — disse.

— Ótimo, você pode assistir 30 minutos de cada e em 2h30 não ter mais aulas obrigatórias.

— Eu tenho que decidir antes quanto tempo ficarei na aula?

— Não, normalmente os alunos decidem ficar o mínimo do tempo, mas acabam ficando mais.

Assenti cansada. Merry saiu da minha cama, tirando o papel da minha mão e fechando as cortinas, logo o quarto escureceu, ficando daquele tom meio sépia.

A EstranhaOnde as histórias ganham vida. Descobre agora