EXU

8K 197 12
                                    

 Laroyê! 

Exu é o mais sutil e o mais astuto de todos os orixás.Ele aproveita-se de suas qualidades para provocar mal-entendidos e discussõesentre as pessoas ou para preparar-lhes armadilhas.Ele pode fazer coisas extraordinárias como, por exemplo,carregar, numa peneira, o óleo que comprou no mercado,sem que este óleo se derrame desse estranho recipiente!Exu pode ter matado um pássaro ontem, com uma pedra que jogou hoje!Se zanga-se, ele sapateia uma pedra na floresta, e esta pedra põe-se a sangrar!Sua cabeça é pontuda e afiada como a lâmina de uma faca.Ele nada pode transportar sobre ela.Exu pode também ser muito malvado, se as pessoa se esquecem de homenageá-lo.É necessário, pois, fazer sempre oferendas a Exu, antes de qualquer outro orixá.A segunda-feira é o dia da semana que lhe é consagrado.É bom fazer-lhe oferendas neste dia,de farofa, azeite de dendê, cachaça e um galo preto.Certa vez, dois amigos de infância, que jamais discutiam,esqueceram-se, numa segunda-feira, de fazer-lhe as oferendas devidas. Forampara o campo trabalhar, cada um na sua roça.As terras eram vizinhas, separadas apenas por um estreito canteiro.Exu, zangado pela negligência dos dois amigos,decidiu preparar-lhes um golpe à sua maneira.Ele colocou sobre a cabeça um boné pontudoque era branco do lado direito e vermelho do lado esquerdo.Depois, seguiu o canteiro, chegando à altura dos dois trabalhadores amigos e,muito educadamente, cumprimentou -os:"Bom trabalho, meus amigos!"Estes, gentilmente, responderam-lhe:"Bom passeio, nobre estrangeiro!"Assim que Exu afastou-se, o homem que trabalhava no campo à direita, faloupara o seu companheiro:"Quem pode ser este personagem de boné branco?""Seu chapéu era vermelho", respondeu o homem do campo à esquerda."Não, ele era branco, de um branco de alabastro, o mais belo branco que existe! ""Ele era vermelho, um vermelho escarlate, de fulgor insustentável!""Ele era branco, tratas-me de mentiroso?""Ele era vermelho, ou pensas que sou cego?"   

"Não, ele era branco, de um branco de alabastro, o mais belo branco que existe! ""Ele era vermelho, um vermelho escarlate, de fulgor insustentável!""Ele era branco, tratas-me de mentiroso?""Ele era vermelho, ou pensas que sou cego?"   

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

  Cada um dos amigos tinha razão e estava furioso da desconfiança do outro.Irritados, eles agarraram-se e começaram a bater-seaté matarem-se a golpes de enxada.Exu estava vingado!Isto não teria acontecido se as oferendas a Exu nãotivessem sido negligenciadas.Pois Exu pode ser o mais benevolente dos orixásse é tratado com consideração e generosidade.Há uma maneira hábil de obter um favor de Exu.É preparar-lhe um golpe mais astuto que-aqueles que ele mesmo prepara.Conta-se que Aluman estava desesperado com uma grande seca. Seuscampos estavam áridos, a chuva não caía.As rãs choravam de tanta sede e os riosestavam cobertos de folhas mortas, caídas das árvores. Nenhumorixá invocado escutou suas queixas e gemidos.Aluman decidiu, então, oferecer a Exu grandes pedaços de carne de bode. Exucomeu com apetite desta excelente oferenda.Só que Aluman havia temperado a carne com um molho muito apimentado. Exuteve sede.Uma sede tão grande que toda a água de todas as jarras que ele tinha em casa,e que tinham, em suas casas, os vizinhos,não foi suficiente para matar sua sede!Exu foi à torneira da chuva e abriu-a sem pena.A chuva caiu.Ela caiu de dia, ela caiu de noite.Ela caiu no dia seguinte e no dia de depois, sem parar. Oscampos de Aluman tomaram-se verdes.Todos os vizinhos de Aluman cantaram sua glória:"Joro, jara, joro Aluman,Dono dos dendezeiros, cujos cachos são abundantes! Joro,jara, joro Aluman,Dono dos campos de milho, cujas espigas são pesadas! Joro,jara, joro Aluman,Dono dos campos de feijão, inhame e mandioca! Joro,jara, joro Aluman! "E as rãzinhas gargarejavam e coaxavam,e o rio corria velozmente para não transbordar! Aluman,reconhecido, ofereceu a Exu carne de bode com o temperono ponto certo da pimenta.Havia chovido bastante. Mais, seria desastroso!Pois, em todas as coisa, o demais é inimigo do bom.   

Lendas Africanas dos OrixásOnde histórias criam vida. Descubra agora