Capítulo 3

437 19 1
                                    


  O primeiro acontecimento de importância na família, quando Fanny tinha cerca de quinze anos,foi a morte de Mr. Norris, fato que por força devia trazer alterações e novidades. Mrs. Norris ao deixaro Presbitério mudou-se de início para o Park, passando, em seguida, para uma pequena casapertencente a Sir Thomas, na vila, e consolou-se da perda do marido com a convicção de que poderiamuito bem viver sem ele; e para contrabalançar a redução de sua renda, empenhou-se cada vez mais emdiminuir as despesas e viver na mais estrita economia. 

 A paróquia deveria, dali em diante, passar para Edmund; se o tio houvesse falecido alguns anosantes, ela teria sido entre a algum de seus amigos que a conservaria até que Edmund atingisse idadesuficiente para ordenar-se. Mas as extravagâncias de Tom haviam sido, antes disso, tão grandes que foinecessário dispor de outra maneira do dote destinado à futura ordenação, e o irmão mais jovem teve depagar pelos prazeres do mais velho. 

— Envergonho-me por você, Tom, disse Sir Thomas com a maior dignidade. Envergonho-mepela medida que sou forçado a tomar e só desejo que na ocasião possa lamentar seus sentimentos deirmão. Você roubou Edmund dez, vinte, trinta anos, ou, talvez para toda vida, de mais da metade darenda a que ele tinha direito. Doravante depende de mim, ou de você (assim o espero) conseguir paraele melhor situação; e é preciso não esquecer que tudo o que pudermos fazer por ele não será demais,comparado com certas vantagens de que agora é obrigado a desistir por culpa de suas dívidas.

  Tom o ouviu com alguma vergonha e tristeza; mas tão logo pôde escapar-se, refletiu com omaior egoísmo, primeiro, que não tinha nem a metade das dívidas que tinham alguns de seus amigos;segundo, que seu pai tinha feito o caso muito pior do que era; e terceiro, que o futuro encarregado daparóquia, quem quer que fosse, com toda a probabilidade, morreria logo .


 Com a morte de Mr. Norris a designação recaiu sobre um tal Dr. Grant, que, conseqüentementeveio residir em Mansfield; e, sendo como era um homem vigoroso, de quarenta e cinco anos de idade,veio, sem dúvida, atrapalhar os cálculos de Mr. Bertram. Mas, "qual, era um camarada de pescoço curto,apoplético, e que, levando muito a sério os encargos da paróquia, dentro de pouco tempo daria cabo desi." 

Era casado com uma mulher quinze anos mais jovem do que ele e não tinha filhos; ao virempara a vizinhança trouxeram a reputação de muito respeitáveis e cordiais.

  Por esse tempo Sir Thomas estava certo de que sua cunhada iria reclamar os seus direitos sobre asobrinha; a mudança de situação de Mrs. Norris e a idade atual de Fanny, pareciam, não só abolirqualquer antiga objeção de viverem juntas, mas, até, indicar que essa seria a medida mais acertada. Ecomo a sua própria situação já não estava tão boa quanto antes, em vista das recentes perdas que havia   sofrido em suas propriedades de West Índia, além das extravagâncias do filho mais velho, era para elemuito a desejar ver-se livre das despesas de manutenção da sobrinha e da obrigação de as prover nofuturo. Na certeza de que tal coisa deveria se dar, falou com a mulher sobre a sua probabilidade e comoFanny estivesse presente na ocasião, ela virou-se calmamente para a sobrinha e disse: "Quer dizer,Fanny, que você vai nos deixar para viver com minha irmã? Que acha disso?" 

Fanny ficou tão surpreendida que não pôde senão repetir as palavras da tia, — Vou deixá-los?

 — Sim, querida; por que está tão admirada? Você morou cinco anos conosco e minha irmãsempre pensou em levá-la depois que Mr. Norris morresse. Mas você virá nos ver sempre que quiser.

  A notícia foi para Fanny tão desagradável quanto inesperada. A tia Norris nunca lhe tinha feitoum agrado e não lhe podia querer bem.

 — Terei muita pena de ir, disse ela com voz trêmula. 

Mansfield Park - Jane AustenTahanan ng mga kuwento. Tumuklas ngayon